In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16670 |
Resumo: | Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo sofre por conta da falta de atenção dada ao assunto por parte das instituições de ensino superior, além do desinteresse dos estudantes. Atualmente o tema “Inclusão” tem ficado cada vez mais em evidência, gerando uma necessidade ainda maior de expor as diferentes dificuldades enfrentadas por PCDs (Pessoas com Deficiência) desde o acesso físico a edificações, objetos e transportes, até ao preconceito enfrentado. Com base nas pesquisas realizadas, propõe-se como ação projetual, utilizando-se o método Design Thinking, uma plataforma digital para designers e estudantes de design, intitulada “in.clusion”. Composta por duas partes, a plataforma ensina e auxilia usuários sobre a teoria e prática do design inclusivo. A primeira parte traz conteúdos teóricos para o aprendizado do usuário, por meio de informações sobre normas e diretrizes vi gentes e acessibilidade em geral. A segunda parte apresenta jogos digitais com características únicas para que os usuários apliquem os conceitos aprendidos. |
id |
PCAM_d8b108bbfe62635b08755f95a91cd0ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16670 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Amaral, João Pedro Saito doMenezes, João Vitor Ruy Gomes dePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Ardinghi, Maria Beatriz2022-10-31T14:00:42Z2022-10-31T14:00:42Z2021-11-30http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16670NANAEste projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo sofre por conta da falta de atenção dada ao assunto por parte das instituições de ensino superior, além do desinteresse dos estudantes. Atualmente o tema “Inclusão” tem ficado cada vez mais em evidência, gerando uma necessidade ainda maior de expor as diferentes dificuldades enfrentadas por PCDs (Pessoas com Deficiência) desde o acesso físico a edificações, objetos e transportes, até ao preconceito enfrentado. Com base nas pesquisas realizadas, propõe-se como ação projetual, utilizando-se o método Design Thinking, uma plataforma digital para designers e estudantes de design, intitulada “in.clusion”. Composta por duas partes, a plataforma ensina e auxilia usuários sobre a teoria e prática do design inclusivo. A primeira parte traz conteúdos teóricos para o aprendizado do usuário, por meio de informações sobre normas e diretrizes vi gentes e acessibilidade em geral. A segunda parte apresenta jogos digitais com características únicas para que os usuários apliquem os conceitos aprendidos.This project presents a proposal for a gamified digital tool whose objective is to raise awareness and teach designers about Inclusive Design. Bibliographic and field research indicates that the theme of Inclusive Design suffers from the lack of atten tion given to the subject by University education, in addition to the students’ lack of interest. Currently, the theme “Inclusion” has become increasingly in evidence, generating an even greater need to expose the different difficulties faced by PWDs (People with Disabilities) from physical access to buildings, objects and transport, to the prejudice faced. Based on the research carried out, it is proposed as a projectual action, using the Design Thinking method, a digital platform for designers and design students, entitled “in.clusion”. Composed of two parts, the platform teaches and helps users about the theory and practice of inclusive design. The first part brings theoretical content for user learning, through information on current standards and guidelines and accessibility in general. The second part presents digital games with unique characteristics for users to apply the learned concepts.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Design inclusivoConcientizaçãoEnsino e aprendizadoDesign DigitalInclusive DesignAwarenessTeaching-learningDigital DesignIn.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de designin.clusion: teaching and learning about accessibility for design studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3925234403667800Centro de Linguagem e Comunicação (CLC)Não se aplicaOnlineDesign DigitalLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16670/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALclc_designdigital_tcc_saito_jp.pdfclc_designdigital_tcc_saito_jp.pdfapplication/pdf6120744http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16670/1/clc_designdigital_tcc_saito_jp.pdf1de7a9ff7a641bcfca8d8dabcb199d77MD51123456789/166702023-05-02 10:08:43.572oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16670Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-02T13:08:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
in.clusion: teaching and learning about accessibility for design students |
title |
In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design |
spellingShingle |
In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design Amaral, João Pedro Saito do Design inclusivo Concientização Ensino e aprendizado Design Digital Inclusive Design Awareness Teaching-learning Digital Design |
title_short |
In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design |
title_full |
In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design |
title_fullStr |
In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design |
title_full_unstemmed |
In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design |
title_sort |
In.clusion: ensino e aprendizado sobre acessibilidade para estudantes de design |
author |
Amaral, João Pedro Saito do |
author_facet |
Amaral, João Pedro Saito do Menezes, João Vitor Ruy Gomes de |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, João Vitor Ruy Gomes de |
author2_role |
author |
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, João Pedro Saito do Menezes, João Vitor Ruy Gomes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ardinghi, Maria Beatriz |
contributor_str_mv |
Ardinghi, Maria Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design inclusivo Concientização Ensino e aprendizado Design Digital Inclusive Design Awareness Teaching-learning Digital Design |
topic |
Design inclusivo Concientização Ensino e aprendizado Design Digital Inclusive Design Awareness Teaching-learning Digital Design |
description |
Este projeto apresenta a proposta de uma ferramenta digital gamificada cujo objetivo é conscientizar e ensinar designers sobre o Design Inclusivo. Pesquisas bibliográficas e de campo apontam que o tema de Design Inclusivo sofre por conta da falta de atenção dada ao assunto por parte das instituições de ensino superior, além do desinteresse dos estudantes. Atualmente o tema “Inclusão” tem ficado cada vez mais em evidência, gerando uma necessidade ainda maior de expor as diferentes dificuldades enfrentadas por PCDs (Pessoas com Deficiência) desde o acesso físico a edificações, objetos e transportes, até ao preconceito enfrentado. Com base nas pesquisas realizadas, propõe-se como ação projetual, utilizando-se o método Design Thinking, uma plataforma digital para designers e estudantes de design, intitulada “in.clusion”. Composta por duas partes, a plataforma ensina e auxilia usuários sobre a teoria e prática do design inclusivo. A primeira parte traz conteúdos teóricos para o aprendizado do usuário, por meio de informações sobre normas e diretrizes vi gentes e acessibilidade em geral. A segunda parte apresenta jogos digitais com características únicas para que os usuários apliquem os conceitos aprendidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-11-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-31T14:00:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-31T14:00:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16670 |
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv |
NA NA |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16670 |
identifier_str_mv |
NA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16670/2/license.txt http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16670/1/clc_designdigital_tcc_saito_jp.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 1de7a9ff7a641bcfca8d8dabcb199d77 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790718099881984 |