Marcadores de resiliência infantil: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Karina da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15763
Resumo: A resiliência tem sido considerada um construto importante para o enfrentamento de situações adversas. Indiferente a sua relevância, nenhum instrumento brasileiro encontra-se disponível para sua avaliação na infância. Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver e buscar evidências de validade para o instrumento Marcadores de Resiliência Infantil (MRI). Para isto foram propostos sete estudos: o primeiro refere-se à construção do instrumento, que embasado na literatura, apresenta, em sua versão inicial, trinta histórias/itens as quais relacionam-se à seis elementos fundamentais da resiliência. O segundo estudo envolveu o desenvolvimento das alternativas de desfecho dos itens, por meio de entrevistas cognitivas, com 20 crianças com idades entre 8 e 12 anos. O terceiro estudo buscou evidências de validade baseadas no conteúdo, contando com a colaboração de 16 juízes, ao longo de três rodadas de avaliação, por meio das quais, 27 itens foram considerados adequados. No quarto estudo, verificou-se a adequação do instrumento junto a população alvo, através de Estudo Piloto conduzido em duas etapas com crianças representantes dos extratos extremos da faixa etária almejada. Do quinto estudo, que envolveu a busca por evidências de validade baseadas na estrutura interna e precisão do instrumento, participaram 462 crianças, sendo 223 meninas e 238 meninos, de escolas públicas e particulares. Os resultados obtidos indicaram a presença de seis fatores específicos e um fator geral, obtidos através do modelo bi-factor. Também, foi observada a necessidade de exclusão de cinco itens, de modo que a versão final do instrumento possui 22 itens. Confirmando assim o modelo teórico. Quanto a precisão, os coeficientes de alfa de Cronbach apontaram para adequação dos fatores Locus de controle, Coping e para o Total. No sexto e sétimo estudo buscou-se evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas. Desta forma, o sexto estudo, do tipo validade discriminante, comparou, por meio de correlação de Spearman, os escores obtidos junto ao MRI e a Escala de Stress Infantil. Contou com a participação de 136 crianças com idades entre 8 e 12 anos (F=67; M=69). Os resultados apontaram para correlações baixas e negativas entre os instrumentos, evidenciando a relação entre estes. Por fim, o estudo sete, do tipo validade de critério, buscou compreender a capacidade do MRI em discriminar grupos. Participaram do estudo 500 crianças, sendo 277 do sexo masculino, de cinco grupos distintos. A ANOVA apontou para a influência da variável grupo, destacando-se o desempenho do grupo 4. Portanto, ao final destas ações, pode-se concluir que foram identificadas evidências iniciais de validade e precisão para o instrumento MRI. De modo que outros estudos devam ser conduzidos a fim de que, futuramente, o instrumento possa ser disponibilizado para uso profissional.
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spelling Oliveira, Karina da SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasNakano, Tatiana de Cássia2022-02-16T18:43:54Z2022-02-16T18:43:54Z2019-02-12http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157631279397861485288A resiliência tem sido considerada um construto importante para o enfrentamento de situações adversas. Indiferente a sua relevância, nenhum instrumento brasileiro encontra-se disponível para sua avaliação na infância. Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver e buscar evidências de validade para o instrumento Marcadores de Resiliência Infantil (MRI). Para isto foram propostos sete estudos: o primeiro refere-se à construção do instrumento, que embasado na literatura, apresenta, em sua versão inicial, trinta histórias/itens as quais relacionam-se à seis elementos fundamentais da resiliência. O segundo estudo envolveu o desenvolvimento das alternativas de desfecho dos itens, por meio de entrevistas cognitivas, com 20 crianças com idades entre 8 e 12 anos. O terceiro estudo buscou evidências de validade baseadas no conteúdo, contando com a colaboração de 16 juízes, ao longo de três rodadas de avaliação, por meio das quais, 27 itens foram considerados adequados. No quarto estudo, verificou-se a adequação do instrumento junto a população alvo, através de Estudo Piloto conduzido em duas etapas com crianças representantes dos extratos extremos da faixa etária almejada. Do quinto estudo, que envolveu a busca por evidências de validade baseadas na estrutura interna e precisão do instrumento, participaram 462 crianças, sendo 223 meninas e 238 meninos, de escolas públicas e particulares. Os resultados obtidos indicaram a presença de seis fatores específicos e um fator geral, obtidos através do modelo bi-factor. Também, foi observada a necessidade de exclusão de cinco itens, de modo que a versão final do instrumento possui 22 itens. Confirmando assim o modelo teórico. Quanto a precisão, os coeficientes de alfa de Cronbach apontaram para adequação dos fatores Locus de controle, Coping e para o Total. No sexto e sétimo estudo buscou-se evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas. Desta forma, o sexto estudo, do tipo validade discriminante, comparou, por meio de correlação de Spearman, os escores obtidos junto ao MRI e a Escala de Stress Infantil. Contou com a participação de 136 crianças com idades entre 8 e 12 anos (F=67; M=69). Os resultados apontaram para correlações baixas e negativas entre os instrumentos, evidenciando a relação entre estes. Por fim, o estudo sete, do tipo validade de critério, buscou compreender a capacidade do MRI em discriminar grupos. Participaram do estudo 500 crianças, sendo 277 do sexo masculino, de cinco grupos distintos. A ANOVA apontou para a influência da variável grupo, destacando-se o desempenho do grupo 4. Portanto, ao final destas ações, pode-se concluir que foram identificadas evidências iniciais de validade e precisão para o instrumento MRI. De modo que outros estudos devam ser conduzidos a fim de que, futuramente, o instrumento possa ser disponibilizado para uso profissional.Resilience has been considered an important construct for coping with adverse situations. Regardless of its relevance, no Brazilian instrument is available for this assessment in childhood. Therefore, the aim of this study was to develop and search for validity evidence for the instrument named Children’s Resilience Markers (CRM). For this, seven studies were proposed: the first one refers to the construction of the instrument, that based on the literature, presents, in its initial version, thirty stories/items which relate to the six fundamental elements of resilience. The second study involved the development of all the alternatives outcome for the 30 items, this happened through cognitive interviews with 20 children aged 8 to 12 years. The third study sought validity evidence of content-related, with 16 judges collaborating over three rounds of evaluation, through which 27 items were considered appropriate. In the fourth study, the adequacy of CRM was verified with the target population through a Pilot Study conducted in two moments with children representing the extreme extracts of the target age group. For the fifth study, which involved the search for validity evidence based on the internal structure and accuracy of CRM, 462 children participated, being 223 girls and 238 boys from public and private schools. The results indicated the presence of six specific factors and a general factor, obtained through the bi-factor model. Also, it was observed the need to exclude five items, so that the final version of the instrument has 22 items. As for accuracy, Cronbach's alpha coefficients pointed to the adequacy of these factors: Locus control, Coping and Total. In the sixth and seventh studies, validity evidence was sought based on the relationship with external variables. In this way, the sixth study, aimed to searched discriminant validity type, comparing, through Spearman’s correlation, the scores obtained with CRM and Child Stress Scale. It was attended by 136 children aged 8 to 12 years (F = 67, M = 69). The results pointed to low and negative correlations between the instruments’ scores, evidencing the relationship between them. Finally, study seven, a criterion validity type, sought to understand the ability of CRM to discriminate groups. A total of 500 children participated, of which 277 were males, from five different groups. ANOVA pointed out that there were influence of the variable group in favor of group 4. Therefore, at the end of all these actions, it can be concluded that initial validity evidence and accuracy for the CRM was identified. Therefore, further studies should be conducted so that the instrument can be made available for professional use in the future.La resiliencia ha sido considerada un constructo importante para el enfrentamiento de situaciones adversas. Indiferente a su relevancia, ningún instrumento brasileño está disponible para su evaluación en la infancia. De esta forma, el objetivo de este estudio es desarrollar y buscar evidencias de validez para el instrumento Marcadores de Resiliencia Infantil (MRI). Para ello se proponen siete estudios: el primero se refiere a la construcción del instrumento, que, basado en la literatura, presenta, en su versión inicial, treinta historias / ítems que se relacionan a seis elementos fundamentales de la resiliencia. El segundo estudio involucró el desarrollo de las alternativas de desenlace de los ítems, por medio de entrevistas cognitivas, con 20 niños con edades entre 8 y 12 años. El tercer estudio buscó evidencias de validez basadas en el contenido, contando con la colaboración de 16 jueces, a lo largo de tres rondas de evaluación, por medio de las cuales 27 ítems fueron considerados adecuados. En el cuarto estudio, se verificó la adecuación del instrumento junto a la población objetivo, a través de Estudio Piloto conducido en dos etapas con niños representantes de los extractos extremos de la franja etaria anhelada. En el quinto estudio, que involucró la búsqueda de evidencias de validez basadas en la estructura interna y la precisión del instrumento, participaron 462 niños, siendo 223 niñas y 238 niños, de escuelas públicas y privadas. Los resultados obtenidos indicaron la presencia de seis factores específicos y un factor general, obtenidos a través del modelo bi-factor. También, se observó la necesidad de exclusión de cinco ítems, de modo que la versión final del instrumento posee 22 ítems. En cuanto a la precisión, los coeficientes de alfa de Cronbach apuntaron a la adecuación de los factores Locus de control, Coping y al Total. En el sexto y séptimo estudio se buscaban evidencias de validez basadas en la relación con variables externas. De esta forma, el sexto estudio, del tipo validad discriminante, comparó, por medio de correlación de Spearman, los escores obtenidos junto al MRI y la Escala de Stress Infantil. Contiene la participación de 136 niños con edades entre 8 y 12 años (F = 67; M = 69). Los resultados apuntaron a correlaciones bajas y negativas entre los instrumentos, evidenciando la relación entre éstos. Por último, el estudio siete, del tipo validez de criterio, buscó comprender la capacidad del MRI en discriminar a grupos. En el estudio participaron 500 niños, siendo 277 del sexo masculino, de cinco grupos distintos. La ANOVA apuntó a la influencia de la variable grupo con mejor desempeño del grupo 4. Por lo tanto, al final de estas acciones, se puede concluir que se identificaron evidencias iniciales de validez y precisión para el instrumento MRI. De modo que otros estudios deban ser conducidos para que en el futuro el instrumento pueda estar disponible para uso profesional.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasResiliência infantilAvaliação psicológicaValidadeConstrução de instrumentosResiliencia infantilEvaluación psicológicaValidezConstrucción de instrumentosChild resiliencePsychological assessmentValidityInstrument constructionMarcadores de resiliência infantil: construção de instrumento e investigação de suas qualidades psicométricas.Children’s Resilience Markers: measure development and investigation of its psychometric qualitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8092049870780985Noronha, Ana Paula PortoHauck Filho, NelsonWechsler, Solange MugliaAndrade, André Luiz Monezi6828140799795494162128410054532486495327666230433452462942187599CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Karina_SO.pdfccv_ppgpsico_dr_Karina_SO.pdfapplication/pdf3225901http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15763/1/ccv_ppgpsico_dr_Karina_SO.pdf32d38958aafd92a829e10eef526f43e6MD51123456789/157632022-10-19 11:59:43.709oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-19T13:59:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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