Concepções de liderança em diferentes contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Lorena Samara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15971
Resumo: A liderança é uma temática que tem recebido bastante destaque por parte das organizações e dos pesquisadores na área do comportamento organizacional, sendo largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta às mais diversas teorias. É um processo que envolve a relação entre um líder e um grupo, marcada por inúmeras possibilidades de contexto e avaliação, embora ainda pouco explorada empiricamente. Dada essa lacuna e a ausência de consenso em relação à sua definição, o objetivo deste trabalho foi investigar a construção da liderança e averiguar como sua definição e valorização se altera em função do contexto. Para isso, 21 participantes que pertencem a três diferentes contextos (empresarial, social e educacional), responderam a um questionário elaborado pela autora. Suas respostas foram examinadas qualitativamente por meio da análise de conteúdo, a qual consistiu na elaboração, pela pesquisadora, de categorias principais, posteriormente validadas por juízes independentes. Os resultados apontaram mais diferenças do que semelhanças nas respostas fornecidas pelos participantes dos contextos investigados, de forma que as definições do fenômeno, assim como as características que influenciariam positivamente e negativamente o exercício da liderança, apresentaram variação, tanto intragrupo quanto intergrupo. Espera-se que os resultados do presente estudo possam auxiliar as investigações sobre liderança, de forma que outros estudos se fazem necessários para que um consenso em relação à definição do conceito possa estar, cada vez mais, próxima de ser alcançada e, de forma que os resultados obtidos por tais pesquisas possam contribuir para a investigação cientifica da liderança.
id PCAM_cea051b325dee498889e49a374c4c82b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15971
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Mendes, Lorena SamaraPontifícia Universidade Católica de CampinasNakano, Tatiana de Cássia2022-02-16T19:00:06Z2022-02-16T19:00:06Z2012-02-16http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159716952779598746190A liderança é uma temática que tem recebido bastante destaque por parte das organizações e dos pesquisadores na área do comportamento organizacional, sendo largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta às mais diversas teorias. É um processo que envolve a relação entre um líder e um grupo, marcada por inúmeras possibilidades de contexto e avaliação, embora ainda pouco explorada empiricamente. Dada essa lacuna e a ausência de consenso em relação à sua definição, o objetivo deste trabalho foi investigar a construção da liderança e averiguar como sua definição e valorização se altera em função do contexto. Para isso, 21 participantes que pertencem a três diferentes contextos (empresarial, social e educacional), responderam a um questionário elaborado pela autora. Suas respostas foram examinadas qualitativamente por meio da análise de conteúdo, a qual consistiu na elaboração, pela pesquisadora, de categorias principais, posteriormente validadas por juízes independentes. Os resultados apontaram mais diferenças do que semelhanças nas respostas fornecidas pelos participantes dos contextos investigados, de forma que as definições do fenômeno, assim como as características que influenciariam positivamente e negativamente o exercício da liderança, apresentaram variação, tanto intragrupo quanto intergrupo. Espera-se que os resultados do presente estudo possam auxiliar as investigações sobre liderança, de forma que outros estudos se fazem necessários para que um consenso em relação à definição do conceito possa estar, cada vez mais, próxima de ser alcançada e, de forma que os resultados obtidos por tais pesquisas possam contribuir para a investigação cientifica da liderança.Leadership is a topic that has been frequently underlined on behalf of organizations and researchers on the organizational behavior, been largely discussed, studied, researched and exposed to the most varied theories. It is a process that involves the relationship between a leader and a group, marked by countless context possibilities and evaluation, though still little explored empirically. Given this gap and the absence of consent towards its definition, the objective of this work was to investigate the construction of leadership and ascertain how its definition and appreciation alters on behalf of the context. For this, 21 participants belonging to three different context (organizational, social and educational), answered a questionnaire elaborated by the author. Their answers were examined qualitatively by contents analysis, which consisted in the elaboration, by the author, of main categories, subsequently evaluated by independent judges. The results point towards more difference than similarities in the answers provided by the participants of the investigated contexts, in a way that the phenomenon´s definitions, as well as the characteristics that influence the exercise of leadership in a positive and in negative way, showed variation, within the group as well as in intergroup. It is expected that the results of this study may help the investigations about leadership, in a way that other studies are necessaries for a consensus about the concept definition may be, ever more, close to be achieved and, in a way that the results obtained by such researches may contribute to the scientific investigation of leadershipporPUC-Campinasliderançacontextosdiferençasanálise de conteúdoleadershipcontextdifferencescontents analysisConcepções de liderança em diferentes contextosConcepts of leadership in different contextsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8092049870780985Campos, Keli Cristina de LaraSiqueira, Luciana Gurgel Guida4933312745662069CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Lorena_SM.pdfccv_ppgpsico_me_Lorena_SM.pdfapplication/pdf1611917http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15971/1/ccv_ppgpsico_me_Lorena_SM.pdf89684fb6d7740feb4df0a4de6a3ec4f5MD51123456789/159712022-09-02 11:36:15.522oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de liderança em diferentes contextos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Concepts of leadership in different contexts
title Concepções de liderança em diferentes contextos
spellingShingle Concepções de liderança em diferentes contextos
Mendes, Lorena Samara
liderança
contextos
diferenças
análise de conteúdo
leadership
context
differences
contents analysis
title_short Concepções de liderança em diferentes contextos
title_full Concepções de liderança em diferentes contextos
title_fullStr Concepções de liderança em diferentes contextos
title_full_unstemmed Concepções de liderança em diferentes contextos
title_sort Concepções de liderança em diferentes contextos
author Mendes, Lorena Samara
author_facet Mendes, Lorena Samara
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Lorena Samara
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nakano, Tatiana de Cássia
contributor_str_mv Nakano, Tatiana de Cássia
dc.subject.por.fl_str_mv liderança
contextos
diferenças
análise de conteúdo
leadership
context
differences
contents analysis
topic liderança
contextos
diferenças
análise de conteúdo
leadership
context
differences
contents analysis
description A liderança é uma temática que tem recebido bastante destaque por parte das organizações e dos pesquisadores na área do comportamento organizacional, sendo largamente discutida, estudada, pesquisada e exposta às mais diversas teorias. É um processo que envolve a relação entre um líder e um grupo, marcada por inúmeras possibilidades de contexto e avaliação, embora ainda pouco explorada empiricamente. Dada essa lacuna e a ausência de consenso em relação à sua definição, o objetivo deste trabalho foi investigar a construção da liderança e averiguar como sua definição e valorização se altera em função do contexto. Para isso, 21 participantes que pertencem a três diferentes contextos (empresarial, social e educacional), responderam a um questionário elaborado pela autora. Suas respostas foram examinadas qualitativamente por meio da análise de conteúdo, a qual consistiu na elaboração, pela pesquisadora, de categorias principais, posteriormente validadas por juízes independentes. Os resultados apontaram mais diferenças do que semelhanças nas respostas fornecidas pelos participantes dos contextos investigados, de forma que as definições do fenômeno, assim como as características que influenciariam positivamente e negativamente o exercício da liderança, apresentaram variação, tanto intragrupo quanto intergrupo. Espera-se que os resultados do presente estudo possam auxiliar as investigações sobre liderança, de forma que outros estudos se fazem necessários para que um consenso em relação à definição do conceito possa estar, cada vez mais, próxima de ser alcançada e, de forma que os resultados obtidos por tais pesquisas possam contribuir para a investigação cientifica da liderança.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:00:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15971
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 6952779598746190
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15971
identifier_str_mv 6952779598746190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15971/1/ccv_ppgpsico_me_Lorena_SM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89684fb6d7740feb4df0a4de6a3ec4f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790715941912576