Formação inicial de professores da educação básica: a construção dos saberes profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrietta, Tatiane Cristina Moreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15440
Resumo: Esta pesquisa aborda a formação inicial de professores, entendida como aquela realizada em nível superior, no curso de pedagogia. O problema de investigação centra-se em compreender qual o papel da formação inicial na construção dos saberes docentes de futuras professoras. Temos como objetivo investigar a trajetória de formação de alunas de um curso de pedagogia, no que se refere à construção dos seus saberes docentes. Visamos conhecer o percurso histórico-político da formação de professores, no intuito de verificar as mudanças históricas que ocorreram na profissão e, consequentemente, as mudanças nos saberes adquiridos no processo de formação profissional. Investigamos a trajetória de formação de alunas concluintes de um curso de pedagogia no que se refere à construção de seus saberes docentes. A construção teórica sobre o tema aqui desenvolvido teve como base as ideais de Tardif, por meio das quais buscamos compreender quais são esses saberes docentes e quais as vias de construção desses. Apoiamo-nos, também, nos estudos sobre saberes profissionais de Gauthier e Shulman, visando ampliar a compreensão teórica sobre esses saberes. Para a produção do material empírico, utilizamos a técnica do grupo focal. Essa investigação, que é de cunho qualitativo, ocorreu em duas fases: a primeira foi por meio de questionário que visou traçar o perfil das alunas concluintes do curso de pedagogia. A segunda foi a composição e realização do grupo focal. A análise e interpretação do material empírico foi feita à luz da pedagogia histórico-crítica. Nossos resultados evidenciaram que a formação inicial tem construído nas futuras professoras os saberes da experiência e da formação profissional por meio dos estágios e das aulas que teorizam tais estágios. Mostraram ainda, na voz das alunas, que não houve menção nos saberes disciplinares e curriculares, pois a ênfase maior ficou centrada no saber da experiência. Por fim, apontamos que essa formação está distante de ocorrer de forma crítica e transformadora, pois, para isso, é preciso que todos os saberes além daqueles da experiência componham igualmente o contexto de formação e auxiliem de forma mais efetiva na articulação entre teoria e prática, assunto esse tão discutido e pesquisado em nosso meio acadêmico.
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Investigamos a trajetória de formação de alunas concluintes de um curso de pedagogia no que se refere à construção de seus saberes docentes. A construção teórica sobre o tema aqui desenvolvido teve como base as ideais de Tardif, por meio das quais buscamos compreender quais são esses saberes docentes e quais as vias de construção desses. Apoiamo-nos, também, nos estudos sobre saberes profissionais de Gauthier e Shulman, visando ampliar a compreensão teórica sobre esses saberes. Para a produção do material empírico, utilizamos a técnica do grupo focal. Essa investigação, que é de cunho qualitativo, ocorreu em duas fases: a primeira foi por meio de questionário que visou traçar o perfil das alunas concluintes do curso de pedagogia. A segunda foi a composição e realização do grupo focal. A análise e interpretação do material empírico foi feita à luz da pedagogia histórico-crítica. Nossos resultados evidenciaram que a formação inicial tem construído nas futuras professoras os saberes da experiência e da formação profissional por meio dos estágios e das aulas que teorizam tais estágios. Mostraram ainda, na voz das alunas, que não houve menção nos saberes disciplinares e curriculares, pois a ênfase maior ficou centrada no saber da experiência. Por fim, apontamos que essa formação está distante de ocorrer de forma crítica e transformadora, pois, para isso, é preciso que todos os saberes além daqueles da experiência componham igualmente o contexto de formação e auxiliem de forma mais efetiva na articulação entre teoria e prática, assunto esse tão discutido e pesquisado em nosso meio acadêmico.This research addresses the initial formation of teachers, which is the one achieved through higher education in the Pedagogy course. The research problem focuses in understanding the role of initial formation in the construction of future teachers educational knowledge. We aim to investigate the formation path of pedagogy students, with regard to the construction of their teaching knowledge. We intent to understand the political and historical background of teacher formation in order to verify the historical changes that have occurred in the profession and, consequently, the change in the knowledge acquired in the professional training process. We investigated the formation path of senior students from a pedagogy course regarding the construction of their educational knowledge. The development of the theoretical background about this subject was based on Tardif s ideals, through which we sought to define the educational knowledge and understand how it is constructed. We also based the research in Gauthier and Shulman s studies about professional knowledge, aiming to expand the theoretical comprehension on the subject. In order to produce the empirical material, we used the focus group technique. This research, which is a qualitative study, occurred in two phases: the first was done through a questionnaire to trace a profile of the senior students from the pedagogy course. The second phase was the composition and the focus group. The analysis and interpretation of the empirical material was done in light of the historical-critical pedagogy. Our results showed that the initial formation has incorporated experience and professional knowledge in future teachers through internships and the correspondent theoretical classes. Also, the students indicated that there was a gap in terms of disciplinary and curricular knowledge, due to the fact that the emphasis was in experience. Finally, we pointed out that the initial formation is far from a critical and transformer training because, in order to do so, it is essential for all knowledge besides experience to compose the context of formation and, therefore, assist in a more effective way in the articulation between theory and practice, a subject that is widely discussed and researched in our academic environment.PUC-CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de CampinasAndrietta, Tatiane Cristina Moreira2022-02-16T18:14:27Z2022-02-16T18:14:27Z2014-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154405306985805407833porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:28Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15440Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:28Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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