Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Labrunetti, Sylvia Fernandes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15884
Resumo: Esta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e dissertações na biblioteca digital de uma faculdade de Educação, este trabalho procurou caracterizar essas produções e verificar suas tendências teóricas, verificando assim os conceitos psicanalíticos presentes nestas pesquisas. Através da leitura dos resumos de todas as teses e dissertações disponíveis online , os trabalhos foram agrupados em temáticas. A temática relações interpessoais foi o foco desta pesquisa, pois considera-se que a influência da Psicanálise nessa temática seria maior. Os trabalhos desse grupo foram lidos na íntegra e analisados em dois aspectos. Primeiramente foram avaliadas quanto a qualidade da produção através da escala ARR. Depois foram analisados os conceitos psicanalíticos presentes em cada trabalho com base em um dos textos iniciais da Psicanálise. Os resultados demonstraram que os trabalhos se apresentam com muitas deficiências no aspecto qualitativo das produções científicas. E os conceitos psicanalíticos, além de bastante diluídos nos trabalhos da área escolar, apresentam-se de forma superficial e sem a complexidade e aprofundamento de cada conceito. Esses resultados apontam que esses trabalhos da área escolar sofrem uma influência sutil da Psicanálise e que se utilizam de termos dessa teoria de forma superficial e pouco aprofundada, revelando a idéia do senso comum a respeito da Psicanálise que também está presente nesses trabalhos.
id PCAM_aac291e082f85215fe7a528c84601a39
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15884
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Labrunetti, Sylvia FernandesPontifícia Universidade Católica de CampinasOliveira, Maria Helena Mourão Alves2022-02-16T18:58:12Z2022-02-16T18:58:12Z2007-02-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158841563826640307870Esta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e dissertações na biblioteca digital de uma faculdade de Educação, este trabalho procurou caracterizar essas produções e verificar suas tendências teóricas, verificando assim os conceitos psicanalíticos presentes nestas pesquisas. Através da leitura dos resumos de todas as teses e dissertações disponíveis online , os trabalhos foram agrupados em temáticas. A temática relações interpessoais foi o foco desta pesquisa, pois considera-se que a influência da Psicanálise nessa temática seria maior. Os trabalhos desse grupo foram lidos na íntegra e analisados em dois aspectos. Primeiramente foram avaliadas quanto a qualidade da produção através da escala ARR. Depois foram analisados os conceitos psicanalíticos presentes em cada trabalho com base em um dos textos iniciais da Psicanálise. Os resultados demonstraram que os trabalhos se apresentam com muitas deficiências no aspecto qualitativo das produções científicas. E os conceitos psicanalíticos, além de bastante diluídos nos trabalhos da área escolar, apresentam-se de forma superficial e sem a complexidade e aprofundamento de cada conceito. Esses resultados apontam que esses trabalhos da área escolar sofrem uma influência sutil da Psicanálise e que se utilizam de termos dessa teoria de forma superficial e pouco aprofundada, revelando a idéia do senso comum a respeito da Psicanálise que também está presente nesses trabalhos.This research has the purpose of analysying the influence of the Psychoanalysis through thesis and essays on the education field. Having as a goal the analysys of the theoretical trends on studies about Psychoanalysis found in thesis and essays of the College of Education s digital library , this research tried to characterize these papers and verify their theoretical trends and, as a result verify, as well, the psychoanalytic concepts found in those papers. Through the reading of the summaries of all the available on line thesis and essays, these papers had been grouped in themes. The interpersonal relations theme was the focus of this research, due to the fact that the influence of the Psychoanalysis in this theme was considered greater. The papers of this group had been read in the whole and analyzed in two aspects. First they had been evaluated according to the quality of the production based on the ARR scale. After that the psychoanalytic concepts in every work were analyzed based on one of the Psychoanalysis introductory texts. The results were that the papers have many deficiencies in the qualitative aspect of the scientific productions. And the concepts are not only diluted in the works of the education field, but also presented in a superficial way and without the complexity and deepening of each one. These results showed the subtle influence that these papers of the education field suffer from the Psychoanalysis and that terms of this theory are used in a superficial way and little deepened, disclosing the idea of the common sense regarding the Psychoanalysis that also is present in these papers.porPUC-Campinaspsicanáliseeducaçãoprodução científicaconceitos psicanalíticosavaliação da produção científicapsychoanalysiseducationscientific productionpsychoanalytical conceptsevaluation of the scientific productionProdução científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertaçõesScientific production on psychoanalysis and education in thesis and essaysinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2623376648374353Terzis, AntoniosPinto, Ana Lúcia Guedes76466992200447863520682067333415CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Sylvia_FL.pdfccv_ppgpsico_me_Sylvia_FL.pdfapplication/pdf763187http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15884/1/ccv_ppgpsico_me_Sylvia_FL.pdfc8da198ce989cc3afe1690d017827630MD51123456789/158842022-09-02 11:36:15.971oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15884Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Scientific production on psychoanalysis and education in thesis and essays
title Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
spellingShingle Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
Labrunetti, Sylvia Fernandes
psicanálise
educação
produção científica
conceitos psicanalíticos
avaliação da produção científica
psychoanalysis
education
scientific production
psychoanalytical concepts
evaluation of the scientific production
title_short Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
title_full Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
title_fullStr Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
title_full_unstemmed Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
title_sort Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
author Labrunetti, Sylvia Fernandes
author_facet Labrunetti, Sylvia Fernandes
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Labrunetti, Sylvia Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Maria Helena Mourão Alves
contributor_str_mv Oliveira, Maria Helena Mourão Alves
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise
educação
produção científica
conceitos psicanalíticos
avaliação da produção científica
psychoanalysis
education
scientific production
psychoanalytical concepts
evaluation of the scientific production
topic psicanálise
educação
produção científica
conceitos psicanalíticos
avaliação da produção científica
psychoanalysis
education
scientific production
psychoanalytical concepts
evaluation of the scientific production
description Esta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e dissertações na biblioteca digital de uma faculdade de Educação, este trabalho procurou caracterizar essas produções e verificar suas tendências teóricas, verificando assim os conceitos psicanalíticos presentes nestas pesquisas. Através da leitura dos resumos de todas as teses e dissertações disponíveis online , os trabalhos foram agrupados em temáticas. A temática relações interpessoais foi o foco desta pesquisa, pois considera-se que a influência da Psicanálise nessa temática seria maior. Os trabalhos desse grupo foram lidos na íntegra e analisados em dois aspectos. Primeiramente foram avaliadas quanto a qualidade da produção através da escala ARR. Depois foram analisados os conceitos psicanalíticos presentes em cada trabalho com base em um dos textos iniciais da Psicanálise. Os resultados demonstraram que os trabalhos se apresentam com muitas deficiências no aspecto qualitativo das produções científicas. E os conceitos psicanalíticos, além de bastante diluídos nos trabalhos da área escolar, apresentam-se de forma superficial e sem a complexidade e aprofundamento de cada conceito. Esses resultados apontam que esses trabalhos da área escolar sofrem uma influência sutil da Psicanálise e que se utilizam de termos dessa teoria de forma superficial e pouco aprofundada, revelando a idéia do senso comum a respeito da Psicanálise que também está presente nesses trabalhos.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:58:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15884
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 1563826640307870
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15884
identifier_str_mv 1563826640307870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15884/1/ccv_ppgpsico_me_Sylvia_FL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c8da198ce989cc3afe1690d017827630
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790722366537728