Educação e arte na cidade: um retorno para o território

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinelo, Samuel Henrique Damas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637
Resumo: O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território.
id PCAM_bdaded8fce1578d6af8840ba72546c72
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16637
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Marinelo, Samuel Henrique DamasPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva Neto, Manoel Lemes da2022-08-26T18:27:06Z2022-08-26T18:27:06Z2022-06-30http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/166377031741977827212O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território.The present study aims to present the results of the analysis of the power of the education-art-city relationship, as a basic association for a libertarian pedagogical strategy. This important strategy, which denotes the city's pedagogical potential to assist in the development of active citizens, is compromised when its rationalism, its instrumental appropriation occurs. In this movement, the concept of this strategy is replaced by management apparatus, as in the case of the Educating Cities Program, which ends up creating simulacra of citizenship and social action. On the other hand, actions on the territory, such as the rhyming battles that occur in central public spaces or not, present themselves as practices coated with political action, since they have a starting point in the city, in the territory used, denoting that the education-art-city association is basic to the libertarian pedagogical strategy alive in the territory.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)EducaçãoPedagogiaArteMúsicaTerritório usadoEducationPedagogyArtMusicUsed territoryEducação e arte na cidade: um retorno para o territórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4098129515389219Pita, Maria Eliza de CastroSantos, Vera Lucia dosGomes, CileneOliveira, Fabiano Melo Gonçalves de5177592963833604232695140321385849079049197441288717433441492117Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologias (CEATEC)Arquitetura e UrbanismoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16637/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALceatec_ppgurb_dr_marinelo_shd.pdfceatec_ppgurb_dr_marinelo_shd.pdfapplication/pdf36997813http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16637/1/ceatec_ppgurb_dr_marinelo_shd.pdf25476f91f12c52f8363b74c8ca3dc2c6MD51123456789/166372023-05-04 16:32:29.414oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-04T19:32:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title Educação e arte na cidade: um retorno para o território
spellingShingle Educação e arte na cidade: um retorno para o território
Marinelo, Samuel Henrique Damas
Educação
Pedagogia
Arte
Música
Território usado
Education
Pedagogy
Art
Music
Used territory
title_short Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title_full Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title_fullStr Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title_full_unstemmed Educação e arte na cidade: um retorno para o território
title_sort Educação e arte na cidade: um retorno para o território
author Marinelo, Samuel Henrique Damas
author_facet Marinelo, Samuel Henrique Damas
author_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinelo, Samuel Henrique Damas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Neto, Manoel Lemes da
contributor_str_mv Silva Neto, Manoel Lemes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pedagogia
Arte
Música
Território usado
Education
Pedagogy
Art
Music
Used territory
topic Educação
Pedagogia
Arte
Música
Território usado
Education
Pedagogy
Art
Music
Used territory
description O presente estudo visa apresentar os resultados da análise da potência da relação educação-arte-cidade, como associação básica para uma estratégia pedagógica libertária. Essa importante estratégia, que denota o potencial pedagógico da cidade de auxiliar no desenvolvimento de cidadãos ativos, fica comprometida quando ocorre o seu racionalismo, sua apropriação instrumental. Nesse movimento, o conceito dessa estratégia é substituído pelos aparatos de gestão, como no caso do Programa Cidades Educadoras, que acaba por criar simulacros de cidadania e ação social. Em contrapartida ações sobre o território, como é o caso das batalhas de rima que ocorrem em espaços públicos centrais ou não, apresentam-se como práticas revestidas de ação política, uma vez que possuem ponto de partida na cidade, no território usado, denotando que a associação educação-arte-cidade é básica para a estratégia pedagógica libertária viva no território.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-26T18:27:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-26T18:27:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv 7031741977827212
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16637
identifier_str_mv 7031741977827212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16637/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16637/1/ceatec_ppgurb_dr_marinelo_shd.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
25476f91f12c52f8363b74c8ca3dc2c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790719276384256