Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15884 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e dissertações na biblioteca digital de uma faculdade de Educação, este trabalho procurou caracterizar essas produções e verificar suas tendências teóricas, verificando assim os conceitos psicanalíticos presentes nestas pesquisas. Através da leitura dos resumos de todas as teses e dissertações disponíveis online , os trabalhos foram agrupados em temáticas. A temática relações interpessoais foi o foco desta pesquisa, pois considera-se que a influência da Psicanálise nessa temática seria maior. Os trabalhos desse grupo foram lidos na íntegra e analisados em dois aspectos. Primeiramente foram avaliadas quanto a qualidade da produção através da escala ARR. Depois foram analisados os conceitos psicanalíticos presentes em cada trabalho com base em um dos textos iniciais da Psicanálise. Os resultados demonstraram que os trabalhos se apresentam com muitas deficiências no aspecto qualitativo das produções científicas. E os conceitos psicanalíticos, além de bastante diluídos nos trabalhos da área escolar, apresentam-se de forma superficial e sem a complexidade e aprofundamento de cada conceito. Esses resultados apontam que esses trabalhos da área escolar sofrem uma influência sutil da Psicanálise e que se utilizam de termos dessa teoria de forma superficial e pouco aprofundada, revelando a idéia do senso comum a respeito da Psicanálise que também está presente nesses trabalhos. |
id |
PUC_CAMP-5_aac291e082f85215fe7a528c84601a39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15884 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertaçõesScientific production on psychoanalysis and education in thesis and essayspsicanáliseeducaçãoprodução científicaconceitos psicanalíticosavaliação da produção científicapsychoanalysiseducationscientific productionpsychoanalytical conceptsevaluation of the scientific productionEsta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e dissertações na biblioteca digital de uma faculdade de Educação, este trabalho procurou caracterizar essas produções e verificar suas tendências teóricas, verificando assim os conceitos psicanalíticos presentes nestas pesquisas. Através da leitura dos resumos de todas as teses e dissertações disponíveis online , os trabalhos foram agrupados em temáticas. A temática relações interpessoais foi o foco desta pesquisa, pois considera-se que a influência da Psicanálise nessa temática seria maior. Os trabalhos desse grupo foram lidos na íntegra e analisados em dois aspectos. Primeiramente foram avaliadas quanto a qualidade da produção através da escala ARR. Depois foram analisados os conceitos psicanalíticos presentes em cada trabalho com base em um dos textos iniciais da Psicanálise. Os resultados demonstraram que os trabalhos se apresentam com muitas deficiências no aspecto qualitativo das produções científicas. E os conceitos psicanalíticos, além de bastante diluídos nos trabalhos da área escolar, apresentam-se de forma superficial e sem a complexidade e aprofundamento de cada conceito. Esses resultados apontam que esses trabalhos da área escolar sofrem uma influência sutil da Psicanálise e que se utilizam de termos dessa teoria de forma superficial e pouco aprofundada, revelando a idéia do senso comum a respeito da Psicanálise que também está presente nesses trabalhos.This research has the purpose of analysying the influence of the Psychoanalysis through thesis and essays on the education field. Having as a goal the analysys of the theoretical trends on studies about Psychoanalysis found in thesis and essays of the College of Education s digital library , this research tried to characterize these papers and verify their theoretical trends and, as a result verify, as well, the psychoanalytic concepts found in those papers. Through the reading of the summaries of all the available on line thesis and essays, these papers had been grouped in themes. The interpersonal relations theme was the focus of this research, due to the fact that the influence of the Psychoanalysis in this theme was considered greater. The papers of this group had been read in the whole and analyzed in two aspects. First they had been evaluated according to the quality of the production based on the ARR scale. After that the psychoanalytic concepts in every work were analyzed based on one of the Psychoanalysis introductory texts. The results were that the papers have many deficiencies in the qualitative aspect of the scientific productions. And the concepts are not only diluted in the works of the education field, but also presented in a superficial way and without the complexity and deepening of each one. These results showed the subtle influence that these papers of the education field suffer from the Psychoanalysis and that terms of this theory are used in a superficial way and little deepened, disclosing the idea of the common sense regarding the Psychoanalysis that also is present in these papers.PUC-CampinasOliveira, Maria Helena Mourão AlvesPontifícia Universidade Católica de CampinasLabrunetti, Sylvia Fernandes2022-02-16T18:58:12Z2022-02-16T18:58:12Z2007-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158841563826640307870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:15Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15884Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:15Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações Scientific production on psychoanalysis and education in thesis and essays |
title |
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações |
spellingShingle |
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações Labrunetti, Sylvia Fernandes psicanálise educação produção científica conceitos psicanalíticos avaliação da produção científica psychoanalysis education scientific production psychoanalytical concepts evaluation of the scientific production |
title_short |
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações |
title_full |
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações |
title_fullStr |
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações |
title_full_unstemmed |
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações |
title_sort |
Produção científica sobre psicanálise e educação em teses e dissertações |
author |
Labrunetti, Sylvia Fernandes |
author_facet |
Labrunetti, Sylvia Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Maria Helena Mourão Alves Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Labrunetti, Sylvia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicanálise educação produção científica conceitos psicanalíticos avaliação da produção científica psychoanalysis education scientific production psychoanalytical concepts evaluation of the scientific production |
topic |
psicanálise educação produção científica conceitos psicanalíticos avaliação da produção científica psychoanalysis education scientific production psychoanalytical concepts evaluation of the scientific production |
description |
Esta pesquisa se propõe a analisar a influência da Psicanálise na Educação através de teses e dissertações da área escolar. Com o objetivo de analisar as tendências teóricas dos estudos sobre Psicanálise nas teses e dissertações na biblioteca digital de uma faculdade de Educação, este trabalho procurou caracterizar essas produções e verificar suas tendências teóricas, verificando assim os conceitos psicanalíticos presentes nestas pesquisas. Através da leitura dos resumos de todas as teses e dissertações disponíveis online , os trabalhos foram agrupados em temáticas. A temática relações interpessoais foi o foco desta pesquisa, pois considera-se que a influência da Psicanálise nessa temática seria maior. Os trabalhos desse grupo foram lidos na íntegra e analisados em dois aspectos. Primeiramente foram avaliadas quanto a qualidade da produção através da escala ARR. Depois foram analisados os conceitos psicanalíticos presentes em cada trabalho com base em um dos textos iniciais da Psicanálise. Os resultados demonstraram que os trabalhos se apresentam com muitas deficiências no aspecto qualitativo das produções científicas. E os conceitos psicanalíticos, além de bastante diluídos nos trabalhos da área escolar, apresentam-se de forma superficial e sem a complexidade e aprofundamento de cada conceito. Esses resultados apontam que esses trabalhos da área escolar sofrem uma influência sutil da Psicanálise e que se utilizam de termos dessa teoria de forma superficial e pouco aprofundada, revelando a idéia do senso comum a respeito da Psicanálise que também está presente nesses trabalhos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-16 2022-02-16T18:58:12Z 2022-02-16T18:58:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15884 1563826640307870 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15884 |
identifier_str_mv |
1563826640307870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210242026504192 |