As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir. |
id |
PCAM_8d6382685a305502e206e9d3717aa977 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15668 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Avila, Camila Ferreira dePontifícia Universidade Católica de CampinasVaisberg, Tania Maria Jose Aiello2022-02-16T18:40:18Z2022-02-16T18:40:18Z2008-05-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156680964327675289257O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir.The present work aimed at the psychoanalytic investigation of Higher Education Professors on school inclusion. It has been methodologically organized for the accomplishment of a collective therapeutic consultation, during which the Procedure of Drawing-Stories with Theme was used as a dialogical mediator in the approach of twelve professors, from Language and Pedagogy degrees, who were in charge of the formation of teachers from primary and secondary courses. The clinical happening allowed the elaboration of a narrative and the production of twelve drawing-stories, originating clinical material which has been analyzed by the psychoanalytic method. Four fields have been collected: his mother's boy , "(un) capacities , "where s Wally? and "the pain and the delicacy". In its set, such fields indicate that teachers suffer when facing the problem of deficiency and the task of including.porPUC-Campinasinclusãoinclusão escolarprocedimento de desenhos- estórias com temaimagináriopsicanáliseconsultas terapêuticas coletivasinclusionschool inclusionthematic story-drawingimaginarypsychoanalysisgroup therapeutics consultationAs gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolarThe twin singers and the boy who dreamed of playing soccer: professors imaginary on school inclusioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4670585523085617Souza, Vera Lúcia Trevisan deCaiado, Katia Regina MorenoSantos, Manoel Antonio dosBotelho, Andrea Pacetta de Arruda6876954243774464080377828088394916329219931693003181974175500908CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Camila_FA.pdfccv_ppgpsico_dr_Camila_FA.pdfapplication/pdf3850075http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15668/1/ccv_ppgpsico_dr_Camila_FA.pdf05d974425f6a8a0d045427a03e64ea9bMD51123456789/156682022-09-02 11:36:55.466oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The twin singers and the boy who dreamed of playing soccer: professors imaginary on school inclusion |
title |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
spellingShingle |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar Avila, Camila Ferreira de inclusão inclusão escolar procedimento de desenhos- estórias com tema imaginário psicanálise consultas terapêuticas coletivas inclusion school inclusion thematic story-drawing imaginary psychoanalysis group therapeutics consultation |
title_short |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
title_full |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
title_fullStr |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
title_full_unstemmed |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
title_sort |
As gêmeas cantoras e o menino que sonhava jogar futebol: imaginário de professores sobre inclusão escolar |
author |
Avila, Camila Ferreira de |
author_facet |
Avila, Camila Ferreira de |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avila, Camila Ferreira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello |
contributor_str_mv |
Vaisberg, Tania Maria Jose Aiello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão inclusão escolar procedimento de desenhos- estórias com tema imaginário psicanálise consultas terapêuticas coletivas inclusion school inclusion thematic story-drawing imaginary psychoanalysis group therapeutics consultation |
topic |
inclusão inclusão escolar procedimento de desenhos- estórias com tema imaginário psicanálise consultas terapêuticas coletivas inclusion school inclusion thematic story-drawing imaginary psychoanalysis group therapeutics consultation |
description |
O presente trabalho teve como objetivo a investigação psicanalítica de professores do ensino superior sobre inclusão escolar. Foi organizado metodologicamente pela realização de uma consulta terapêutica coletiva, durante a qual o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é usado como mediador dialógico na abordagem de doze docentes, dos cursos de Letras e Pedagogia, que se encarregam da formação de professores de nível fundamental e médio. O acontecer clínico permitiu a elaboração de uma narrativa e a produção de doze desenhos-estórias, originando material clínico que foi analisado à luz do método psicanalítico. Foram captados quatro campos: o menino de sua mãe , (in) capacidades , onde está Wally? e a dor e a delícia . Em seu conjunto, tais campos indicaram que o professor sofre quando se defronta com a problemática da deficiência e com a tarefa de incluir. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-05-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:40:18Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:40:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
0964327675289257 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15668 |
identifier_str_mv |
0964327675289257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15668/1/ccv_ppgpsico_dr_Camila_FA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05d974425f6a8a0d045427a03e64ea9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790720495878144 |