Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrietta, Tatiane Cristina Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15440
Resumo: Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na construção dos saberes docentes de futuras professoras. Temos como objetivo investigar a trajetória de formação de alunas de um curso de pedagogia, no que se refere à construção dos seus saberes docentes. Visamos conhecer o percurso histórico-político da formação de professores, no intuito de verificar as mudanças históricas que ocorreram na profissão e, consequentemente, as mudanças nos saberes adquiridos no processo de formação profissional. Investigamos a trajetória de formação de alunas concluintes de um curso de pedagogia no que se refere à construção de seus saberes docentes. A construção teórica sobre o tema aqui desenvolvido teve como base as ideais de Tardif, por meio das quais buscamos compreender quais são esses saberes docentes e quais as vias de construção desses. Apoiamo-nos, também, nos estudos sobre saberes profissionais de Gauthier e Shulman, visando ampliar a compreensão teórica sobre esses saberes. Para a produção do material empírico, utilizamos a técnica do grupo focal. Essa investigação, que é de cunho qualitativo, ocorreu em duas fases: a primeira foi por meio de questionário que visou traçar o perfil das alunas concluintes do curso de pedagogia. A segunda foi a composição e realização do grupo focal. A análise e interpretação do material empírico foi feita à luz da pedagogia histórico-crítica. Nossos resultados evidenciaram que a formação inicial tem construído nas futuras professoras os saberes da experiência e da formação profissional por meio dos estágios e das aulas que teorizam tais estágios. Mostraram ainda, na voz das alunas, que não houve menção nos saberes disciplinares e curriculares, pois a ênfase maior ficou centrada no saber da experiência. Por fim, apontamos que essa formação está distante de ocorrer de forma crítica e transformadora, pois, para isso, é preciso que todos os saberes além daqueles da experiência componham igualmente o contexto de formação e auxiliem de forma mais efetiva na articulação entre teoria e prática, assunto esse tão discutido e pesquisado em nosso meio acadêmico.
id PCAM_628e57466265ed025623ac96c096f3be
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15440
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Andrietta, Tatiane Cristina MoreiraPontifícia Universidade Católica de CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira de2022-02-16T18:14:27Z2022-02-16T18:14:27Z2014-06-30http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154405306985805407833Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na construção dos saberes docentes de futuras professoras. Temos como objetivo investigar a trajetória de formação de alunas de um curso de pedagogia, no que se refere à construção dos seus saberes docentes. Visamos conhecer o percurso histórico-político da formação de professores, no intuito de verificar as mudanças históricas que ocorreram na profissão e, consequentemente, as mudanças nos saberes adquiridos no processo de formação profissional. Investigamos a trajetória de formação de alunas concluintes de um curso de pedagogia no que se refere à construção de seus saberes docentes. A construção teórica sobre o tema aqui desenvolvido teve como base as ideais de Tardif, por meio das quais buscamos compreender quais são esses saberes docentes e quais as vias de construção desses. Apoiamo-nos, também, nos estudos sobre saberes profissionais de Gauthier e Shulman, visando ampliar a compreensão teórica sobre esses saberes. Para a produção do material empírico, utilizamos a técnica do grupo focal. Essa investigação, que é de cunho qualitativo, ocorreu em duas fases: a primeira foi por meio de questionário que visou traçar o perfil das alunas concluintes do curso de pedagogia. A segunda foi a composição e realização do grupo focal. A análise e interpretação do material empírico foi feita à luz da pedagogia histórico-crítica. Nossos resultados evidenciaram que a formação inicial tem construído nas futuras professoras os saberes da experiência e da formação profissional por meio dos estágios e das aulas que teorizam tais estágios. Mostraram ainda, na voz das alunas, que não houve menção nos saberes disciplinares e curriculares, pois a ênfase maior ficou centrada no saber da experiência. Por fim, apontamos que essa formação está distante de ocorrer de forma crítica e transformadora, pois, para isso, é preciso que todos os saberes além daqueles da experiência componham igualmente o contexto de formação e auxiliem de forma mais efetiva na articulação entre teoria e prática, assunto esse tão discutido e pesquisado em nosso meio acadêmico.This research addresses the initial formation of teachers, which is the one achieved through higher education in the Pedagogy course. The research problem focuses in understanding the role of initial formation in the construction of future teachers educational knowledge. We aim to investigate the formation path of pedagogy students, with regard to the construction of their teaching knowledge. We intent to understand the political and historical background of teacher formation in order to verify the historical changes that have occurred in the profession and, consequently, the change in the knowledge acquired in the professional training process. We investigated the formation path of senior students from a pedagogy course regarding the construction of their educational knowledge. The development of the theoretical background about this subject was based on Tardif s ideals, through which we sought to define the educational knowledge and understand how it is constructed. We also based the research in Gauthier and Shulman s studies about professional knowledge, aiming to expand the theoretical comprehension on the subject. In order to produce the empirical material, we used the focus group technique. This research, which is a qualitative study, occurred in two phases: the first was done through a questionnaire to trace a profile of the senior students from the pedagogy course. The second phase was the composition and the focus group. The analysis and interpretation of the empirical material was done in light of the historical-critical pedagogy. Our results showed that the initial formation has incorporated experience and professional knowledge in future teachers through internships and the correspondent theoretical classes. Also, the students indicated that there was a gap in terms of disciplinary and curricular knowledge, due to the fact that the emphasis was in experience. Finally, we pointed out that the initial formation is far from a critical and transformer training because, in order to do so, it is essential for all knowledge besides experience to compose the context of formation and, therefore, assist in a more effective way in the articulation between theory and practice, a subject that is widely discussed and researched in our academic environment.porPUC-Campinasformação inicialsaberes docentespedagogiaformação profissionalinitial formationeducational knowledgepedagogyprofessional trainingFormação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4704506667255915Tortella, Jussara Cristina BarbozaSofiato, Cássia Geciauskas71265142566742378782120833195193CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Tatiane_CMA.pdfcchsa_ppgedu_me_Tatiane_CMA.pdfapplication/pdf253779http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15440/1/cchsa_ppgedu_me_Tatiane_CMA.pdfe803b0676764a643d183199d5ce06906MD51123456789/154402022-09-02 11:36:28.252oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15440Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
title Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
spellingShingle Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
Andrietta, Tatiane Cristina Moreira
formação inicial
saberes docentes
pedagogia
formação profissional
initial formation
educational knowledge
pedagogy
professional training
title_short Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
title_full Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
title_fullStr Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
title_full_unstemmed Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
title_sort Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais
author Andrietta, Tatiane Cristina Moreira
author_facet Andrietta, Tatiane Cristina Moreira
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrietta, Tatiane Cristina Moreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
contributor_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv formação inicial
saberes docentes
pedagogia
formação profissional
initial formation
educational knowledge
pedagogy
professional training
topic formação inicial
saberes docentes
pedagogia
formação profissional
initial formation
educational knowledge
pedagogy
professional training
description Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na construção dos saberes docentes de futuras professoras. Temos como objetivo investigar a trajetória de formação de alunas de um curso de pedagogia, no que se refere à construção dos seus saberes docentes. Visamos conhecer o percurso histórico-político da formação de professores, no intuito de verificar as mudanças históricas que ocorreram na profissão e, consequentemente, as mudanças nos saberes adquiridos no processo de formação profissional. Investigamos a trajetória de formação de alunas concluintes de um curso de pedagogia no que se refere à construção de seus saberes docentes. A construção teórica sobre o tema aqui desenvolvido teve como base as ideais de Tardif, por meio das quais buscamos compreender quais são esses saberes docentes e quais as vias de construção desses. Apoiamo-nos, também, nos estudos sobre saberes profissionais de Gauthier e Shulman, visando ampliar a compreensão teórica sobre esses saberes. Para a produção do material empírico, utilizamos a técnica do grupo focal. Essa investigação, que é de cunho qualitativo, ocorreu em duas fases: a primeira foi por meio de questionário que visou traçar o perfil das alunas concluintes do curso de pedagogia. A segunda foi a composição e realização do grupo focal. A análise e interpretação do material empírico foi feita à luz da pedagogia histórico-crítica. Nossos resultados evidenciaram que a formação inicial tem construído nas futuras professoras os saberes da experiência e da formação profissional por meio dos estágios e das aulas que teorizam tais estágios. Mostraram ainda, na voz das alunas, que não houve menção nos saberes disciplinares e curriculares, pois a ênfase maior ficou centrada no saber da experiência. Por fim, apontamos que essa formação está distante de ocorrer de forma crítica e transformadora, pois, para isso, é preciso que todos os saberes além daqueles da experiência componham igualmente o contexto de formação e auxiliem de forma mais efetiva na articulação entre teoria e prática, assunto esse tão discutido e pesquisado em nosso meio acadêmico.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15440
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 5306985805407833
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15440
identifier_str_mv 5306985805407833
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15440/1/cchsa_ppgedu_me_Tatiane_CMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e803b0676764a643d183199d5ce06906
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790730633510912