Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15174
Resumo: Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos.
id PCAM_a2bd397cf63f83d886806c9eec4a817b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15174
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Santos, Selma Aparecida Rodrigues dosPontifícia Universidade Católica de CampinasAlmozara, Paula Cristina Somenzari2022-02-16T14:39:30Z2022-02-16T14:39:30Z2019-12-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151742823266389388826Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos.In the information society, the habit of reading is also related to new social contexts, which, interconnected by digital cultures, are spaces of those who read in other genres, such as blogs, tweets, emails, posts. From this perspective, reading is a fundamental competence to be an active citizen in our world, and literary reading is part of it. However, we educators face the daily challenge that has become the formation of our students as reader subjects, especially concerning literary readings. This study is a narrative of my experience as an educator/researcher in the formation of adolescent readers of literature. He proposes a dialogue from the reading experiences (mine and my former students) inside and outside the classrooms space, for the understanding of the subjectivities involved in the reader pact between these subjects and the read works. It represents part of my discoveries in this process and, as a “laboratory of thought,” from an interdisciplinary perspective, taking the poetics of inquiry as its basis, is the record of this trajectory composed of the self-narratives of all concerned.porPUC-CampinasEscrita de siLeitura subjetivaFormação leitoraNarrativa de experiênciaAdolescênciaLiteraturaSelf-writingSubjective readingReader trainingExperience narrativesAdolescenceLiteratureEscritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP56067690469021453690271229706372Donati, Luisa Angélica ParaguaiValle Neto, Júlio de Souza66163057681339133410238721627945CLC – Centro de Linguagem e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e ArteMoraes, Ricardo Gaiotto deORIGINALclc_ppglimiar_me_Selma_ARS.pdfclc_ppglimiar_me_Selma_ARS.pdfapplication/pdf4571390http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15174/1/clc_ppglimiar_me_Selma_ARS.pdfd518f81efddefaa92004a04d8ef0ee20MD51123456789/151742023-02-16 12:12:42.885oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15174Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-02-16T14:12:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
spellingShingle Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
Escrita de si
Leitura subjetiva
Formação leitora
Narrativa de experiência
Adolescência
Literatura
Self-writing
Subjective reading
Reader training
Experience narratives
Adolescence
Literature
title_short Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title_full Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title_fullStr Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title_full_unstemmed Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title_sort Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
author Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
author_facet Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almozara, Paula Cristina Somenzari
contributor_str_mv Almozara, Paula Cristina Somenzari
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de si
Leitura subjetiva
Formação leitora
Narrativa de experiência
Adolescência
Literatura
Self-writing
Subjective reading
Reader training
Experience narratives
Adolescence
Literature
topic Escrita de si
Leitura subjetiva
Formação leitora
Narrativa de experiência
Adolescência
Literatura
Self-writing
Subjective reading
Reader training
Experience narratives
Adolescence
Literature
description Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T14:39:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T14:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15174
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2823266389388826
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15174
identifier_str_mv 2823266389388826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15174/1/clc_ppglimiar_me_Selma_ARS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d518f81efddefaa92004a04d8ef0ee20
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790731711447040