Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15610
Resumo: A presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, com professores de ensino fundamental e médio, durante os quais o procedimento de desenhos-estórias com tema foi utilizado como mediador dialógico. Narrativas psicanalíticas destes encontros permitiram uma elaboração compreensiva das comunicações obtidas, a partir da qual são destacados campos inconscientes organizadores do imaginário: o abandono, a mentira, o estranho e a psicopatologia. O abandono insere-se numa rede que encontra, nas questões da entrega da criança para adoção e nas experiências de desamparo e rejeição, outros nós significativos. A mentira liga-se às condutas de ocultação da história de adoção e das verdades da família. O estranho aparece projetado na adoção como forma de debruçarse sobre o desconhecido, possivelmente em consonância com dimensões temidas de self. Por fim, o último campo aponta para o fenômeno da criação de teorias psicopatológicas, pelas quais fragilidades emocionais insuperáveis são atribuídas às crianças adotivas. Tais constatações fazem-nos questionar eticamente as práticas sociais atualmente prevalentes frente à criança adotiva.
id PUC_CAMP-5_1a7cb3a74ff369b4b10d04bf178c070f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15610
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanáliseFinding the adoptive child: a tour through the collective imaginary of teachers in the light of psychoanalysisadoçãopsicanáliseprofessoresimaginário socialWinnicottadoptionpsychoanalysisteacherssocial imaginaryWinnicottA presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, com professores de ensino fundamental e médio, durante os quais o procedimento de desenhos-estórias com tema foi utilizado como mediador dialógico. Narrativas psicanalíticas destes encontros permitiram uma elaboração compreensiva das comunicações obtidas, a partir da qual são destacados campos inconscientes organizadores do imaginário: o abandono, a mentira, o estranho e a psicopatologia. O abandono insere-se numa rede que encontra, nas questões da entrega da criança para adoção e nas experiências de desamparo e rejeição, outros nós significativos. A mentira liga-se às condutas de ocultação da história de adoção e das verdades da família. O estranho aparece projetado na adoção como forma de debruçarse sobre o desconhecido, possivelmente em consonância com dimensões temidas de self. Por fim, o último campo aponta para o fenômeno da criação de teorias psicopatológicas, pelas quais fragilidades emocionais insuperáveis são atribuídas às crianças adotivas. Tais constatações fazem-nos questionar eticamente as práticas sociais atualmente prevalentes frente à criança adotiva.The present investigation takes part in a group of psychoanalytical researches on the social imaginary, focusing on the problems regarding adoption. Articulation happens around fieldwork constituted by individual encounters, with teachers of elementary and high school education, during which the procedure of picture story with a topic was used as a dialogic mediator. Psychoanalytical narratives from these encounters allowed a comprehensive elaboration of the communications obtained, from which are distinguished unconscious fields organizers of the imaginary: abandonment, lies, the uncanny and the psychopathology. Abandonment is inserted in a net that finds, in the issues of delivery of the child for adoption and in the experiences of helplessness and rejection, other significant knots. Lies are connected to the conducts of hiding the story of the adoption and the family truths. The uncanny seems to be projected in the adoption as a form of leaning over the unknown, possibly in consonance to the dimensions feared of self. At last, the last campo points to the phenomenon of creation of psychopathological theories, through which insuperable emotional frailties are attributed to the adopted children. Such verifications make us question ethically the current social practices prevalent regarding the adopted child.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasPUC-CampinasVaisberg, Tania Maria Jose AielloPontifícia Universidade Católica de CampinasFerreira-teixeira, Marcela Casacio2022-02-16T18:39:06Z2022-02-16T18:39:06Z2006-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156103490289318146758porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:54Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15610Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:54Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
Finding the adoptive child: a tour through the collective imaginary of teachers in the light of psychoanalysis
title Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
spellingShingle Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
adoção
psicanálise
professores
imaginário social
Winnicott
adoption
psychoanalysis
teachers
social imaginary
Winnicott
title_short Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
title_full Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
title_fullStr Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
title_full_unstemmed Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
title_sort Encontrando a criança adotiva: um passeio pelo imaginário coletivo de professores à luz da psicanálise
author Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
author_facet Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira-teixeira, Marcela Casacio
dc.subject.por.fl_str_mv adoção
psicanálise
professores
imaginário social
Winnicott
adoption
psychoanalysis
teachers
social imaginary
Winnicott
topic adoção
psicanálise
professores
imaginário social
Winnicott
adoption
psychoanalysis
teachers
social imaginary
Winnicott
description A presente investigação insere-se num conjunto de pesquisas psicanalíticas sobre o imaginário social, focalizando a problemática da adoção. Articula-se ao redor de trabalho de campo constituído por encontros individuais, com professores de ensino fundamental e médio, durante os quais o procedimento de desenhos-estórias com tema foi utilizado como mediador dialógico. Narrativas psicanalíticas destes encontros permitiram uma elaboração compreensiva das comunicações obtidas, a partir da qual são destacados campos inconscientes organizadores do imaginário: o abandono, a mentira, o estranho e a psicopatologia. O abandono insere-se numa rede que encontra, nas questões da entrega da criança para adoção e nas experiências de desamparo e rejeição, outros nós significativos. A mentira liga-se às condutas de ocultação da história de adoção e das verdades da família. O estranho aparece projetado na adoção como forma de debruçarse sobre o desconhecido, possivelmente em consonância com dimensões temidas de self. Por fim, o último campo aponta para o fenômeno da criação de teorias psicopatológicas, pelas quais fragilidades emocionais insuperáveis são atribuídas às crianças adotivas. Tais constatações fazem-nos questionar eticamente as práticas sociais atualmente prevalentes frente à criança adotiva.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-03
2022-02-16T18:39:06Z
2022-02-16T18:39:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15610
3490289318146758
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15610
identifier_str_mv 3490289318146758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415785595502592