Descobrindo o brincar de crianças excepcionais: um enfoque psicanalítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15789 |
Resumo: | Este estudo busca compreender, do ponto de vista psicanalítico, o que acontece com crianças nos momentos de brincadeira livre de uma classe de estimulação de uma escola especial, composta por seis alunos, com idade de dois a cinco anos. Estes momentos são observados durante cinco meses, duas vezes por semana, por 40 minutos. A professora e a pesquisadora observam, participam quando solicitadas e conversam sobre a atividade a cada 30 dias, fora da sala de aula. Cinco dos encontros observados, são registrados e, posteriormente, analisados de forma qualitativa, segundo: os temas emergentes, os movimentos do grupo, as atitudes e sentimentos da professora e da pesquisadora. Mostra que as crianças excepcionais, de forma rudimentar, constróem brincadeiras semelhantes àquelas consideradas estruturantes para o desenvolvimento emocional de crianças normais. Aponta uma evolução das crianças quando brincam juntas e lidam com situações que aparecem, mostrando uma simbolização incipiente. Mostra uma evolução da professora e pesquisadora, no sentido de contenção da própria ansiedade e da das crianças, na medida em que compreendem e "traduzem" os seus pedidos. Conclui: que o brincar destas crianças revela um mundo emocional ativo a ser explorado, compreendido e trabalhado; que a observação desta atividade possibilita conhecer e acompanhar o desenvolvimento emocional de crianças excepcionais; e que, tanto a observação quanto as conversas com a professora configuram-se uma intervenção da psicanálise na educação especial que privilegia a abordagem dos sentimentos que permeiam as relações professor - alunos e professor - psicólogo. |
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Galhardi, Shirley Rosana Ribeiro de BarrosPontifícia Universidade Católica de CampinasCarvalho, Regina Maria Leme Lopes2022-02-16T18:56:27Z2022-02-16T18:56:27Z2001-02-09http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157896674626911671002Este estudo busca compreender, do ponto de vista psicanalítico, o que acontece com crianças nos momentos de brincadeira livre de uma classe de estimulação de uma escola especial, composta por seis alunos, com idade de dois a cinco anos. Estes momentos são observados durante cinco meses, duas vezes por semana, por 40 minutos. A professora e a pesquisadora observam, participam quando solicitadas e conversam sobre a atividade a cada 30 dias, fora da sala de aula. Cinco dos encontros observados, são registrados e, posteriormente, analisados de forma qualitativa, segundo: os temas emergentes, os movimentos do grupo, as atitudes e sentimentos da professora e da pesquisadora. Mostra que as crianças excepcionais, de forma rudimentar, constróem brincadeiras semelhantes àquelas consideradas estruturantes para o desenvolvimento emocional de crianças normais. Aponta uma evolução das crianças quando brincam juntas e lidam com situações que aparecem, mostrando uma simbolização incipiente. Mostra uma evolução da professora e pesquisadora, no sentido de contenção da própria ansiedade e da das crianças, na medida em que compreendem e "traduzem" os seus pedidos. Conclui: que o brincar destas crianças revela um mundo emocional ativo a ser explorado, compreendido e trabalhado; que a observação desta atividade possibilita conhecer e acompanhar o desenvolvimento emocional de crianças excepcionais; e que, tanto a observação quanto as conversas com a professora configuram-se uma intervenção da psicanálise na educação especial que privilegia a abordagem dos sentimentos que permeiam as relações professor - alunos e professor - psicólogo.This research searches, from a psychoanalytical point of view, what happens with children in moments of free playing that occur in a class for stimulation in a special education school, composed of six students, from two to five years old. These moments are observed for five months, twice a week for 40 minutes. The teacher and the researcher observe and participate when asked to.They also talk about this activity once a month, outside the classroom. Five of the observed meetings, are recorded, and then, analysed from a qualitative form, according to: the issued subjects, the movements of the group, the teacher s and the researcher s attitudes and feelings. It shows that the excepcional children s playing, from a rudimentary form, is similar to that that is considered estrutural to the emotional development of normal children. It also indicates the evolution of the children while playing together and dealing with the situation showing an incipient symbolization. It points out the teacher s and researcher s evolution to contain theirs and the children s anxiety while understanding and translating their requests. It concludes that this children s playing shows their active emotional world that to be searched, understood and worked. It also concludes that the observation of this activity enables to know and to follow the emotional development of excepcional children. Another conclusion is that the work of observation and talking to the teacher propose a psychoanalytical intervention in the special education that emphasizes the feelings on the relations teacher-students and teacher-psychologist.porPUC-Campinasbrincarpsicanáliseeducação especialplayingpsychoanalysisspecial educationDescobrindo o brincar de crianças excepcionais: um enfoque psicanalíticoDiscovering the excepcional children playing: a psychoanalytical point of viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5947078938089210Cury, Vera EnglerArruda, Sergio Luiz Saboya34143083438094809133445304314437CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Shirley_RRB.pdfccv_ppgpsico_me_Shirley_RRB.pdfapplication/pdf565511http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15789/1/ccv_ppgpsico_me_Shirley_RRB.pdf83f39c44d6d08c5434190131c8c96766MD51123456789/157892022-09-02 11:36:13.508oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15789Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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