Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15174
Resumo: Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos.
id PUC_CAMP-5_a2bd397cf63f83d886806c9eec4a817b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15174
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescênciaEscrita de siLeitura subjetivaFormação leitoraNarrativa de experiênciaAdolescênciaLiteraturaSelf-writingSubjective readingReader trainingExperience narrativesAdolescenceLiteratureNa sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos.In the information society, the habit of reading is also related to new social contexts, which, interconnected by digital cultures, are spaces of those who read in other genres, such as blogs, tweets, emails, posts. From this perspective, reading is a fundamental competence to be an active citizen in our world, and literary reading is part of it. However, we educators face the daily challenge that has become the formation of our students as reader subjects, especially concerning literary readings. This study is a narrative of my experience as an educator/researcher in the formation of adolescent readers of literature. He proposes a dialogue from the reading experiences (mine and my former students) inside and outside the classrooms space, for the understanding of the subjectivities involved in the reader pact between these subjects and the read works. It represents part of my discoveries in this process and, as a “laboratory of thought,” from an interdisciplinary perspective, taking the poetics of inquiry as its basis, is the record of this trajectory composed of the self-narratives of all concerned.PUC-CampinasAlmozara, Paula Cristina SomenzariPontifícia Universidade Católica de CampinasSantos, Selma Aparecida Rodrigues dos2022-02-16T14:39:30Z2022-02-16T14:39:30Z2019-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/151742823266389388826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-02-16T14:12:42Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15174Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-02-16T14:12:42Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
spellingShingle Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
Escrita de si
Leitura subjetiva
Formação leitora
Narrativa de experiência
Adolescência
Literatura
Self-writing
Subjective reading
Reader training
Experience narratives
Adolescence
Literature
title_short Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title_full Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title_fullStr Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title_full_unstemmed Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
title_sort Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência
author Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
author_facet Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almozara, Paula Cristina Somenzari
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Selma Aparecida Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita de si
Leitura subjetiva
Formação leitora
Narrativa de experiência
Adolescência
Literatura
Self-writing
Subjective reading
Reader training
Experience narratives
Adolescence
Literature
topic Escrita de si
Leitura subjetiva
Formação leitora
Narrativa de experiência
Adolescência
Literatura
Self-writing
Subjective reading
Reader training
Experience narratives
Adolescence
Literature
description Na sociedade da informação, o hábito de ler está relacionado também aos novos contextos sociais, que, interligados pelas culturas digitais, são espaços daqueles que leem em outros gêneros, como blogues, tweets, e-mails, posts. Por essa perspectiva, ler é uma competência fundamental para ser cidadão ativo em nosso mundo, sendo a leitura literária parte disso. Contudo, nós, educadores, enfrentamos o desafio diário que se tornou a formação de nossos estudantes em sujeitos leitores, principalmente, no que concerne às leituras literárias. Este estudo é uma narrativa de minha experiência enquanto educadora/ pesquisadora na formação de leitores adolescentes. Ele propõe um diálogo a partir das vivências leitoras (minhas e de meus ex-alunos) dentro e fora do espaço salas de aula, para a compreensão das subjetividades envolvidas no pacto de leitor entre esses sujeitos e as obras lidas. Representa parte das minhas descobertas nesse processo e, como “laboratório de pensamento”, numa perspectiva interdisciplinar, tomando a poética de investigação como base, é o registro dessa trajetória composta pelas narrativas de si dos envolvidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2022-02-16T14:39:30Z
2022-02-16T14:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15174
2823266389388826
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15174
identifier_str_mv 2823266389388826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415792181608448