Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Heloisa Nogueira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15393
Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e investiga as concepções de lazer e recreação dos discentes do curso de graduação de uma faculdade de Educação Física. Atualmente é grande o interesse sobre a temática lazer e recreação, principalmente nos cursos de Educação Física. Apesar desses estudos vislumbrarem o lazer e a recreação como possibilidades abrangentes na formação de um novo cidadão, notamos que os conteúdos difundidos nesses cursos se restringem a um único campo de interesse do lazer, o físico-esportivo, desconhecendo a diversidade cultural dos conteúdos que permeiam essa temática. A possibilidade de se estabelecer ações multidisciplinares sobre o lazer e a recreação se perdem com isso. Este estudo está fundamentado na concepção de lazer e recreação na visão de estudiosos da sociologia do lazer, como Dumazedier, Heloisa Bruhns, Bramante, Hélder Isayama, Christianne Werneck, e, em especial, Nélson Carvalho Marcellino, autor de inúmeras obras sobre o tema, e que tem contribuído muito para uma visão mais humanística e educativa do lazer. Fixamos como perspectiva metodológica deste estudo a investigação qualitativa, reconhecendo que pelos objetivos esta vertente nos levará a uma melhor contemplação dos dados. A análise desses dados nos mostra que as concepções de lazer e recreação dos alunos de graduação ainda são difusas, acríticas e poucos consistentes.
id PCAM_6d0bc4c6b24a6a2b80f30487cb283022
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15393
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Cordeiro, Heloisa NogueiraPontifícia Universidade Católica de CampinasCaiado, Katia Regina Moreno2022-02-16T18:13:39Z2022-02-16T18:13:39Z2005-11-18http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153933664989345992573O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e investiga as concepções de lazer e recreação dos discentes do curso de graduação de uma faculdade de Educação Física. Atualmente é grande o interesse sobre a temática lazer e recreação, principalmente nos cursos de Educação Física. Apesar desses estudos vislumbrarem o lazer e a recreação como possibilidades abrangentes na formação de um novo cidadão, notamos que os conteúdos difundidos nesses cursos se restringem a um único campo de interesse do lazer, o físico-esportivo, desconhecendo a diversidade cultural dos conteúdos que permeiam essa temática. A possibilidade de se estabelecer ações multidisciplinares sobre o lazer e a recreação se perdem com isso. Este estudo está fundamentado na concepção de lazer e recreação na visão de estudiosos da sociologia do lazer, como Dumazedier, Heloisa Bruhns, Bramante, Hélder Isayama, Christianne Werneck, e, em especial, Nélson Carvalho Marcellino, autor de inúmeras obras sobre o tema, e que tem contribuído muito para uma visão mais humanística e educativa do lazer. Fixamos como perspectiva metodológica deste estudo a investigação qualitativa, reconhecendo que pelos objetivos esta vertente nos levará a uma melhor contemplação dos dados. A análise desses dados nos mostra que as concepções de lazer e recreação dos alunos de graduação ainda são difusas, acríticas e poucos consistentes.The present work follows the line of research University, Teaching and Teacher Training . It investigates the conceptions of leisure and recreation of students of the Graduate Course in a Department of Physical Education. Today there is great interest in the idea of leisure and recreation, principally in Physical Education courses. Although these studies highly appreciate leisure and recreation as reachable possibilities in the formation of new citizens, we have noted that the contents divulged in these courses are limited to only one field of interest of leisure, physical-sports, ignoring the cultural diversity of the contents that permeate this question. The possibility of establishing multidisciplinary actions about leisure and recreation are therefore lost because of this. This study is based on the conception of leisure and recreation from the point of view of scholars of the Sociology of Leisure like Dumazedier, Heloisa Bruhns, Bramante, Hélder Isayama, Christianne Werneck and especially Nélson Carvalho Marcellino. He is the author of innumerable works about the idea and has contributed a lot to a more humanistic and educative view of leisure. As the methodological perspective of this study we describe it as a qualitative investigation, recognizing that for its objectives this angle would lead us to a better contemplation of the data. Analysis of this data revealed that the conceptions of leisure and recreation of the graduate students are still diffuse, uncritical and very little consistent.porPUC-Campinaseducação físicaformação de profissionais de lazer e recreaçãoconcepções de lazer e recreaçãouniversidadephysical educationtraining leisure and recreation professionalsconceptions of leisure and recreationuniversityLazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação físicaLeisure and Recreation: conceptions of students of a graduate course in physical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP0803778280883949Duarte, EdisonCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes90248047185041493883562938853685CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Heloisa_NC.pdfcchsa_ppgedu_me_Heloisa_NC.pdfapplication/pdf271502http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15393/1/cchsa_ppgedu_me_Heloisa_NC.pdf1f88dd87f638b8e9cb0199d01ac0d3ddMD51123456789/153932022-09-02 11:36:26.42oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15393Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Leisure and Recreation: conceptions of students of a graduate course in physical education
title Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
spellingShingle Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
Cordeiro, Heloisa Nogueira
educação física
formação de profissionais de lazer e recreação
concepções de lazer e recreação
universidade
physical education
training leisure and recreation professionals
conceptions of leisure and recreation
university
title_short Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
title_full Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
title_fullStr Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
title_full_unstemmed Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
title_sort Lazer e recreação : concepções dos alunos de um curso de graduação em educação física
author Cordeiro, Heloisa Nogueira
author_facet Cordeiro, Heloisa Nogueira
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Heloisa Nogueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caiado, Katia Regina Moreno
contributor_str_mv Caiado, Katia Regina Moreno
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
formação de profissionais de lazer e recreação
concepções de lazer e recreação
universidade
physical education
training leisure and recreation professionals
conceptions of leisure and recreation
university
topic educação física
formação de profissionais de lazer e recreação
concepções de lazer e recreação
universidade
physical education
training leisure and recreation professionals
conceptions of leisure and recreation
university
description O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e investiga as concepções de lazer e recreação dos discentes do curso de graduação de uma faculdade de Educação Física. Atualmente é grande o interesse sobre a temática lazer e recreação, principalmente nos cursos de Educação Física. Apesar desses estudos vislumbrarem o lazer e a recreação como possibilidades abrangentes na formação de um novo cidadão, notamos que os conteúdos difundidos nesses cursos se restringem a um único campo de interesse do lazer, o físico-esportivo, desconhecendo a diversidade cultural dos conteúdos que permeiam essa temática. A possibilidade de se estabelecer ações multidisciplinares sobre o lazer e a recreação se perdem com isso. Este estudo está fundamentado na concepção de lazer e recreação na visão de estudiosos da sociologia do lazer, como Dumazedier, Heloisa Bruhns, Bramante, Hélder Isayama, Christianne Werneck, e, em especial, Nélson Carvalho Marcellino, autor de inúmeras obras sobre o tema, e que tem contribuído muito para uma visão mais humanística e educativa do lazer. Fixamos como perspectiva metodológica deste estudo a investigação qualitativa, reconhecendo que pelos objetivos esta vertente nos levará a uma melhor contemplação dos dados. A análise desses dados nos mostra que as concepções de lazer e recreação dos alunos de graduação ainda são difusas, acríticas e poucos consistentes.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:13:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15393
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3664989345992573
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15393
identifier_str_mv 3664989345992573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15393/1/cchsa_ppgedu_me_Heloisa_NC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f88dd87f638b8e9cb0199d01ac0d3dd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790728284700672