Bem-estar subjetivo infantil : avaliação por meio do desenho da figura humana
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199749 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi desenvolver um sistema de avaliação de Bem-Estar Subjetivo (BES) infantil por meio do Desenho da Figura Humana (DFH), bem como apresentar evidências de validade dele. Para tanto, o estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, foram realizados três grupos focais, um com experts em desenvolvimento infantil e os outros dois com crianças entre 8 e 10 anos de idade. Os grupos geraram afirmações sobre características de crianças felizes que, após passarem por juízes treinados, resultaram em 18 itens de avaliação do BES no DFH. Na segunda etapa do estudo, a validade dos itens foi testada. Para tal, participaram 50 crianças com faixa etária entre 8 e 10 anos de idade, que fizeram um desenho da figura humana e responderam escalas de autorrelato de BES. Análises correlacionais mostraram que aspectos do DFH de crianças podem ser considerados indicadores de características positivas do desenvolvimento humano. |
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Viapiana, Vanisa FanteBandeira, Cláudia de MoraesGiacomoni, Claudia Hofheinz2019-09-26T03:44:29Z20161677-0471http://hdl.handle.net/10183/199749001101799O objetivo deste estudo foi desenvolver um sistema de avaliação de Bem-Estar Subjetivo (BES) infantil por meio do Desenho da Figura Humana (DFH), bem como apresentar evidências de validade dele. Para tanto, o estudo foi dividido em duas etapas. Na primeira etapa, foram realizados três grupos focais, um com experts em desenvolvimento infantil e os outros dois com crianças entre 8 e 10 anos de idade. Os grupos geraram afirmações sobre características de crianças felizes que, após passarem por juízes treinados, resultaram em 18 itens de avaliação do BES no DFH. Na segunda etapa do estudo, a validade dos itens foi testada. Para tal, participaram 50 crianças com faixa etária entre 8 e 10 anos de idade, que fizeram um desenho da figura humana e responderam escalas de autorrelato de BES. Análises correlacionais mostraram que aspectos do DFH de crianças podem ser considerados indicadores de características positivas do desenvolvimento humano.This study aimed to develop a Childrens Subjective Well-Being (SWB) assessment system through the Human Figure Drawing (HFD), and to present validity evidence. The study was divided into two parts. In the first part, three focus groups were held, including one with experts in child development and two others with children between 8 and 10 years old. The groups generated statements about characteristics of happy children, which, after consideration by trained evaluators, resulted in an 18-item assessment of SWB via HFD. In the second part, a validity study was conducted on the items. For this purpose, 50 children between 8 and 10 years of age drew a human figure and answered a self-reported SWB scale. Correlation analyses showed that some aspects of HFD can be considered indicators of positive characteristics of human development.El objetivo de este estudio fue desarrollar un sistema de evaluación de Bienestar Subjetivo (BES) infantil a través del Dibujo de la Figura Humana (DFH), y también presentar evidencias de validez del mismo. El estudio se dividió en dos etapas;en la primer etapa fueron realizados tres grupos de enfoque, uno con expertos en desarrollo infantil y los otros dos, con niños entre 8 y 10 años de edad. Los grupos generaron afirmaciones sobre características de niños felices, que después de pasar por jueces entrenados dieron lugar a 18 ítems de evaluación del BES en el DFH. En la segunda etapa fue probada la validez de los ítems. Con este fin, participaron 50 niños con edades comprendidas entre 8 y 10 años,que hicieron un dibujo de la figura humana y respondieron a escalas de autorelato del BES. Análisis correlacionales mostraron que aspectos del DFH de niños pueden ser considerados indicadores de características positivas del desarrollo humano.application/pdfporAvaliação psicológica. São Paulo. Vol. 15, n. 1 (abr. 2016), p. 49-59Bem-estar subjetivoDesenho da figura humanaCriançaPsychological assessmentHuman figure drawingSubjective well-beingEvaluación psicológicaDibujo de la figura humanaBienestar subjetivoBem-estar subjetivo infantil : avaliação por meio do desenho da figura humanaSubjective well-being in childhood : assessment using the draw-a-person testBienestar subjetivo infantil : evaluación por el dibujo de la figura humanainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101799.pdf.txt001101799.pdf.txtExtracted Texttext/plain45743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199749/2/001101799.pdf.txtdd58cce635ecb25994a187df1068a526MD52ORIGINAL001101799.pdfTexto completoapplication/pdf169031http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199749/1/001101799.pdf23ade710e5bef61069c1d03cc4936023MD5110183/1997492019-09-27 03:44:54.72588oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199749Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-27T06:44:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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