DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17104 |
Resumo: | A partir das pesquisas referenciais e dos fundamentos teórico-metodológicos do Design, o presente Trabalho de Conclusão de Curso toma como ponto de partida o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e a disseminação de jogos independentes como concorrentes dos jogos denominados “mainstreams”. Após realização de estudos de casos sobre jogos indies, constatamos que existem diversas etapas, burocracias e, principalmente, falta de visibilidade durante o desenvolvimento, assim impedindo muitas vezes que um jogo independente seja viabilizado ou que os desenvolvedores tenham total controle e monetização sobre o produto. Dessa forma, o projeto DOP propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital para computador, utilizando-se dos princípios de Design de Interface e de Experiência do Usuário, para atingir o objetivo geral de unir os processos de desenvolvimento, como os de financiamento, publicação, distribuição e divulgação de um jogo indie, além dos três objetivos específicos, com o intuito de possibilitar a realização de um projeto de forma independente, gerar visibilidade para o setor de jogos indies e criar uma comunidade engajada com os projetos. |
id |
PCAM_d40a30cca79e08bc2418985ca8735a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17104 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Cortes, Luana PereiraMoço, Lucas JoséSinotti, MilenaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Real, Victor Kraide Corte2024-01-12T17:35:49Z2024-01-12T17:35:49Z2022-12-06http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17104NDNDNDA partir das pesquisas referenciais e dos fundamentos teórico-metodológicos do Design, o presente Trabalho de Conclusão de Curso toma como ponto de partida o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e a disseminação de jogos independentes como concorrentes dos jogos denominados “mainstreams”. Após realização de estudos de casos sobre jogos indies, constatamos que existem diversas etapas, burocracias e, principalmente, falta de visibilidade durante o desenvolvimento, assim impedindo muitas vezes que um jogo independente seja viabilizado ou que os desenvolvedores tenham total controle e monetização sobre o produto. Dessa forma, o projeto DOP propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital para computador, utilizando-se dos princípios de Design de Interface e de Experiência do Usuário, para atingir o objetivo geral de unir os processos de desenvolvimento, como os de financiamento, publicação, distribuição e divulgação de um jogo indie, além dos três objetivos específicos, com o intuito de possibilitar a realização de um projeto de forma independente, gerar visibilidade para o setor de jogos indies e criar uma comunidade engajada com os projetos.Based on the referential researches and theoretical and methodological foundations of Design, this Course Conclusion Work takes as a starting point the growth of the electronic games market and the dissemination of independent games as competitors of the so-called “mainstream” games. After conducting case studies on indie games, we found that there are several steps, bureau cracies and, mainly, lack of visibility during development, thus often preventing an independent game to be viable or that developers have full control and monetization over the product. Thus, the DOP project proposes the development of a digital computer platform, using the principles of Interface Design and User Experience Design to achieve the general goal of uniting the development processes, such as funding, publishing, distribution, and promotion of an indie game, as well as the three specific goals, in order to make it possible to carry out a project independently, to generate visibility for the indie games sector, and to create a community engaged with the projects.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)DesignJogo IndiesVisibilidadeDesenvolvimento de jogosDouble DiamondIndie GameVisibilityGame DevelopmentDOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indiesDOP - design as a tool for the indie games marketinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP1759576881468896Kielwagen, Paulo Henrique NascimentoMozetto, Victor Luis79690895480946999007266169459462Escola de Arquitetura, Artes e DesignNão se aplicaOnlineDesign DigitalLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17104/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALeaad_designdigital_tcc_cortes_lp.pdfeaad_designdigital_tcc_cortes_lp.pdfapplication/pdf107454955http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17104/1/eaad_designdigital_tcc_cortes_lp.pdf6a8ba04a3351564e99f6bd3271cfec7bMD51123456789/171042024-01-12 15:35:49.972oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17104Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862024-01-12T17:35:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
DOP - design as a tool for the indie games market |
title |
DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies |
spellingShingle |
DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies Cortes, Luana Pereira Design Jogo Indies Visibilidade Desenvolvimento de jogos Double Diamond Indie Game Visibility Game Development |
title_short |
DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies |
title_full |
DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies |
title_fullStr |
DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies |
title_full_unstemmed |
DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies |
title_sort |
DOP - o design como ferramenta para o mercado de jogos indies |
author |
Cortes, Luana Pereira |
author_facet |
Cortes, Luana Pereira Moço, Lucas José Sinotti, Milena |
author_role |
author |
author2 |
Moço, Lucas José Sinotti, Milena |
author2_role |
author author |
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortes, Luana Pereira Moço, Lucas José Sinotti, Milena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Real, Victor Kraide Corte |
contributor_str_mv |
Real, Victor Kraide Corte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Jogo Indies Visibilidade Desenvolvimento de jogos Double Diamond Indie Game Visibility Game Development |
topic |
Design Jogo Indies Visibilidade Desenvolvimento de jogos Double Diamond Indie Game Visibility Game Development |
description |
A partir das pesquisas referenciais e dos fundamentos teórico-metodológicos do Design, o presente Trabalho de Conclusão de Curso toma como ponto de partida o crescimento do mercado de jogos eletrônicos e a disseminação de jogos independentes como concorrentes dos jogos denominados “mainstreams”. Após realização de estudos de casos sobre jogos indies, constatamos que existem diversas etapas, burocracias e, principalmente, falta de visibilidade durante o desenvolvimento, assim impedindo muitas vezes que um jogo independente seja viabilizado ou que os desenvolvedores tenham total controle e monetização sobre o produto. Dessa forma, o projeto DOP propõe o desenvolvimento de uma plataforma digital para computador, utilizando-se dos princípios de Design de Interface e de Experiência do Usuário, para atingir o objetivo geral de unir os processos de desenvolvimento, como os de financiamento, publicação, distribuição e divulgação de um jogo indie, além dos três objetivos específicos, com o intuito de possibilitar a realização de um projeto de forma independente, gerar visibilidade para o setor de jogos indies e criar uma comunidade engajada com os projetos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-01-12T17:35:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-01-12T17:35:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17104 |
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv |
ND ND ND |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17104 |
identifier_str_mv |
ND |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17104/2/license.txt http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17104/1/eaad_designdigital_tcc_cortes_lp.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 6a8ba04a3351564e99f6bd3271cfec7b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790722621341696 |