In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, João Pedro Saito do
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Menezes, João Vitor Ruy Gomes de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16670
Resumo: Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo sofre por conta da falta de atenção dada ao assunto por parte das instituições de ensino superior, além do desinteresse dos estudantes. Atualmente o tema “Inclusão” tem ficado cada vez mais em evidência, gerando uma necessidade ainda maior de expor as diferentes dificuldades enfrentadas por PCDs (Pessoas com Deficiência) desde o acesso físico a edificações, objetos e transportes, até ao preconceito enfrentado. Com base nas pesquisas realizadas, propõe-se como ação projetual, utilizando-se o método Design Thinking, uma plataforma digital para designers e estudantes de design, intitulada “in.clusion”. Composta por duas partes, a plataforma ensina e auxilia usuários sobre a teoria e prática do design inclusivo. A primeira parte traz conteúdos teóricos para o aprendizado do usuário, por meio de informações sobre normas e diretrizes vi gentes e acessibilidade em geral. A segunda parte apresenta jogos digitais com características únicas para que os usuários apliquem os conceitos aprendidos.
id PCAM_d8b108bbfe62635b08755f95a91cd0ad
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16670
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Amaral, João Pedro Saito doMenezes, João Vitor Ruy Gomes dePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Ardinghi, Maria Beatriz2022-10-31T14:00:42Z2022-10-31T14:00:42Z2021-11-30http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16670NANAEste projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo sofre por conta da falta de atenção dada ao assunto por parte das instituições de ensino superior, além do desinteresse dos estudantes. Atualmente o tema “Inclusão” tem ficado cada vez mais em evidência, gerando uma necessidade ainda maior de expor as diferentes dificuldades enfrentadas por PCDs (Pessoas com Deficiência) desde o acesso físico a edificações, objetos e transportes, até ao preconceito enfrentado. Com base nas pesquisas realizadas, propõe-se como ação projetual, utilizando-se o método Design Thinking, uma plataforma digital para designers e estudantes de design, intitulada “in.clusion”. Composta por duas partes, a plataforma ensina e auxilia usuários sobre a teoria e prática do design inclusivo. A primeira parte traz conteúdos teóricos para o aprendizado do usuário, por meio de informações sobre normas e diretrizes vi gentes e acessibilidade em geral. A segunda parte apresenta jogos digitais com características únicas para que os usuários apliquem os conceitos aprendidos.This project presents a proposal for a gamified digital tool whose objective is to raise awareness and teach designers about Inclusive Design. Bibliographic and field research indicates that the theme of Inclusive Design suffers from the lack of atten tion given to the subject by University education, in addition to the students’ lack of interest. Currently, the theme “Inclusion” has become increasingly in evidence, generating an even greater need to expose the different difficulties faced by PWDs (People with Disabilities) from physical access to buildings, objects and transport, to the prejudice faced. Based on the research carried out, it is proposed as a projectual action, using the Design Thinking method, a digital platform for designers and design students, entitled “in.clusion”. Composed of two parts, the platform teaches and helps users about the theory and practice of inclusive design. The first part brings theoretical content for user learning, through information on current standards and guidelines and accessibility in general. The second part presents digital games with unique characteristics for users to apply the learned concepts.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Design inclusivoConcientizaçãoEnsino e aprendizadoDesign DigitalInclusive DesignAwarenessTeaching-learningDigital DesignIn.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de designin.clusion: teaching and learning about accessibility for design studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3925234403667800Centro de Linguagem e Comunicação (CLC)Não se aplicaOnlineDesign DigitalLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16670/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALclc_designdigital_tcc_saito_jp.pdfclc_designdigital_tcc_saito_jp.pdfapplication/pdf6120744http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16670/1/clc_designdigital_tcc_saito_jp.pdf1de7a9ff7a641bcfca8d8dabcb199d77MD51123456789/166702023-05-02 10:08:43.572oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16670Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-02T13:08:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv in.clusion: teaching and learning about accessibility for design students
title In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
spellingShingle In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
Amaral, João Pedro Saito do
Design inclusivo
Concientização
Ensino e aprendizado
Design Digital
Inclusive Design
Awareness
Teaching-learning
Digital Design
title_short In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
title_full In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
title_fullStr In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
title_full_unstemmed In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
title_sort In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
author Amaral, João Pedro Saito do
author_facet Amaral, João Pedro Saito do
Menezes, João Vitor Ruy Gomes de
author_role author
author2 Menezes, João Vitor Ruy Gomes de
author2_role author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, João Pedro Saito do
Menezes, João Vitor Ruy Gomes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ardinghi, Maria Beatriz
contributor_str_mv Ardinghi, Maria Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Design inclusivo
Concientização
Ensino e aprendizado
Design Digital
Inclusive Design
Awareness
Teaching-learning
Digital Design
topic Design inclusivo
Concientização
Ensino e aprendizado
Design Digital
Inclusive Design
Awareness
Teaching-learning
Digital Design
description Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo sofre por conta da falta de atenção dada ao assunto por parte das instituições de ensino superior, além do desinteresse dos estudantes. Atualmente o tema “Inclusão” tem ficado cada vez mais em evidência, gerando uma necessidade ainda maior de expor as diferentes dificuldades enfrentadas por PCDs (Pessoas com Deficiência) desde o acesso físico a edificações, objetos e transportes, até ao preconceito enfrentado. Com base nas pesquisas realizadas, propõe-se como ação projetual, utilizando-se o método Design Thinking, uma plataforma digital para designers e estudantes de design, intitulada “in.clusion”. Composta por duas partes, a plataforma ensina e auxilia usuários sobre a teoria e prática do design inclusivo. A primeira parte traz conteúdos teóricos para o aprendizado do usuário, por meio de informações sobre normas e diretrizes vi gentes e acessibilidade em geral. A segunda parte apresenta jogos digitais com características únicas para que os usuários apliquem os conceitos aprendidos.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-31T14:00:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-31T14:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16670
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv NA
NA
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16670
identifier_str_mv NA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16670/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16670/1/clc_designdigital_tcc_saito_jp.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
1de7a9ff7a641bcfca8d8dabcb199d77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790718099881984