Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Eveline Tonelotto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15926
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como aporte teórico e metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental e duas professoras. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os procedimentos de construção de informações utilizados foram: observações das atividades escolares, contação de histórias, diálogos dos alunos, histórias escritas pelos alunos e entrevistas semiestruturadas com as duas professoras. As informações foram registradas em diários de campo, a entrevista com a professora da sala foi gravada e registrada em áudio e a entrevista realizada com a segunda professora foi registrada em diário de campo. A pesquisa possibilitou concluir que os sentidos configurados pelos alunos e professoras sobre o respeito e o desrespeito são diferentes e diversos. Muitas atitudes dos alunos, interpretadas como desrespeitosas, decorrem de diferenças na forma de significar e atribuir sentidos a situações e fatos que, muitas vezes, são mobilizados por afetos. Para as professoras, os sentidos do respeito associamse a interesse dos alunos pelo conhecimento, a ambiente silencioso e a manifestação de medo pelos alunos. Em contrapartida, para as professoras o desrespeito associa-se à agitação e à conversa dos alunos em sala de aula e revelam uma concepção de que os alunos não respeitam e, muitas vezes, atribui-se às famílias a responsabilidade pelos comportamentos dos jovens. Para os alunos, o respeito associa-se a ações voltadas a ajudar os outros, confundindo-se com caridade. Já o desrespeito aparece associado às diferenças socioeconômicas e ao uso da força física para solucionar os conflitos.
id PCAM_b7c01bb4a0fdca52f63d97287102e1c1
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15926
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Barbosa, Eveline TonelottoPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T18:59:18Z2022-02-16T18:59:18Z2012-12-18http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159263925308307165981Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como aporte teórico e metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental e duas professoras. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os procedimentos de construção de informações utilizados foram: observações das atividades escolares, contação de histórias, diálogos dos alunos, histórias escritas pelos alunos e entrevistas semiestruturadas com as duas professoras. As informações foram registradas em diários de campo, a entrevista com a professora da sala foi gravada e registrada em áudio e a entrevista realizada com a segunda professora foi registrada em diário de campo. A pesquisa possibilitou concluir que os sentidos configurados pelos alunos e professoras sobre o respeito e o desrespeito são diferentes e diversos. Muitas atitudes dos alunos, interpretadas como desrespeitosas, decorrem de diferenças na forma de significar e atribuir sentidos a situações e fatos que, muitas vezes, são mobilizados por afetos. Para as professoras, os sentidos do respeito associamse a interesse dos alunos pelo conhecimento, a ambiente silencioso e a manifestação de medo pelos alunos. Em contrapartida, para as professoras o desrespeito associa-se à agitação e à conversa dos alunos em sala de aula e revelam uma concepção de que os alunos não respeitam e, muitas vezes, atribui-se às famílias a responsabilidade pelos comportamentos dos jovens. Para os alunos, o respeito associa-se a ações voltadas a ajudar os outros, confundindo-se com caridade. Já o desrespeito aparece associado às diferenças socioeconômicas e ao uso da força física para solucionar os conflitos.This research aims to analyze the senses which constitute the respect and disrespect in school relations and their influence on the manner of acting of students and teachers. Therefore, we adopted as the theoretical and methodological basis the Historical-Cultural Psychology, especially the concepts of Vygotsky, its main representative. Students in 6th year of elementary school and two teachers were taken as subjects. The research scenario was a public school in the state of São Paulo. The procedures used for construction of information were: observations of school activities, storytelling,dialogues of the students, stories written by the students and semistructured interviews with the two teachers. The information was recorded in field diaries, interviews with the teacher were recorded on audio and the second teacher interview was recorded in the field diary. This research allowed us to conclude that the senses set by the students and teachers on respect and disrespect are different and diverse. Many students' attitudes, interpreted as disrespectful, arise from differences in the way of meaning and assigning meanings to situations and facts that are often mobilized by affections. For the teachers, the senses of respect are associated with students' interest for knowledge, a quiet environment and the expression of fear by students. In contrast, the disrespect is associated with agitation and conversation of the students in the classroom and reveals a concept that students do not respect and often attaches itself to the families responsibility for the behavior of young people. For the students, respect is associated with actions aimed at helping others, being confounded with charity. Disrespect appears associated with socioeconomic differences and the use of physical force to resolve conflicts.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-CampinassentidorespeitoPsicologia Histórico-Culturaladolescentespsicologia escolarsenserespectHistorical-Cultural Psychologyteenagersscholar psychologyOs sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-culturalThe sense of respect in school: an analysis from the perspective of Historical-Cultural Psychologyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Guzzo, Raquel Souza LoboSouza, Marilene Proença Rebello de88631631528484052891705696645235CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Eveline_TB.pdfccv_ppgpsico_me_Eveline_TB.pdfapplication/pdf705378http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15926/1/ccv_ppgpsico_me_Eveline_TB.pdf1a9f325a664296f3c65b6c9a8199d86fMD51123456789/159262022-10-19 10:50:51.633oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15926Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-19T12:50:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The sense of respect in school: an analysis from the perspective of Historical-Cultural Psychology
title Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
spellingShingle Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
Barbosa, Eveline Tonelotto
sentido
respeito
Psicologia Histórico-Cultural
adolescentes
psicologia escolar
sense
respect
Historical-Cultural Psychology
teenagers
scholar psychology
title_short Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
title_full Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
title_fullStr Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
title_sort Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
author Barbosa, Eveline Tonelotto
author_facet Barbosa, Eveline Tonelotto
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Eveline Tonelotto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
contributor_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv sentido
respeito
Psicologia Histórico-Cultural
adolescentes
psicologia escolar
sense
respect
Historical-Cultural Psychology
teenagers
scholar psychology
topic sentido
respeito
Psicologia Histórico-Cultural
adolescentes
psicologia escolar
sense
respect
Historical-Cultural Psychology
teenagers
scholar psychology
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como aporte teórico e metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental e duas professoras. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os procedimentos de construção de informações utilizados foram: observações das atividades escolares, contação de histórias, diálogos dos alunos, histórias escritas pelos alunos e entrevistas semiestruturadas com as duas professoras. As informações foram registradas em diários de campo, a entrevista com a professora da sala foi gravada e registrada em áudio e a entrevista realizada com a segunda professora foi registrada em diário de campo. A pesquisa possibilitou concluir que os sentidos configurados pelos alunos e professoras sobre o respeito e o desrespeito são diferentes e diversos. Muitas atitudes dos alunos, interpretadas como desrespeitosas, decorrem de diferenças na forma de significar e atribuir sentidos a situações e fatos que, muitas vezes, são mobilizados por afetos. Para as professoras, os sentidos do respeito associamse a interesse dos alunos pelo conhecimento, a ambiente silencioso e a manifestação de medo pelos alunos. Em contrapartida, para as professoras o desrespeito associa-se à agitação e à conversa dos alunos em sala de aula e revelam uma concepção de que os alunos não respeitam e, muitas vezes, atribui-se às famílias a responsabilidade pelos comportamentos dos jovens. Para os alunos, o respeito associa-se a ações voltadas a ajudar os outros, confundindo-se com caridade. Já o desrespeito aparece associado às diferenças socioeconômicas e ao uso da força física para solucionar os conflitos.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:59:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:59:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15926
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3925308307165981
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15926
identifier_str_mv 3925308307165981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15926/1/ccv_ppgpsico_me_Eveline_TB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a9f325a664296f3c65b6c9a8199d86f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790720439255040