A transição entre educação infantil e ensino fundamental nos documentos curriculares municipais de Campinas: a alfabetização em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Mariana Gonçalves de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17249
Resumo: Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente em torno da infância e do desenvolvimento de processos psíquicos complexos como a linguagem escrita, especialmente a alfabetização e o letramento. No campo da alfabetização há tensões advindas de sua grande complexidade, especialmente no que se refere ao entendimento do processo de alfabetização e à relação entre teoria e prática. Observamos uma pulverização de concepções em torno da linguagem, incluindo as compreensões a respeito do processo de alfabetização, influenciando tanto as práticas pedagógicas, como também a formação continuada de professores alfabetizadores. Abordamos também essa pulverização na compreensão sobre a transição, ainda pouco explorada nos documentos legais e nos artigos científicos, ocultando de certa forma a sua importância para o processo de aprendizado das crianças. Diante do exposto, nossa pesquisa teve como objeto de estudo a alfabetização no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, com a seguinte questão norteadora: como o processo de alfabetização é compreendido na educação infantil e no ensino fundamental e se/como ele é considerado na transição dos alunos de uma etapa para a outra? Assim, o objetivo geral foi buscar indicadores em documentos orientadores do currículo a respeito do processo de desenvolvimento da linguagem escrita, tanto na educação infantil como no ensino fundamental, analisando possibilidades de continuidade/rupturas entre estas duas etapas. Para isso, realizamos uma pesquisa documental, cujo material para análise foram os documentos curriculares da cidade de Campinas, tanto para a educação infantil, como para o ensino fundamental e os Projetos Políticos Pedagógicos de dez Unidades Educacionais de Campinas. A análise foi inspirada em Bardin, por meio de unidades de registro e de contexto, organizadas em torno dos seguintes temas: concepção de criança, concepção de ensino-aprendizagem, alfabetização, letramento e outras linguagens. Com os resultados evidenciamos que existem rupturas no processo de desenvolvimento da linguagem escrita entre as etapas identificadas nos indicadores letramento, alfabetização, escrita e transição/continuidade, por apresentarem compreensões que oscilam em relação à articulação entre alfabetização e letramento, indicando ora uma aproximação entre ambos os conceitos, ora uma cisão, o que pode marcar descontinuidades para o processo de transição entre as duas etapas de ensino.
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spelling Alencar, Mariana Gonçalves dePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Tassoni, Elvira Cristina Martins2024-04-15T12:28:30Z2024-04-15T12:28:30Z2024-02-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/172495875233480924882Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógica, no âmbito dos estudos do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente em torno da infância e do desenvolvimento de processos psíquicos complexos como a linguagem escrita, especialmente a alfabetização e o letramento. No campo da alfabetização há tensões advindas de sua grande complexidade, especialmente no que se refere ao entendimento do processo de alfabetização e à relação entre teoria e prática. Observamos uma pulverização de concepções em torno da linguagem, incluindo as compreensões a respeito do processo de alfabetização, influenciando tanto as práticas pedagógicas, como também a formação continuada de professores alfabetizadores. Abordamos também essa pulverização na compreensão sobre a transição, ainda pouco explorada nos documentos legais e nos artigos científicos, ocultando de certa forma a sua importância para o processo de aprendizado das crianças. Diante do exposto, nossa pesquisa teve como objeto de estudo a alfabetização no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, com a seguinte questão norteadora: como o processo de alfabetização é compreendido na educação infantil e no ensino fundamental e se/como ele é considerado na transição dos alunos de uma etapa para a outra? Assim, o objetivo geral foi buscar indicadores em documentos orientadores do currículo a respeito do processo de desenvolvimento da linguagem escrita, tanto na educação infantil como no ensino fundamental, analisando possibilidades de continuidade/rupturas entre estas duas etapas. Para isso, realizamos uma pesquisa documental, cujo material para análise foram os documentos curriculares da cidade de Campinas, tanto para a educação infantil, como para o ensino fundamental e os Projetos Políticos Pedagógicos de dez Unidades Educacionais de Campinas. A análise foi inspirada em Bardin, por meio de unidades de registro e de contexto, organizadas em torno dos seguintes temas: concepção de criança, concepção de ensino-aprendizagem, alfabetização, letramento e outras linguagens. Com os resultados evidenciamos que existem rupturas no processo de desenvolvimento da linguagem escrita entre as etapas identificadas nos indicadores letramento, alfabetização, escrita e transição/continuidade, por apresentarem compreensões que oscilam em relação à articulação entre alfabetização e letramento, indicando ora uma aproximação entre ambos os conceitos, ora uma cisão, o que pode marcar descontinuidades para o processo de transição entre as duas etapas de ensino.This investigation is part of a research about Teacher Training and Pedagogical practices in the studies of Training and work area, around childhood and the development of psychic processes such as writing, and especially literacy. In regards to literacy, there are some discomforts that come from its complexity, especially in relation to the knowledge of the literacy process and the relationship between theory and practice. It is observable that there are widespread conceptions around language, including comprehension in regards to the Literacy process, influenced both pedagogical practices and the continued training of literacy teachers. It will be commented about this widespread in the comprehension about the transition, still not much explored, in the legal documentation and scientific articles, hiding in a certain way your importance to the children's learning process. That being said, our search had as its object to study the literacy in the transition process between Early Childhood Education to Elementary School, asking the question: How is the literacy process understood inside Early Childhood Education and Elementary School and if/how it is considered in the transition among them? All things considered, the main goal was to search for indicators in the guiding documents about the written language development process, both in early childhood education and in elementary education, analyzing the continuity/ruptures possibilities between both of them. To reach that goal, we did documentary research with the curriculum documents for the city of Campinas and Pedagogical Political Projects of ten educational schools also in Campinas. The investigation was inspired by Bardin, through registration and context, organized around the following themes: Children's conception, teaching-learning's conception, literacy, and others. With the results, we noticed and highlighted two fissures in the writing process with the literacy, writing and transition/continuity, because the all present fluctuate comprehensions, indicating approximation some times and distante other times. This may show discontinuities for the transitions process betwixt the phases.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Alfabetização e LetramentoTransição Educação Infantil-Ensino FundamentalFormação de professoresPráticas PedagógicasLiteracyTransition Early Childhood Education - Elementary SchoolTeacher TrainingPedagogical PracticesA transição entre educação infantil e ensino fundamental nos documentos curriculares municipais de Campinas: a alfabetização em focoThe transition between early childhood education and elementary education in the municipal curriculum documents of Campinas: literacy in focusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7025380679558216Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daVarani, Adriana52774556447613152971233303849752Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e SociaisEducaçãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17249/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALhjs_ppgedu_dissertação_alencar_mg.pdfhjs_ppgedu_dissertação_alencar_mg.pdfapplication/pdf1497021http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17249/1/hjs_ppgedu_disserta%c3%a7%c3%a3o_alencar_mg.pdf9fd45e3aa1b00ef3aebb2f0b7f738c1bMD51123456789/172492024-04-15 09:28:30.766oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862024-04-15T12:28:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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