A teoria de Emília Ferreiro em pesquisas sobre alfabetização na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Luisa Cassaniga Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16352
Resumo: Emília Beatriz María Ferreiro Schavi, autora consagrada nas pesquisas e estudos sobre alfabetização, colaborou no ensino da língua materna nos países da América Latina provocando reformas e reflexões no Ensino. No Brasil, na década de 80, sua contribuição e ideias por meio dos estudos foram motivo da denominada “Revolução Conceitual” no campo da alfabetização. Trinta anos se passaram após a divulgação de suas obras nos países da América Latina, e hoje, ela ainda é referência dos documentos oficiais latino-americanos, pesquisas acadêmicas e artigos científicos no campo da alfabetização. Neste contexto elaborou-se o problema de pesquisa em andamento: quais os conceitos da teoria de Emília Ferreiro sobre o processo de alfabetização estão presentes em artigos entre os anos de 2007 e 2017? Essa pesquisa descritiva, de levantamento bibliográfico tem como objetivo geral compreender quais são os conceitos da teoria sobre o processo de alfabetização que estão presentes em artigos acadêmicos entre os anos de 2007 e 2017. E por objetivos específicos: mapear quantitativamente a incidência da referência da autora Emília Ferreiro nos artigos da América Latina sobre alfabetização; verificar quais as obras de Emília Ferreiro foram mais utilizadas nos últimos dez anos em periódicos da América Latina; compreender como a concepção da autora sobre alfabetização foi abordada nos últimos dez anos; analisar as aproximações e distanciamentos entre os conceitos apresentados na teoria de Emília Ferreiro e os conceitos apresentados nos artigos analisados. Para responder aos objetivos buscou-se estudos já finalizados por meio do levantamento bibliográfico nos bancos de dados da CAPES, SCIELO e SCOPUS, a partir do refinamento na opção “busca avançada” das palavras-chave alfabetizacao e alfabetizacion. Os arquivos selecionados tiveram como critério a análise das referências, ou seja, se o autor citasse uma das produções de Emília Ferreiro, o artigo era incluído na seleção. Localizou-se 76 artigos científicos produzidos na América Latina, sendo que as publicações no Brasil apresentaram maior incidência. Como critério de análise dos artigos têm-se como proposta eixos temáticos de acordo com o tema da publicação. Definiu-se seis grandes eixos: 1. Ideias de Ferreiro para explicar conceitos presentes em pesquisa; 2. Elementos textuais; 3. Formação de professores; 4. Evolução da Escrita Infantil; 5. Políticas de Alfabetização e contexto social; 6. Relações leitura e escrita. Para compreensão do material optou-se pela análise de conteúdo com base nos conceitos das teorias de Jean Piaget e Emília Ferreiro. A partir do levantamento descrito na metodologia, localizou-se 76 artigos científicos produzidos na América Latina. A partir da análise das aproximações e distanciamentos entre os conceitos apresentados na teoria de Emília Ferreiro e os apresentados nos artigos analisados, encontramos discussões fiéis aos conceitos apresentados na teoria de Emília Ferreiro.Espera-se ampliar as compreensões sobre os principais aspectos da obra de Emília Ferreiro. Sua relevância consiste em contribuir para a formação de professores, almejando a reflexão quando se utiliza a teoria como referencial teórico e prático.
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spelling Lima, Maria Luisa Cassaniga Alves dePontifícia Universidade Católica de CampinasTortella, Jussara Cristina Barboza2022-02-21T21:17:48Z2022-02-21T21:17:48Z2019-02-21http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/163523115520460074493Emília Beatriz María Ferreiro Schavi, autora consagrada nas pesquisas e estudos sobre alfabetização, colaborou no ensino da língua materna nos países da América Latina provocando reformas e reflexões no Ensino. No Brasil, na década de 80, sua contribuição e ideias por meio dos estudos foram motivo da denominada “Revolução Conceitual” no campo da alfabetização. Trinta anos se passaram após a divulgação de suas obras nos países da América Latina, e hoje, ela ainda é referência dos documentos oficiais latino-americanos, pesquisas acadêmicas e artigos científicos no campo da alfabetização. Neste contexto elaborou-se o problema de pesquisa em andamento: quais os conceitos da teoria de Emília Ferreiro sobre o processo de alfabetização estão presentes em artigos entre os anos de 2007 e 2017? Essa pesquisa descritiva, de levantamento bibliográfico tem como objetivo geral compreender quais são os conceitos da teoria sobre o processo de alfabetização que estão presentes em artigos acadêmicos entre os anos de 2007 e 2017. E por objetivos específicos: mapear quantitativamente a incidência da referência da autora Emília Ferreiro nos artigos da América Latina sobre alfabetização; verificar quais as obras de Emília Ferreiro foram mais utilizadas nos últimos dez anos em periódicos da América Latina; compreender como a concepção da autora sobre alfabetização foi abordada nos últimos dez anos; analisar as aproximações e distanciamentos entre os conceitos apresentados na teoria de Emília Ferreiro e os conceitos apresentados nos artigos analisados. Para responder aos objetivos buscou-se estudos já finalizados por meio do levantamento bibliográfico nos bancos de dados da CAPES, SCIELO e SCOPUS, a partir do refinamento na opção “busca avançada” das palavras-chave alfabetizacao e alfabetizacion. Os arquivos selecionados tiveram como critério a análise das referências, ou seja, se o autor citasse uma das produções de Emília Ferreiro, o artigo era incluído na seleção. Localizou-se 76 artigos científicos produzidos na América Latina, sendo que as publicações no Brasil apresentaram maior incidência. Como critério de análise dos artigos têm-se como proposta eixos temáticos de acordo com o tema da publicação. Definiu-se seis grandes eixos: 1. Ideias de Ferreiro para explicar conceitos presentes em pesquisa; 2. Elementos textuais; 3. Formação de professores; 4. Evolução da Escrita Infantil; 5. Políticas de Alfabetização e contexto social; 6. Relações leitura e escrita. Para compreensão do material optou-se pela análise de conteúdo com base nos conceitos das teorias de Jean Piaget e Emília Ferreiro. A partir do levantamento descrito na metodologia, localizou-se 76 artigos científicos produzidos na América Latina. A partir da análise das aproximações e distanciamentos entre os conceitos apresentados na teoria de Emília Ferreiro e os apresentados nos artigos analisados, encontramos discussões fiéis aos conceitos apresentados na teoria de Emília Ferreiro.Espera-se ampliar as compreensões sobre os principais aspectos da obra de Emília Ferreiro. Sua relevância consiste em contribuir para a formação de professores, almejando a reflexão quando se utiliza a teoria como referencial teórico e prático.Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi, author of research and studies on literacy, collaborated in the mother tongue teaching in Latin American countries, making reforms and reflections in Teaching. In Brazil, in the 80's, her contribution and ideas through the studies were the reason for the called "Conceptual Revolution" in the field of literacy. Thirty years have passed after the dissemination of her works in Latin American countries, and today she is still a reference of official Latin American documents, academic researches and scientific articles in the field of literacy. In this context, the research problem was elaborated: which concepts of Emília Ferreiro's theory about the literacy process are present in articles between the years 2007 and 2017? This descriptive research of bibliographic survey has as general objective understand which concepts of the theory about the process of literacy are present in academic articles between the years of 2007 and 2017. And for specific objectives: to quantitatively map the incidence of the author's reference Emília Ferreiro in Latin American articles about literacy; to verify which works of Emília Ferreiro were most used in the last ten years in Latin American journals; to understand how the author's conception on literacy has been approached in the last ten years; to analyze the approximations and the distances between the concepts presented in Emília Ferreiro 's theory and the concepts presented in the analyzed articles. In order to answer to the objectives, it was sought in studies already completed by means of the bibliographic survey in the databases of CAPES, SCIELO and SCOPUS, from the refinement in the "advanced search" option of the keywords literacy and alfabetizacion. The selected files had as criterion the analysis of references, which means, if the author quoted one of the Emília Ferreiro's productions, the article was included in the section. It was located 78 scientific articles produced in Latin America, and the publications in Brazil had a higher incidence. As criterion of analysis of the articles this research has as proposal thematic axes according to the publication theme. Six main axes were defined: 1. Ferreiro's ideas to explain concepts present in the research; 2. Textual Elements; 3. Teacher's Training; 4. Evolution of Children's Writing; 5. Literacy Policies and social context; 6. Reading and writing relations. To comprehend the material it was decided for the analysis of content based on the concepts of theories of Jean Piaget and Emília Ferreiro. From the analysis of the approximations and the distances between the concepts presented in Emília Ferreiro's theory and those presented in the analyzed articles, it is hoped to broaden the understanding of the main aspects of Emília Ferreiro's work. Its relevance is to contribute to the teachers training, aiming the reflection when using theory as theoretical and practical reference.porPUC-CampinasAmérica LatinaLeituraEscritaPsicogênese da língua escritaEmília FerreiroLiteracyWritten Language PsychogenesisA teoria de Emília Ferreiro em pesquisas sobre alfabetização na América Latinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7126514256674237Tassoni, Elvira Cristina MartinsOsti, Andreia70253806795582165060520291120371CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_LCAL.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_LCAL.pdfapplication/pdf2043852http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16352/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_LCAL.pdf3375c5ecfaa6cd2a9d7394c82b3dc80eMD51123456789/163522022-09-02 11:36:21.007oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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