A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oligurski, Eliana Maria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15405
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica do professor da educação básica. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Campinas-SP, com alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico da Escola, e de trabalhos produzidos pelos estudantes. Foram também realizadas entrevistas e questionários para análise das concepções de pesquisa destes professores e alunos. Os resultados apontam que é possível desenvolver na escola básica uma prática pedagógica que articule ensino e pesquisa, tornando esta última uma fonte catalizadora de desenvolvimento integral e intelectual dos alunos, bem como de integração entre escola e comunidade. Para tal, no entanto, é de fundamental importância que a escola, e o sistema educativo como um todo, ofereçam condições para que propostas como as analisadas no presente estudo possam ser efetivadas.
id PCAM_bafcda0833cae58617aec188eed82fff
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15405
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Oligurski, Eliana MariaPontifícia Universidade Católica de CampinasPachane, Graziela Giusti2022-02-16T18:14:02Z2022-02-16T18:14:02Z2009-02-09http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154056626395981757697Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica do professor da educação básica. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Campinas-SP, com alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico da Escola, e de trabalhos produzidos pelos estudantes. Foram também realizadas entrevistas e questionários para análise das concepções de pesquisa destes professores e alunos. Os resultados apontam que é possível desenvolver na escola básica uma prática pedagógica que articule ensino e pesquisa, tornando esta última uma fonte catalizadora de desenvolvimento integral e intelectual dos alunos, bem como de integração entre escola e comunidade. Para tal, no entanto, é de fundamental importância que a escola, e o sistema educativo como um todo, ofereçam condições para que propostas como as analisadas no presente estudo possam ser efetivadas.This research aims to verify the possible link between teaching and research in teacher s work in basic education. The research was conducted in a Municipal Elementary School in the city of Campinas, with teachers and students of the first years of Elementary School. We analyzed documents, as the Pedagogical Project of the school and texts presented by students, and also interviewed students and teachers in order to clarify their conceptions of research. The results of this research point out that it is possible to develop a pedagogical practice in Elementary School articulating teaching and research, and taking research as a way to promote intellectual and integral development of students, as well as integration between school and its community. Nevertheless, to achieve this objective, it is necessary that the school, and the educational system as a whole, offer conditions for projects like the one exposed in this study to achieve success.porPUC-Campinaseducação básicapesquisa educacionalensino e aprendizagembasic educationeducational researchlearning and teachingA possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4049705154151062Fiorentini, DarioRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da92444745185059855277455644761315CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Eliana_MO.pdfcchsa_ppgedu_me_Eliana_MO.pdfapplication/pdf2356755http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15405/1/cchsa_ppgedu_me_Eliana_MO.pdfc83a96ce7143e6039bb6fc495803a8b4MD51123456789/154052022-09-02 11:36:26.821oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15405Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
title A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
spellingShingle A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
Oligurski, Eliana Maria
educação básica
pesquisa educacional
ensino e aprendizagem
basic education
educational research
learning and teaching
title_short A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
title_full A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
title_fullStr A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
title_full_unstemmed A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
title_sort A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental
author Oligurski, Eliana Maria
author_facet Oligurski, Eliana Maria
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Oligurski, Eliana Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pachane, Graziela Giusti
contributor_str_mv Pachane, Graziela Giusti
dc.subject.por.fl_str_mv educação básica
pesquisa educacional
ensino e aprendizagem
basic education
educational research
learning and teaching
topic educação básica
pesquisa educacional
ensino e aprendizagem
basic education
educational research
learning and teaching
description Esta pesquisa tem como objetivo verificar a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica do professor da educação básica. O estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de Campinas-SP, com alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental, a partir da análise de documentos, como o Projeto Político Pedagógico da Escola, e de trabalhos produzidos pelos estudantes. Foram também realizadas entrevistas e questionários para análise das concepções de pesquisa destes professores e alunos. Os resultados apontam que é possível desenvolver na escola básica uma prática pedagógica que articule ensino e pesquisa, tornando esta última uma fonte catalizadora de desenvolvimento integral e intelectual dos alunos, bem como de integração entre escola e comunidade. Para tal, no entanto, é de fundamental importância que a escola, e o sistema educativo como um todo, ofereçam condições para que propostas como as analisadas no presente estudo possam ser efetivadas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15405
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 6626395981757697
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15405
identifier_str_mv 6626395981757697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15405/1/cchsa_ppgedu_me_Eliana_MO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c83a96ce7143e6039bb6fc495803a8b4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790728415772672