Alfabetização, letramento e a formação do professor-alfabetizador: possibilidades apresentadas pelo Pibid
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15430 |
Resumo: | O trabalho apresenta resultados de pesquisa bibliográfica e análise documental de abordagem qualitativa, fundamentada principalmente nos conceitos de alfabetização e letramento trabalhados por Magda Soares, Maria do Rosário Mortatti, Cecília Goulart, Ana Luiza Smolka (língua portuguesa) e na abordagem da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vigotski. Dentro da temática da formação docente, o problema de pesquisa visou investigar como a participação prolongada e sistemática em práticas pedagógicas diretamente ligadas à alfabetização pode afetar a formação inicial do professor alfabetizador, diminuindo o choque de realidade e aprimorando a capacidade de mediação docente. O objetivo geral da pesquisa está em analisar as contribuições e os desafios do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial do professor alfabetizador. Fazem parte dos objetivos específicos da pesquisa (i) colocar em destaque a complexidade do processo de alfabetização e da formação de profissionais que a ele se dediquem (ii) conhecer a estrutura e a dimensão do Pibid no cenário nacional, (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. Os dados da pesquisa bibliográfica foram capturados nos bancos de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a análise documental foram focalizados os Editais Pibid de 2007 a 2013, relatórios de atividades e também blogs mantidos pelas Instituições de Ensino Superior participantes do Pibid para divulgação das atividades nele promovidas. Dos resultados obtidos destacam-se (a) as potencialidades do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente, propiciando a imersão antecipada do licenciando na cultura escolar e em contato direto com os alunos e o objeto do conhecimento específico de sua atuação; (b) a escassez de investigações sobre o Pibid no Ensino Fundamental I e especialmente na alfabetização, (c) a pluralidade e prevalência de atividades realizadas pelos licenciandos que não estão ligadas diretamente à alfabetização e, (d) a participação discreta dos professores da rede pública de ensino nas atividades desenvolvidas pelos licenciandos. A necessidade de refletir sobre as especificidades do Pibid quando se trata de promover vivências significativas na formação do futuro professor alfabetizador se justifica quando (i) se considera a alfabetização como um ponto historicamente crítico na educação brasileira (ii) um processo de intensa complexidade e (iii) as conhecidas dificuldades dos professores recém-formados durante o início da docência (choque de realidade). Os resultados apontam potencialidades e também desafios a serem enfrentados para o aprimoramento da condição inovadora que o Pibid representa para a formação inicial de professores brasileiros. |
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Dentro da temática da formação docente, o problema de pesquisa visou investigar como a participação prolongada e sistemática em práticas pedagógicas diretamente ligadas à alfabetização pode afetar a formação inicial do professor alfabetizador, diminuindo o choque de realidade e aprimorando a capacidade de mediação docente. O objetivo geral da pesquisa está em analisar as contribuições e os desafios do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) para a formação inicial do professor alfabetizador. Fazem parte dos objetivos específicos da pesquisa (i) colocar em destaque a complexidade do processo de alfabetização e da formação de profissionais que a ele se dediquem (ii) conhecer a estrutura e a dimensão do Pibid no cenário nacional, (iii) analisar as atividades propostas e desenvolvidas em Subprojetos Pibid-Alfabetização para a formação dos alfabetizadores, identificando potencialidades e limites. Os dados da pesquisa bibliográfica foram capturados nos bancos de Teses e Dissertações da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a análise documental foram focalizados os Editais Pibid de 2007 a 2013, relatórios de atividades e também blogs mantidos pelas Instituições de Ensino Superior participantes do Pibid para divulgação das atividades nele promovidas. Dos resultados obtidos destacam-se (a) as potencialidades do Pibid enquanto espaço privilegiado de formação docente, propiciando a imersão antecipada do licenciando na cultura escolar e em contato direto com os alunos e o objeto do conhecimento específico de sua atuação; (b) a escassez de investigações sobre o Pibid no Ensino Fundamental I e especialmente na alfabetização, (c) a pluralidade e prevalência de atividades realizadas pelos licenciandos que não estão ligadas diretamente à alfabetização e, (d) a participação discreta dos professores da rede pública de ensino nas atividades desenvolvidas pelos licenciandos. A necessidade de refletir sobre as especificidades do Pibid quando se trata de promover vivências significativas na formação do futuro professor alfabetizador se justifica quando (i) se considera a alfabetização como um ponto historicamente crítico na educação brasileira (ii) um processo de intensa complexidade e (iii) as conhecidas dificuldades dos professores recém-formados durante o início da docência (choque de realidade). Os resultados apontam potencialidades e também desafios a serem enfrentados para o aprimoramento da condição inovadora que o Pibid representa para a formação inicial de professores brasileiros.This work presents results of the bibliographic research and document analysis of qualitative approach, based mainly on the concepts of alphabetization and literacy discussed by Magda Soares, Maria do Rosario Mortatti, Cecília Goulart, Ana Luiza Smolka (Portuguese) and on the approach of Historical-Cultural Theory of Lev Vygotsky. Within the theme of teacher training, the research aimed to investigate how prolonged and systematic participation in pedagogical practices directly related to literacy can affect the initial literacy teacher education, reducing the reality shock and improving teaching mediation capacity. The overall goal of the research is to analyze the contributions and challenges of the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation (PIBID) for literacy teacher education. The specific objectives of this research are (i) to put the spotlight on the complexity of the literacy process and the training of professionals who are dedicated to it (ii) to know the structure of Pibid and its dimension in a national level, (iii) to analyze the activities proposed and developed in PIBID - Literacy Sub projects for the literacy teacher s training, identifying its potential and limits. Data from the bibliographic research were collected in the Bank of Thesis and Dissertations from CAPES and in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. For the document analysis we analyzed PIBID notices from the period of 2007 to 2013, activity reports and also blogs, maintained by Higher Education Institutions participants of Pibid, for promoting the activities developed by them. From the results we highlight (a) the potential of Pibid as a privileged space for teacher training, providing early immersion of the student teachers in the school culture and direct contact with the students and the specific objects of knowledge; (b) the lack of research on Pibid in elementary school and specially on literacy, (c) the diversity and prevalence of activities, carried out by undergraduates, which are not directly linked to literacy and (d) the discrete participation of public school teachers in these activities. The need to reflect on the specificities of Pibid when it comes to promoting significant experiences in the training of future teachers literacy is justified when we consider (i) literacy as a historically critical point in Brazilian education (ii) a process of intense complexity and (iii) the known difficulties of newly trained teachers during the early teaching (reality shock). The results show potentialities and also challenges to be addressed to improve the innovative condition that Pibid is for the initial formation of Brazilian teachers.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UnespPUC-CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daPontifícia Universidade Católica de CampinasFernandes, Eliane de Godoi Teixeira2022-02-16T18:14:26Z2022-02-16T18:14:26Z2015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154303937770897917991porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:24Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15430Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:24Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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