Educação e arte na cidade: um retorno para o território
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637 |
Resumo: | O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território. |
id |
PCAM_bdaded8fce1578d6af8840ba72546c72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16637 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Marinelo, Samuel Henrique DamasPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva Neto, Manoel Lemes da2022-08-26T18:27:06Z2022-08-26T18:27:06Z2022-06-30http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/166377031741977827212O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território.The present study aims to present the results of the analysis of the power of the education-art-city relationship, as a basic association for a libertarian pedagogical strategy. This important strategy, which denotes the city's pedagogical potential to assist in the development of active citizens, is compromised when its rationalism, its instrumental appropriation occurs. In this movement, the concept of this strategy is replaced by management apparatus, as in the case of the Educating Cities Program, which ends up creating simulacra of citizenship and social action. On the other hand, actions on the territory, such as the rhyming battles that occur in central public spaces or not, present themselves as practices coated with political action, since they have a starting point in the city, in the territory used, denoting that the education-art-city association is basic to the libertarian pedagogical strategy alive in the territory.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)EducaçãoPedagogiaArteMúsicaTerritório usadoEducationPedagogyArtMusicUsed territoryEducação e arte na cidade: um retorno para o territórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4098129515389219Pita, Maria Eliza de CastroSantos, Vera Lucia dosGomes, CileneOliveira, Fabiano Melo Gonçalves de5177592963833604232695140321385849079049197441288717433441492117Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)Arquitetura e UrbanismoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16637/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALceatec_ppgurb_dr_marinelo_shd.pdfceatec_ppgurb_dr_marinelo_shd.pdfapplication/pdf36997813http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16637/1/ceatec_ppgurb_dr_marinelo_shd.pdf25476f91f12c52f8363b74c8ca3dc2c6MD51123456789/166372023-05-04 16:32:29.414oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-04T19:32:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e arte na cidade: um retorno para o território |
title |
Educação e arte na cidade: um retorno para o território |
spellingShingle |
Educação e arte na cidade: um retorno para o território Marinelo, Samuel Henrique Damas Educação Pedagogia Arte Música Território usado Education Pedagogy Art Music Used territory |
title_short |
Educação e arte na cidade: um retorno para o território |
title_full |
Educação e arte na cidade: um retorno para o território |
title_fullStr |
Educação e arte na cidade: um retorno para o território |
title_full_unstemmed |
Educação e arte na cidade: um retorno para o território |
title_sort |
Educação e arte na cidade: um retorno para o território |
author |
Marinelo, Samuel Henrique Damas |
author_facet |
Marinelo, Samuel Henrique Damas |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinelo, Samuel Henrique Damas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva Neto, Manoel Lemes da |
contributor_str_mv |
Silva Neto, Manoel Lemes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pedagogia Arte Música Território usado Education Pedagogy Art Music Used territory |
topic |
Educação Pedagogia Arte Música Território usado Education Pedagogy Art Music Used territory |
description |
O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-26T18:27:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-26T18:27:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637 |
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv |
7031741977827212 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637 |
identifier_str_mv |
7031741977827212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16637/2/license.txt http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16637/1/ceatec_ppgurb_dr_marinelo_shd.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 25476f91f12c52f8363b74c8ca3dc2c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790719276384256 |