Os sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15901 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo compreender e analisar os sentidos que jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida e seus socioeducadores atribuem à Medida. Objetivou-se ainda investigar se a denominação atribuída aos adultos que executam, orientam e acompanham a Medida corresponde ao que dela se espera: que seja socieducativa. O aporte teórico-metodológico que sustentou a análise é o da psicologia histórico-cultural, representados por Vygotski e Leontiev, além de muitos de seus leitores. Tal escolha conduziu a procedimentos que priorizaram a observação das interações no contexto da Medida, focalizando os variados momentos e atividades que a constituem. Foram realizadas, também, entrevistas de aprofundamento e os dados das observações foram registrados em diário de campo. A análise teve como central as contradições que emergiram dos momentos de interação da pesquisadora com o contexto. Como resultados constatamos que são diversos os sentidos atribuídos às medidas socioeducativas, tanto pelos jovens como pelos socioeducadores. Enquanto para os jovens os sentidos que prevalecem são de obrigatoriedade e repressão, para os socioeducadores é de mediações que não se efetivam como transformadoras, cuja principal característica é o cumprimento de determinações legais de ordem burocrática. Ao mesmo tempo, os socioeducadores configuram suas ações como orientação de medida, e não como educativa, reproduzindo-as tal como previstas nos documentos legais. Esses sentidos constituem-se como entraves ao desenvolvimento de interações que promovam a possibilidade de novos modos de funcionar dos jovens e dos socioeducadores. |
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Venancio, Magda Machado RibeiroPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T18:58:35Z2022-02-16T18:58:35Z2011-02-09http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159015992875922591434Esta pesquisa teve por objetivo compreender e analisar os sentidos que jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida e seus socioeducadores atribuem à Medida. Objetivou-se ainda investigar se a denominação atribuída aos adultos que executam, orientam e acompanham a Medida corresponde ao que dela se espera: que seja socieducativa. O aporte teórico-metodológico que sustentou a análise é o da psicologia histórico-cultural, representados por Vygotski e Leontiev, além de muitos de seus leitores. Tal escolha conduziu a procedimentos que priorizaram a observação das interações no contexto da Medida, focalizando os variados momentos e atividades que a constituem. Foram realizadas, também, entrevistas de aprofundamento e os dados das observações foram registrados em diário de campo. A análise teve como central as contradições que emergiram dos momentos de interação da pesquisadora com o contexto. Como resultados constatamos que são diversos os sentidos atribuídos às medidas socioeducativas, tanto pelos jovens como pelos socioeducadores. Enquanto para os jovens os sentidos que prevalecem são de obrigatoriedade e repressão, para os socioeducadores é de mediações que não se efetivam como transformadoras, cuja principal característica é o cumprimento de determinações legais de ordem burocrática. Ao mesmo tempo, os socioeducadores configuram suas ações como orientação de medida, e não como educativa, reproduzindo-as tal como previstas nos documentos legais. Esses sentidos constituem-se como entraves ao desenvolvimento de interações que promovam a possibilidade de novos modos de funcionar dos jovens e dos socioeducadores.This research has as its objective to comprehend and analyze the meanings to which youngsters under social educative measures of assisted liberty and its social educators attribute to the Measure (Social Educational Measure of Assisted Liberty). Furthermore this study investigates the designation related to the adults who execute, orient, and accompany the Measure so that it corresponds to what is expected: to be social educative.The theoretic-methodological principal which sustained this analysis was that of historic-cultural psychology, represented by Vygotski and Leontiev as well as many of their readers. Such a choice of method lead to procedures which prioritized the observation of the interactions within the context of the Measure, focussing on different moments and activities which structure it. Further interviews and examinations were held and registered in field reports. The analysis' core developed around the contradictions which emerged from the moments of interaction of the research author and the context. As a result it was verified that the meanings attributed to the social educative measures are diverse not only by the youngsters but by the social educators as well. While for the youngsters the significance which prevails is of that related to obligation and repression, for the social educators it is of unsuccessful and unchanging transactions, which is mainly the compliance of legal determinations of bureaucratic procedures. At the same time, the social educators carry out their actions as orientational measures instead of educational measures, merely reproducing as is dictated in the legal documents. These measures constitute themselves as obstacles to the development of interactions which can promote the possibility of new methods of functioning between youngsters and social educatorsporPUC-Campinasjovens em conflito com a leisocioeducadorespsicologia histórico-culturalsentidospolíticas públicasyoungsters in conflict with the lawsocial educatorscultural-historic psychologymeanings and public policiesOs sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadoresThe meanings attributed to social educative measures of assisted liberty applied to youngsters who are in conflict with the law and its social educatorsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Guzzo, Raquel Souza LoboAntunes, Mitsuko Aparecida Makino88631631528484051548595071478367CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Magda_MRV.pdfccv_ppgpsico_me_Magda_MRV.pdfapplication/pdf1047223http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15901/1/ccv_ppgpsico_me_Magda_MRV.pdfaba23e8b7e29130b1d4727397bc4fc55MD51123456789/159012022-09-02 11:36:16.357oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15901Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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