Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15430
Resumo: O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda Soares, Maria do Rosário Mortatti, Cecília Goulart, Ana Luiza Smolka (língua portuguesa) e na abordagem da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotski. Dentro da temática da formação docente, o problema de pesquisa visou investigar como a participação prolongada e sistemática em práticas pedagógicas diretamente ligadas à alfabetização pode afetar a formação inicial do professor alfabetizador, diminuindo o choque de realidade e aprimorando a capacidade de mediação docente. O objetivo geral da pesquisa está em analisar as contribuições e os desafios do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial do professor alfabetizador. Fazem parte dos objetivos específicos da pesquisa (i) colocar em destaque a complexidade do processo de alfabetização e da formação de profissionais que a ele se dediquem (ii) conhecer a estrutura e a dimensão do Pibid no cenário nacional, (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. Os dados da pesquisa bibliográfica foram capturados nos bancos de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a análise documental foram focalizados os Editais Pibid de 2007 a 2013, relatórios de atividades e também blogs mantidos pelas Instituições de Ensino Superior participantes do Pibid para divulgação das atividades nele promovidas. Dos resultados obtidos destacam-se (a) as potencialidades do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente, propiciando a imersão antecipada do licenciando na cultura escolar e em contato direto com os alunos e o objeto do conhecimento específico de sua atuação; (b) a escassez de investigações sobre o Pibid no Ensino Fundamental I e especialmente na alfabetização, (c) a pluralidade e prevalência de atividades realizadas pelos licenciandos que não estão ligadas diretamente à alfabetização e, (d) a participação discreta dos professores da rede pública de ensino nas atividades desenvolvidas pelos licenciandos. A necessidade de refletir sobre as especificidades do Pibid quando se trata de promover vivências significativas na formação do futuro professor alfabetizador se justifica quando (i) se considera a alfabetização como um ponto historicamente crítico na educação brasileira (ii) um processo de intensa complexidade e (iii) as conhecidas dificuldades dos professores recém-formados durante o início da docência (choque de realidade). Os resultados apontam potencialidades e também desafios a serem enfrentados para o aprimoramento da condição inovadora que o Pibid representa para a formação inicial de professores brasileiros.
id PCAM_4cbaaf96dfb6f761cac1c8477218d880
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15430
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Fernandes, Eliane de Godoi TeixeiraPontifícia Universidade Católica de CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da2022-02-16T18:14:26Z2022-02-16T18:14:26Z2015-02-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154303937770897917991O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda Soares, Maria do Rosário Mortatti, Cecília Goulart, Ana Luiza Smolka (língua portuguesa) e na abordagem da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotski. Dentro da temática da formação docente, o problema de pesquisa visou investigar como a participação prolongada e sistemática em práticas pedagógicas diretamente ligadas à alfabetização pode afetar a formação inicial do professor alfabetizador, diminuindo o choque de realidade e aprimorando a capacidade de mediação docente. O objetivo geral da pesquisa está em analisar as contribuições e os desafios do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial do professor alfabetizador. Fazem parte dos objetivos específicos da pesquisa (i) colocar em destaque a complexidade do processo de alfabetização e da formação de profissionais que a ele se dediquem (ii) conhecer a estrutura e a dimensão do Pibid no cenário nacional, (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. Os dados da pesquisa bibliográfica foram capturados nos bancos de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a análise documental foram focalizados os Editais Pibid de 2007 a 2013, relatórios de atividades e também blogs mantidos pelas Instituições de Ensino Superior participantes do Pibid para divulgação das atividades nele promovidas. Dos resultados obtidos destacam-se (a) as potencialidades do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente, propiciando a imersão antecipada do licenciando na cultura escolar e em contato direto com os alunos e o objeto do conhecimento específico de sua atuação; (b) a escassez de investigações sobre o Pibid no Ensino Fundamental I e especialmente na alfabetização, (c) a pluralidade e prevalência de atividades realizadas pelos licenciandos que não estão ligadas diretamente à alfabetização e, (d) a participação discreta dos professores da rede pública de ensino nas atividades desenvolvidas pelos licenciandos. A necessidade de refletir sobre as especificidades do Pibid quando se trata de promover vivências significativas na formação do futuro professor alfabetizador se justifica quando (i) se considera a alfabetização como um ponto historicamente crítico na educação brasileira (ii) um processo de intensa complexidade e (iii) as conhecidas dificuldades dos professores recém-formados durante o início da docência (choque de realidade). Os resultados apontam potencialidades e também desafios a serem enfrentados para o aprimoramento da condição inovadora que o Pibid representa para a formação inicial de professores brasileiros.This work presents results of the bibliographic research and document analysis of qualitative approach, based mainly on the concepts of alphabetization and literacy discussed by Magda Soares, Maria do Rosario Mortatti, Cecília Goulart, Ana Luiza Smolka (Portuguese) and on the approach of Historical-Cultural Theory of Lev Vygotsky. Within the theme of teacher training, the research aimed to investigate how prolonged and systematic participation in pedagogical practices directly related to literacy can affect the initial literacy teacher education, reducing the reality shock and improving teaching mediation capacity. The overall goal of the research is to analyze the contributions and challenges of the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) for literacy teacher education. The specific objectives of this research are (i) to put the spotlight on the complexity of the literacy process and the training of professionals who are dedicated to it (ii) to know the structure of Pibid and its dimension in a national level, (iii) to analyze the activities proposed and developed in PIBID - Literacy Sub projects for the literacy teacher s training, identifying its potential and limits. Data from the bibliographic research were collected in the Bank of Thesis and Dissertations from CAPES and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. For the document analysis we analyzed PIBID notices from the period of 2007 to 2013, activity reports and also blogs, maintained by Higher Education Institutions participants of Pibid, for promoting the activities developed by them. From the results we highlight (a) the potential of Pibid as a privileged space for teacher training, providing early immersion of the student teachers in the school culture and direct contact with the students and the specific objects of knowledge; (b) the lack of research on Pibid in elementary school and specially on literacy, (c) the diversity and prevalence of activities, carried out by undergraduates, which are not directly linked to literacy and (d) the discrete participation of public school teachers in these activities. The need to reflect on the specificities of Pibid when it comes to promoting significant experiences in the training of future teachers literacy is justified when we consider (i) literacy as a historically critical point in Brazilian education (ii) a process of intense complexity and (iii) the known difficulties of newly trained teachers during the early teaching (reality shock). The results show potentialities and also challenges to be addressed to improve the innovative condition that Pibid is for the initial formation of Brazilian teachers.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UnespporPUC-Campinasformação docente inicialalfabetização e letramentoprogramas de formação docentePibidrelação universidade-escolainitial teacher educationalphabetization and literacyprograms of teacher educationPibidrelationship university-schoolAlfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibidinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5277455644761315Marim, VlademirPrado, Guilherme do Val Toledo86183466533724770440747965664499CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_ElIane_GTF.pdfcchsa_ppgedu_me_ElIane_GTF.pdfapplication/pdf1455051http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15430/1/cchsa_ppgedu_me_ElIane_GTF.pdfe55f124d0a2246229171f2551c0ab615MD51123456789/154302022-09-02 11:36:24.522oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
title Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
spellingShingle Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
formação docente inicial
alfabetização e letramento
programas de formação docente
Pibid
relação universidade-escola
initial teacher education
alphabetization and literacy
programs of teacher education
Pibid
relationship university-school
title_short Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
title_full Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
title_fullStr Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
title_full_unstemmed Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
title_sort Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
author Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
author_facet Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Eliane de Godoi Teixeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
contributor_str_mv Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente inicial
alfabetização e letramento
programas de formação docente
Pibid
relação universidade-escola
initial teacher education
alphabetization and literacy
programs of teacher education
Pibid
relationship university-school
topic formação docente inicial
alfabetização e letramento
programas de formação docente
Pibid
relação universidade-escola
initial teacher education
alphabetization and literacy
programs of teacher education
Pibid
relationship university-school
description O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda Soares, Maria do Rosário Mortatti, Cecília Goulart, Ana Luiza Smolka (língua portuguesa) e na abordagem da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotski. Dentro da temática da formação docente, o problema de pesquisa visou investigar como a participação prolongada e sistemática em práticas pedagógicas diretamente ligadas à alfabetização pode afetar a formação inicial do professor alfabetizador, diminuindo o choque de realidade e aprimorando a capacidade de mediação docente. O objetivo geral da pesquisa está em analisar as contribuições e os desafios do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial do professor alfabetizador. Fazem parte dos objetivos específicos da pesquisa (i) colocar em destaque a complexidade do processo de alfabetização e da formação de profissionais que a ele se dediquem (ii) conhecer a estrutura e a dimensão do Pibid no cenário nacional, (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. Os dados da pesquisa bibliográfica foram capturados nos bancos de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a análise documental foram focalizados os Editais Pibid de 2007 a 2013, relatórios de atividades e também blogs mantidos pelas Instituições de Ensino Superior participantes do Pibid para divulgação das atividades nele promovidas. Dos resultados obtidos destacam-se (a) as potencialidades do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente, propiciando a imersão antecipada do licenciando na cultura escolar e em contato direto com os alunos e o objeto do conhecimento específico de sua atuação; (b) a escassez de investigações sobre o Pibid no Ensino Fundamental I e especialmente na alfabetização, (c) a pluralidade e prevalência de atividades realizadas pelos licenciandos que não estão ligadas diretamente à alfabetização e, (d) a participação discreta dos professores da rede pública de ensino nas atividades desenvolvidas pelos licenciandos. A necessidade de refletir sobre as especificidades do Pibid quando se trata de promover vivências significativas na formação do futuro professor alfabetizador se justifica quando (i) se considera a alfabetização como um ponto historicamente crítico na educação brasileira (ii) um processo de intensa complexidade e (iii) as conhecidas dificuldades dos professores recém-formados durante o início da docência (choque de realidade). Os resultados apontam potencialidades e também desafios a serem enfrentados para o aprimoramento da condição inovadora que o Pibid representa para a formação inicial de professores brasileiros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15430
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3937770897917991
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15430
identifier_str_mv 3937770897917991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15430/1/cchsa_ppgedu_me_ElIane_GTF.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e55f124d0a2246229171f2551c0ab615
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790720459177984