Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16050 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou investigar e analisar o que pensam adolescentes que cursam o Ensino Médio público do período noturno sobre o futuro e como veem a contribuição da escola para sua vida atual e futura. Fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural e reconhecendo que o desenvolvimento ocorre na interação entre o sujeito e a cultura, esta pesquisa-intervenção também teve como intenção oferecer um espaço de reflexão e discussão para os adolescentes como possibilidade de expressão de dúvidas e afetos. Como procedimento, foram realizados 24 encontros com os adolescentes durante o período letivo de 2017, em que ocorreram debates, reflexões e atividades mediadas por materialidades artísticas, tal como pinturas, filmes e músicas, a modo estratégico para promover o envolvimento dos estudantes com as ações propostas e a ressignificação de suas percepções e relações sobre a escola. Também foram realizadas oficinas com profissionais convidados a partir da escolha de profissões de maior interesse dos estudantes. Como resultados, percebemos que a ideia de futuro dos alunos está relacionada principalmente ao trabalho e é apresentada por alguns como uma experiência concreta, pautada no real, enquanto, para outros, caracteriza-se como fantasiosa. Para os adolescentes participantes, o trabalho, seja ele dependente de uma formação universitária ou não, aparece como meio para melhorar suas condições de vida, antecedendo quaisquer outras vivências que deverão ter no futuro, como constituição de família, por exemplo. Percebemos também que não há, por parte dos alunos, o reconhecimento do papel da escola para a criação de novas possibilidades de vida, e acreditamos que o psicólogo deve estar atento para essas e outras demandas que possam emergir quando discutimos o futuro. |
id |
PCAM_afc8d45c02d768b191782cf00f249d51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16050 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Luz, Tatiane Stephan RocchettiPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lucia Trevisan de2022-02-16T19:02:12Z2022-02-16T19:02:12Z2019-02-12http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160505572024229521181Esta pesquisa objetivou investigar e analisar o que pensam adolescentes que cursam o Ensino Médio público do período noturno sobre o futuro e como veem a contribuição da escola para sua vida atual e futura. Fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural e reconhecendo que o desenvolvimento ocorre na interação entre o sujeito e a cultura, esta pesquisa-intervenção também teve como intenção oferecer um espaço de reflexão e discussão para os adolescentes como possibilidade de expressão de dúvidas e afetos. Como procedimento, foram realizados 24 encontros com os adolescentes durante o período letivo de 2017, em que ocorreram debates, reflexões e atividades mediadas por materialidades artísticas, tal como pinturas, filmes e músicas, a modo estratégico para promover o envolvimento dos estudantes com as ações propostas e a ressignificação de suas percepções e relações sobre a escola. Também foram realizadas oficinas com profissionais convidados a partir da escolha de profissões de maior interesse dos estudantes. Como resultados, percebemos que a ideia de futuro dos alunos está relacionada principalmente ao trabalho e é apresentada por alguns como uma experiência concreta, pautada no real, enquanto, para outros, caracteriza-se como fantasiosa. Para os adolescentes participantes, o trabalho, seja ele dependente de uma formação universitária ou não, aparece como meio para melhorar suas condições de vida, antecedendo quaisquer outras vivências que deverão ter no futuro, como constituição de família, por exemplo. Percebemos também que não há, por parte dos alunos, o reconhecimento do papel da escola para a criação de novas possibilidades de vida, e acreditamos que o psicólogo deve estar atento para essas e outras demandas que possam emergir quando discutimos o futuro.The aim of this research was to investigate and analyze how high schoolers teenagers perceive the future and how they see the contribution of the school to their current and future life. Based on Cultural-Historical Psychology and recognizing that development occurs in the interaction between the subject and the culture, this intervention research also had as its intention to offer a space of reflection and discussion for adolescents as a possibility of expressing doubts and affections. As a procedure, 24 meetings were held with adolescents during the academic period of 2017, in which debates, reflections and activities mediated by artistic materialities such as paintings, films and music took place as a strategy to promote the students' involvement with the proposed actions and the resignification of their own perceptions and relationships about school. There were also workshops with invited professionals from professions of greater interest of the students. As results, we perceive that the students' idea of the future is related mainly to the work, and is presented by some as a concrete experience, based on the real, while for others it is characterized as fanciful. For the participating adolescents, working, whether dependent on a university education or not, appears as a means to improve their living conditions, preceding any other experiences they should have in the future, such as family formation, for example. We also realize that there is no recognition by students of the role the school plays in creating new possibilities for life, and we believe that the psychologist must be aware of these and other demands that may emerge when discussing the future.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqporPUC-CampinasPsicologia Escolar e EducacionalPsicologia Histórico-CulturalAdolescênciaPerspectivas de FuturoEnsino Médio Público.School and Educational PsychologyHistorical-Cultural PsychologyAdolescenceFuture PerspectivesPublic High School.Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno?Future perspectives and adolescence: what expresses students of a public school in the Night School?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Pott, Eveline Tonelotto BarbosaDugnani, Lilian Aparecida Cruz39253083071659817545523049843133CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Tatiane_SRL.pdfccv_ppgpsico_me_Tatiane_SRL.pdfapplication/pdf1396684http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16050/1/ccv_ppgpsico_me_Tatiane_SRL.pdfb528d6a3ce74e5184faad7e43b50e4f2MD51123456789/160502022-09-02 11:36:19.179oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno? |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Future perspectives and adolescence: what expresses students of a public school in the Night School? |
title |
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno? |
spellingShingle |
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno? Luz, Tatiane Stephan Rocchetti Psicologia Escolar e Educacional Psicologia Histórico-Cultural Adolescência Perspectivas de Futuro Ensino Médio Público. School and Educational Psychology Historical-Cultural Psychology Adolescence Future Perspectives Public High School. |
title_short |
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno? |
title_full |
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno? |
title_fullStr |
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno? |
title_full_unstemmed |
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno? |
title_sort |
Perspectivas de futuro e adolescência: o que expressam alunos de uma escola pública no ensino médio noturno? |
author |
Luz, Tatiane Stephan Rocchetti |
author_facet |
Luz, Tatiane Stephan Rocchetti |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Tatiane Stephan Rocchetti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Vera Lucia Trevisan de |
contributor_str_mv |
Souza, Vera Lucia Trevisan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional Psicologia Histórico-Cultural Adolescência Perspectivas de Futuro Ensino Médio Público. School and Educational Psychology Historical-Cultural Psychology Adolescence Future Perspectives Public High School. |
topic |
Psicologia Escolar e Educacional Psicologia Histórico-Cultural Adolescência Perspectivas de Futuro Ensino Médio Público. School and Educational Psychology Historical-Cultural Psychology Adolescence Future Perspectives Public High School. |
description |
Esta pesquisa objetivou investigar e analisar o que pensam adolescentes que cursam o Ensino Médio público do período noturno sobre o futuro e como veem a contribuição da escola para sua vida atual e futura. Fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural e reconhecendo que o desenvolvimento ocorre na interação entre o sujeito e a cultura, esta pesquisa-intervenção também teve como intenção oferecer um espaço de reflexão e discussão para os adolescentes como possibilidade de expressão de dúvidas e afetos. Como procedimento, foram realizados 24 encontros com os adolescentes durante o período letivo de 2017, em que ocorreram debates, reflexões e atividades mediadas por materialidades artísticas, tal como pinturas, filmes e músicas, a modo estratégico para promover o envolvimento dos estudantes com as ações propostas e a ressignificação de suas percepções e relações sobre a escola. Também foram realizadas oficinas com profissionais convidados a partir da escolha de profissões de maior interesse dos estudantes. Como resultados, percebemos que a ideia de futuro dos alunos está relacionada principalmente ao trabalho e é apresentada por alguns como uma experiência concreta, pautada no real, enquanto, para outros, caracteriza-se como fantasiosa. Para os adolescentes participantes, o trabalho, seja ele dependente de uma formação universitária ou não, aparece como meio para melhorar suas condições de vida, antecedendo quaisquer outras vivências que deverão ter no futuro, como constituição de família, por exemplo. Percebemos também que não há, por parte dos alunos, o reconhecimento do papel da escola para a criação de novas possibilidades de vida, e acreditamos que o psicólogo deve estar atento para essas e outras demandas que possam emergir quando discutimos o futuro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T19:02:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T19:02:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16050 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
5572024229521181 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16050 |
identifier_str_mv |
5572024229521181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16050/1/ccv_ppgpsico_me_Tatiane_SRL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b528d6a3ce74e5184faad7e43b50e4f2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790737348591616 |