Avaliação do ensino de língua inglesa: um estudo na academia da Força Aérea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazareth, Luciane Maris Urvaneja
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15481
Resumo: A necessidade de aprender uma Língua Estrangeira se faz cada vez mais presente tanto no dia-a-dia como no mundo do trabalho. O Curso de Formação de Oficiais na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, tem duração de 4 (quatro) anos e oferece, dentro do seu currículo, aulas de Língua Inglesa aos cadetes. O domínio da modalidade oral da língua é de suma importância na vida desses futuros pilotos militares, uma vez que ela é usada na conversa via rádio (fraseologia) dentro da aeronave e em missões no exterior. O domínio da Língua Inglesa no âmbito operacional na área da aviação é uma questão fundamental em termos de segurança. São vários os acidentes com aeronaves tanto em solo quanto em voo que ocorreram por falha de comunicação ou mal-entendidos entre torre de controle e pilotos. O presente trabalho investigou até que ponto o curso de Inglês oferecido as cadetes da AFA (Curso de formação geral e formação específica), possibilita a aquisição da fluência necessária em Língua Inglesa para a atuação competente do cadete aviador. Para atingir este objetivo realizamos a analise documental do Currículo de Língua Inglesa e de Inglês Instrumental, do Plano de Avaliação da Academia da Força Aérea e dos instrumentos de avaliação aplicados a uma turma de 188 cadetes, ao final do 2º e 4º anos, entre os anos de 2004 e 2006, visando auferir se as metas no que tange à fluência da Língua Inglesa foram atingidas. Caracterizou-se, assim, como uma pesquisa qualitativa, e adotou-se como procedimento metodológico a análise documental do currículo de Língua Inglesa com foco na modalidade oral da língua tendo como base o Plano de unidades Didáticas, o Plano de Avaliação da Academia da Força Aérea, e os Relatórios de análise e avaliação da qualidade pedagógica do curso de idiomas, além de documentos oficiais da Academia da Força Aérea e do Comando da Aeronáutica. Após a análise dos resultados, a pesquisa aponta que entre os anos 2004 e 2006 a ênfase do curso de inglês estava no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, relegando audição e fala, os verdadeiros focos do curso segundo o Plano de Unidades Didáticas, a um segundo plano. Dessa forma, pudemos auferir que os objetivos gerais da disciplina, que seriam interpretar textos escritos e exposições orais e empregar atos de fala e redações na língua inglesa em nível avançado, não foram atingidos no nível proposto, fato que pode ter provocado uma aprendizagem insuficiente e que pode ter comprometido o domínio da modalidade oral da língua.
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São vários os acidentes com aeronaves tanto em solo quanto em voo que ocorreram por falha de comunicação ou mal-entendidos entre torre de controle e pilotos. O presente trabalho investigou até que ponto o curso de Inglês oferecido as cadetes da AFA (Curso de formação geral e formação específica), possibilita a aquisição da fluência necessária em Língua Inglesa para a atuação competente do cadete aviador. Para atingir este objetivo realizamos a analise documental do Currículo de Língua Inglesa e de Inglês Instrumental, do Plano de Avaliação da Academia da Força Aérea e dos instrumentos de avaliação aplicados a uma turma de 188 cadetes, ao final do 2º e 4º anos, entre os anos de 2004 e 2006, visando auferir se as metas no que tange à fluência da Língua Inglesa foram atingidas. Caracterizou-se, assim, como uma pesquisa qualitativa, e adotou-se como procedimento metodológico a análise documental do currículo de Língua Inglesa com foco na modalidade oral da língua tendo como base o Plano de unidades Didáticas, o Plano de Avaliação da Academia da Força Aérea, e os Relatórios de análise e avaliação da qualidade pedagógica do curso de idiomas, além de documentos oficiais da Academia da Força Aérea e do Comando da Aeronáutica. Após a análise dos resultados, a pesquisa aponta que entre os anos 2004 e 2006 a ênfase do curso de inglês estava no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, relegando audição e fala, os verdadeiros focos do curso segundo o Plano de Unidades Didáticas, a um segundo plano. Dessa forma, pudemos auferir que os objetivos gerais da disciplina, que seriam interpretar textos escritos e exposições orais e empregar atos de fala e redações na língua inglesa em nível avançado, não foram atingidos no nível proposto, fato que pode ter provocado uma aprendizagem insuficiente e que pode ter comprometido o domínio da modalidade oral da língua.The need to learn a foreign language becomes increasingly present in both the day-to-day as in the world of work. The Training Course for Officers at Air Force Academy (AFA) in Pirassununga lasts four years and offers within its curriculum, English classes to the cadets. The field of oral mode of language is of paramount importance in the lives of future military pilots, since it is used in talk radio (phraseology) inside the aircraft and missions abroad. The dominance of English in the operational area of aviation is a key issue in terms of security. Several aircraft accidents, either on the ground or in flight, that were caused by miscommunication or misunderstandings between pilots and control tower. This study investigated the extent to which English course offered the cadets of the AFA (Course of general education and specific training), allows the acquisition of fluency in English required for competent performance of cadet airman. To achieve this goal we performed the documental analysis of Curriculum of English Language and English Instrumental Assessment Plan of the Air Force Academy and assessment tools applied to a class of 188 cadets at the end of 2nd and 4th years, between 2004 and 2006, aiming to derive if the targets with regard to the fluency of English were affected. Characterized, as well as a qualitative research, and was adopted as a methodological procedure to document analysis of curriculum in English with a focus on oral mode of language based on the Plan of Teaching Units, the Plan Evaluation Force Academy Air and Reports Analysis and assessment of quality teaching of the language course as well as official documents of the Air Force Academy and Air Force Command. After analyzing the results, the research indicates that between 2004 and 2006 the emphasis of the English course was in developing the skills of reading and writing, listening and speaking relegating the real focus of the course according to the Teaching Units Plan, the background. Thus, we obtained that the general objectives of the discipline, that would be to interpret written texts and oral presentations, and use speech acts in English and writing at advanced level were not achieved at the level proposed, which may have caused an insufficient learning and which might have affected the field of oral language.porPUC-Campinasavaliação do ensinoavaliação da aprendizagemcurrículo de língua inglesalíngua estrangeiraevaluation of teachingevaluation of learningenglish language curriculumforeign languageAvaliação do ensino de língua inglesa: um estudo na academia da Força AéreaEvaluation of teaching english Language: a study in Air Force Academyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2181821122340489Tassoni, Elvira Cristina MartinsHaas, Celia Maria70253806795582169653389289239837CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Luciane_MUN.pdfcchsa_ppgedu_me_Luciane_MUN.pdfapplication/pdf388389http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15481/1/cchsa_ppgedu_me_Luciane_MUN.pdf438366cab69026e107391fadfdd660bfMD51123456789/154812022-09-02 11:36:29.008oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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