Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15926 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como aporte teórico e metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental e duas professoras. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os procedimentos de construção de informações utilizados foram: observações das atividades escolares, contação de histórias, diálogos dos alunos, histórias escritas pelos alunos e entrevistas semiestruturadas com as duas professoras. As informações foram registradas em diários de campo, a entrevista com a professora da sala foi gravada e registrada em áudio e a entrevista realizada com a segunda professora foi registrada em diário de campo. A pesquisa possibilitou concluir que os sentidos configurados pelos alunos e professoras sobre o respeito e o desrespeito são diferentes e diversos. Muitas atitudes dos alunos, interpretadas como desrespeitosas, decorrem de diferenças na forma de significar e atribuir sentidos a situações e fatos que, muitas vezes, são mobilizados por afetos. Para as professoras, os sentidos do respeito associamse a interesse dos alunos pelo conhecimento, a ambiente silencioso e a manifestação de medo pelos alunos. Em contrapartida, para as professoras o desrespeito associa-se à agitação e à conversa dos alunos em sala de aula e revelam uma concepção de que os alunos não respeitam e, muitas vezes, atribui-se às famílias a responsabilidade pelos comportamentos dos jovens. Para os alunos, o respeito associa-se a ações voltadas a ajudar os outros, confundindo-se com caridade. Já o desrespeito aparece associado às diferenças socioeconômicas e ao uso da força física para solucionar os conflitos. |
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Os sentidos do respeito na escola: uma análise da perspectiva da psicologia histórico-culturalThe sense of respect in school: an analysis from the perspective of Historical-Cultural PsychologysentidorespeitoPsicologia Histórico-Culturaladolescentespsicologia escolarsenserespectHistorical-Cultural Psychologyteenagersscholar psychologyEsta pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos que constituem o respeito e sua contrapartida de desrespeito nas relações escolares e sua influência no modo de agir de alunos e professores. Para tanto, adotamos como aporte teórico e metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Vigotski, seu principal representante. Tomaram-se como sujeitos alunos de 6° ano do Ensino Fundamental e duas professoras. O cenário da pesquisa foi uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Os procedimentos de construção de informações utilizados foram: observações das atividades escolares, contação de histórias, diálogos dos alunos, histórias escritas pelos alunos e entrevistas semiestruturadas com as duas professoras. As informações foram registradas em diários de campo, a entrevista com a professora da sala foi gravada e registrada em áudio e a entrevista realizada com a segunda professora foi registrada em diário de campo. A pesquisa possibilitou concluir que os sentidos configurados pelos alunos e professoras sobre o respeito e o desrespeito são diferentes e diversos. Muitas atitudes dos alunos, interpretadas como desrespeitosas, decorrem de diferenças na forma de significar e atribuir sentidos a situações e fatos que, muitas vezes, são mobilizados por afetos. Para as professoras, os sentidos do respeito associamse a interesse dos alunos pelo conhecimento, a ambiente silencioso e a manifestação de medo pelos alunos. Em contrapartida, para as professoras o desrespeito associa-se à agitação e à conversa dos alunos em sala de aula e revelam uma concepção de que os alunos não respeitam e, muitas vezes, atribui-se às famílias a responsabilidade pelos comportamentos dos jovens. Para os alunos, o respeito associa-se a ações voltadas a ajudar os outros, confundindo-se com caridade. Já o desrespeito aparece associado às diferenças socioeconômicas e ao uso da força física para solucionar os conflitos.This research aims to analyze the senses which constitute the respect and disrespect in school relations and their influence on the manner of acting of students and teachers. Therefore, we adopted as the theoretical and methodological basis the Historical-Cultural Psychology, especially the concepts of Vygotsky, its main representative. Students in 6th year of elementary school and two teachers were taken as subjects. The research scenario was a public school in the state of São Paulo. The procedures used for construction of information were: observations of school activities, storytelling,dialogues of the students, stories written by the students and semistructured interviews with the two teachers. The information was recorded in field diaries, interviews with the teacher were recorded on audio and the second teacher interview was recorded in the field diary. This research allowed us to conclude that the senses set by the students and teachers on respect and disrespect are different and diverse. Many students' attitudes, interpreted as disrespectful, arise from differences in the way of meaning and assigning meanings to situations and facts that are often mobilized by affections. For the teachers, the senses of respect are associated with students' interest for knowledge, a quiet environment and the expression of fear by students. In contrast, the disrespect is associated with agitation and conversation of the students in the classroom and reveals a concept that students do not respect and often attaches itself to the families responsibility for the behavior of young people. For the students, respect is associated with actions aimed at helping others, being confounded with charity. Disrespect appears associated with socioeconomic differences and the use of physical force to resolve conflicts.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasPUC-CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasBarbosa, Eveline Tonelotto2022-02-16T18:59:18Z2022-02-16T18:59:18Z2012-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159263925308307165981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-19T12:50:51Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15926Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-19T12:50:51Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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