Escala brasileira de autoconceito infantil: construção e investigação das qualidades psicométricas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16668 |
Resumo: | O autoconceito contribui para a formação da identidade influenciando a forma como o indivíduo pensa, se comporta, sente e se relaciona com os demais. O objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade de uma escala para avaliar o autoconceito infantil, sendo um estudo inicial. Desta forma, foi dividido em três estudos. O primeiro estudo teve como objetivo buscar evidências de validade baseadas no conteúdo da Escala Brasileira de Autoconceito Infantil EBAI. Para isso, a amostra foi composta por cinco juízes independentes, estudantes de mestrado e doutorado da área da avaliação psicológica. Foi realizada a análise de porcentagem de concordância e o cálculo do coeficiente Kappa. Os resultados foram satisfatórios. Dos 100 itens da escala, 5 itens foram excluídos por não apresentarem a porcentagem exigida, ficando a escala com o total de 95 itens. O segundo estudo teve por objetivo encontrar evidências de validade baseadas na estrutura interna e precisão da EBAI. Participaram do estudo 122 crianças, 58 do sexo feminino (47,5%) e 64 do sexo masculino (52,5%), com idades de 9 (23,8%), 10 (38,5%), 11 (31, 1%) e 12 anos (6,6%), sendo 94 (77%) de escolas públicas e 28 (23%) de escolas privadas. Os resultados indicaram que a escala poderia ter 44 itens, divididos em quatro fatores: autoconceito pessoal, autoconceito negativo, autoconceito físico e autoconceito de competência. A Fidedignidade para cada fator foi: o autoconceito pessoal (a=0,91), o autoconceito negativo (a=0,84), o autoconceito físico (a=0,75) e o autoconceito de competência (a=0,81). No estudo 3, o objetivo foi encontrar evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas e se havia alguma diferença de gênero e idade. Foram utilizados os seguintes instrumentos: EBAI, Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC), Desenho da Figura Humana Triagem Emocional (STE) e Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ). Os resultados de correlação demonstraram que a EBAI tem relação significativa com os outros instrumentos, tanto de autoconceito quanto do bem-estar. Em relação a diferença de gênero, houve diferença somente na dimensão do autoconceito físico para o sexo masculino (M=14,67; DP=3,16) e nenhuma diferença para variável idade. Conclui-se que a EBAI possui evidências de validade e precisão podendo ser utilizada para o diagnóstico do autoconceito infantil. |
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Barboza, Chaielen MarchiolliPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Wechsler, Solange Muglia2022-09-27T11:42:01Z2022-09-27T11:42:01Z2022-06-27http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/166680329272005344300O autoconceito contribui para a formação da identidade influenciando a forma como o indivíduo pensa, se comporta, sente e se relaciona com os demais. O objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade de uma escala para avaliar o autoconceito infantil, sendo um estudo inicial. Desta forma, foi dividido em três estudos. O primeiro estudo teve como objetivo buscar evidências de validade baseadas no conteúdo da Escala Brasileira de Autoconceito Infantil EBAI. Para isso, a amostra foi composta por cinco juízes independentes, estudantes de mestrado e doutorado da área da avaliação psicológica. Foi realizada a análise de porcentagem de concordância e o cálculo do coeficiente Kappa. Os resultados foram satisfatórios. Dos 100 itens da escala, 5 itens foram excluídos por não apresentarem a porcentagem exigida, ficando a escala com o total de 95 itens. O segundo estudo teve por objetivo encontrar evidências de validade baseadas na estrutura interna e precisão da EBAI. Participaram do estudo 122 crianças, 58 do sexo feminino (47,5%) e 64 do sexo masculino (52,5%), com idades de 9 (23,8%), 10 (38,5%), 11 (31, 1%) e 12 anos (6,6%), sendo 94 (77%) de escolas públicas e 28 (23%) de escolas privadas. Os resultados indicaram que a escala poderia ter 44 itens, divididos em quatro fatores: autoconceito pessoal, autoconceito negativo, autoconceito físico e autoconceito de competência. A Fidedignidade para cada fator foi: o autoconceito pessoal (a=0,91), o autoconceito negativo (a=0,84), o autoconceito físico (a=0,75) e o autoconceito de competência (a=0,81). No estudo 3, o objetivo foi encontrar evidências de validade baseadas na relação com variáveis externas e se havia alguma diferença de gênero e idade. Foram utilizados os seguintes instrumentos: EBAI, Escala Multidimensional de Satisfação de Vida para Crianças (EMSVC), Desenho da Figura Humana Triagem Emocional (STE) e Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ). Os resultados de correlação demonstraram que a EBAI tem relação significativa com os outros instrumentos, tanto de autoconceito quanto do bem-estar. Em relação a diferença de gênero, houve diferença somente na dimensão do autoconceito físico para o sexo masculino (M=14,67; DP=3,16) e nenhuma diferença para variável idade. Conclui-se que a EBAI possui evidências de validade e precisão podendo ser utilizada para o diagnóstico do autoconceito infantil.Self-concept contributes to the formation of identity by influencing the way the individual thinks, behaves, feels and relates to others. The aim of this study was to build and seek evidence of validity of a scale to assess children's self-concept, being an initial study. Thus, it was divided into three studies. The first study aimed to seek evidence of validity based on the content of the Brazilian Scale of Child Self-Concept EBAI. For this, the sample consisted of five independent judges, master's and doctoral students in the field of psychological assessment.The analysis of percentage of agreement and the calculation of the Kappa coefficient were performed. The results were satisfactory. Of the 100 items on the scale, 5 items were excluded because they did not present the required percentage, leaving the scale with a total of 95 items. The second study aimed to find evidence of validity based on the internal structure and precision of the EBAI. A total of 122 children participated in the study, 58 female (47.5%) and 64 male (52.5%), aged 9 (23.8%), 10 (38.5%), 11 (31,1%) and 12 years (6.6%), 94 (77%) from public schools and 28 (23%) from private schools. The results indicated that the scale could have 44 items, divided into four factors: personal self-concept, negative self-concept, physical self-concept and competence self-concept. Reliability for each factor was: personal self-concept (a=0.91), negative self-concept (a=0.84), physical self-concept (a=0.75) and competence self-concept (a=0.81 ). In study 3, the objective was to find evidence of validity based on the relationship with external variables and whether there was any gender and age difference. The following instruments were used: EBAI, Multidimensional Life Satisfaction Scale for Children (EMSVC), Human Figure Drawing Emotional Screening (STE) and Child-Youth Self-Concept Scale (EAC-IJ). The correlation results showed that the EBAI has a significant relationship with the other instruments, both for self concept and for well-being. Regarding the gender difference, there was a difference only in the dimension of physical self-concept for males (M=14.67; SD=3.16) and no difference for the age variable. It is concluded that the EBAI has evidence of validity and accuracy and can be used for the diagnosis of children's self-concept.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Psicologia infantilDesenho da figura humanaPsicometriaAutoconceitoCriançasAvaliação psicológicaBem-estar subjetivo infantilSelf-conceptChildrenPsychological assessmentDrawing of the human figureChild subjective well-beingEscala brasileira de autoconceito infantil: construção e investigação das qualidades psicométricasBrazilian child self-concept scale: construction and investigation of psychometric qualitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Nakano, Tatiana de CássiaOliveira, Wanderlei Abadio deVeiga, Feliciano HenriquesHutz, Claudio Simon809204987078098554556014158534201765240982566218Centro de Ciências da Vida (CCV)PsicologiaOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16668/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALccv_ppgpsico_dr_barboza_cm.pdfccv_ppgpsico_dr_barboza_cm.pdfapplication/pdf4123306http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16668/1/ccv_ppgpsico_dr_barboza_cm.pdfe09b2f45bd1aca85808d151c4a0502ecMD51123456789/166682022-09-27 08:42:04.989oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16668Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-27T11:42:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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