Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15610
Resumo: A presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, com professores de ensino fundamental e médio, durante os quais o procedimento de desenhos-estórias com tema foi utilizado como mediador dialógico. Narrativas psicanalíticas destes encontros permitiram uma elaboração compreensiva das comunicações obtidas, a partir da qual são destacados campos inconscientes organizadores do imaginário: o abandono, a mentira, o estranho e a psicopatologia. O abandono insere-se numa rede que encontra, nas questões da entrega da criança para adoção e nas experiências de desamparo e rejeição, outros nós significativos. A mentira liga-se às condutas de ocultação da história de adoção e das verdades da família. O estranho aparece projetado na adoção como forma de debruçarse sobre o desconhecido, possivelmente em consonância com dimensões temidas de self. Por fim, o último campo aponta para o fenômeno da criação de teorias psicopatológicas, pelas quais fragilidades emocionais insuperáveis são atribuídas às crianças adotivas. Tais constatações fazem-nos questionar eticamente as práticas sociais atualmente prevalentes frente à criança adotiva.
id PCAM_1a7cb3a74ff369b4b10d04bf178c070f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15610
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Ferreira-teixeira, Marcela CasacioPontifícia Universidade Católica de CampinasVaisberg, Tania Maria Jose Aiello2022-02-16T18:39:06Z2022-02-16T18:39:06Z2006-02-03http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156103490289318146758A presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, com professores de ensino fundamental e médio, durante os quais o procedimento de desenhos-estórias com tema foi utilizado como mediador dialógico. Narrativas psicanalíticas destes encontros permitiram uma elaboração compreensiva das comunicações obtidas, a partir da qual são destacados campos inconscientes organizadores do imaginário: o abandono, a mentira, o estranho e a psicopatologia. O abandono insere-se numa rede que encontra, nas questões da entrega da criança para adoção e nas experiências de desamparo e rejeição, outros nós significativos. A mentira liga-se às condutas de ocultação da história de adoção e das verdades da família. O estranho aparece projetado na adoção como forma de debruçarse sobre o desconhecido, possivelmente em consonância com dimensões temidas de self. Por fim, o último campo aponta para o fenômeno da criação de teorias psicopatológicas, pelas quais fragilidades emocionais insuperáveis são atribuídas às crianças adotivas. Tais constatações fazem-nos questionar eticamente as práticas sociais atualmente prevalentes frente à criança adotiva.The present investigation takes part in a group of psychoanalytical researches on the social imaginary, focusing on the problems regarding adoption. Articulation happens around fieldwork constituted by individual encounters, with teachers of elementary and high school education, during which the procedure of picture story with a topic was used as a dialogic mediator. Psychoanalytical narratives from these encounters allowed a comprehensive elaboration of the communications obtained, from which are distinguished unconscious fields organizers of the imaginary: abandonment, lies, the uncanny and the psychopathology. Abandonment is inserted in a net that finds, in the issues of delivery of the child for adoption and in the experiences of helplessness and rejection, other significant knots. Lies are connected to the conducts of hiding the story of the adoption and the family truths. The uncanny seems to be projected in the adoption as a form of leaning over the unknown, possibly in consonance to the dimensions feared of self. At last, the last campo points to the phenomenon of creation of psychopathological theories, through which insuperable emotional frailties are attributed to the adopted children. Such verifications make us question ethically the current social practices prevalent regarding the adopted child.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasadoçãopsicanáliseprofessoresimaginário socialWinnicottadoptionpsychoanalysisteacherssocial imaginaryWinnicottEncontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanáliseFinding the adoptive child: a tour through the collective imaginary of teachers in the light of psychoanalysisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4670585523085617Terzis, AntoniosMachado, Maria Christina LousadaPereira, Mario Eduardo CostaCury, Vera Engler7646699220044786351555875017802219118551190641393414308343809480CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Marcela_CF.pdfccv_ppgpsico_dr_Marcela_CF.pdfapplication/pdf703823http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15610/1/ccv_ppgpsico_dr_Marcela_CF.pdf157272767891ee86addf5c3e77015f9aMD51123456789/156102022-09-02 11:36:54.304oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15610Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Finding the adoptive child: a tour through the collective imaginary of teachers in the light of psychoanalysis
title Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
spellingShingle Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
adoção
psicanálise
professores
imaginário social
Winnicott
adoption
psychoanalysis
teachers
social imaginary
Winnicott
title_short Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
title_full Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
title_fullStr Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
title_full_unstemmed Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
title_sort Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
author Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
author_facet Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
contributor_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
dc.subject.por.fl_str_mv adoção
psicanálise
professores
imaginário social
Winnicott
adoption
psychoanalysis
teachers
social imaginary
Winnicott
topic adoção
psicanálise
professores
imaginário social
Winnicott
adoption
psychoanalysis
teachers
social imaginary
Winnicott
description A presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, com professores de ensino fundamental e médio, durante os quais o procedimento de desenhos-estórias com tema foi utilizado como mediador dialógico. Narrativas psicanalíticas destes encontros permitiram uma elaboração compreensiva das comunicações obtidas, a partir da qual são destacados campos inconscientes organizadores do imaginário: o abandono, a mentira, o estranho e a psicopatologia. O abandono insere-se numa rede que encontra, nas questões da entrega da criança para adoção e nas experiências de desamparo e rejeição, outros nós significativos. A mentira liga-se às condutas de ocultação da história de adoção e das verdades da família. O estranho aparece projetado na adoção como forma de debruçarse sobre o desconhecido, possivelmente em consonância com dimensões temidas de self. Por fim, o último campo aponta para o fenômeno da criação de teorias psicopatológicas, pelas quais fragilidades emocionais insuperáveis são atribuídas às crianças adotivas. Tais constatações fazem-nos questionar eticamente as práticas sociais atualmente prevalentes frente à criança adotiva.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15610
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3490289318146758
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15610
identifier_str_mv 3490289318146758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15610/1/ccv_ppgpsico_dr_Marcela_CF.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 157272767891ee86addf5c3e77015f9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790721507753984