Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Tatiana Oliveira de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17272
Resumo: Avaliar a criatividade é relevante para estimular seu desenvolvimento em diversos contextos. A pesquisa objetivou investigar qualidades psicométricas do Teste de Criatividade Figural Versão Adolescentes e Adultos - TCF-AA junto a população do Maranhão. Foi realizada em cinco etapas, com objetivos específicos. O primeiro estudo buscou evidências de validade com base na estrutura interna e determinação da precisão por meio da consistência interna: participaram 363 estudantes, de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições de ensino públicas e privadas de São Luís/Maranhão e de comunidades quilombolas do interior do estado, os quais responderam ao TCF-AA. A análise fatorial confirmatória não se mostrou adequada, tendo sido realizada análise fatorial exploratória, por meio da qual foi encontrada uma estrutura fatorial de quatro fatores como esperado, porém, a forma como as características criativas foram agrupadas se diferenciou da encontrada na amostra geral do TCF-AA. A precisão por meio da consistência interna indicou valores adequados (pontuação total: ω=0,817). O segundo estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável externa medindo o mesmo construto: participaram 91 estudantes de Ensino Médio, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e ao teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance. Foram reveladas associações de magnitude próxima a r = 0,50, confirmando a validade concorrente entre as medidas. O terceiro estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável externa medindo construto relacionado: participaram 97 estudantes universitários, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e Matrizes Progressivas Avançadas de Raven. Foram encontradas correlações positivas, porém fracas, tal como esperado, entre as pontuações totais dos testes (r = 0,240; p = 0,018). O quarto estudo investigou influência de variáveis sociodemográficas no desempenho criativo: participaram 285 estudantes de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA. Constataram-se influência significativa do nível de escolaridade e tipo de escola e ausência de influência do sexo no desempenho criativo. O quinto estudo investigou influência da cultura quilombola na criatividade: participaram 149 estudantes, de ambos os sexos, do Ensino Médio de escolas públicas, respondendo ao TCF-AA. Não foram encontradas diferenças significativas entre o grupo quilombola e os demais participantes. Os estudos indicaram resultados satisfatórios no que diz respeito às evidências de validade e precisão do TCF-AA em amostra do Maranhão.
id PUC_CAMP-5_0fdcc75498fab85b7c2a856d93cc3f86
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17272
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do MaranhãoFigural creativity test, adolescent and adult version: psychometric studies with the population of the state of Maranhãoavaliação psicológicacriatividadevalidação de testepsychological assessmentcreativitytest validationAvaliar a criatividade é relevante para estimular seu desenvolvimento em diversos contextos. A pesquisa objetivou investigar qualidades psicométricas do Teste de Criatividade Figural Versão Adolescentes e Adultos - TCF-AA junto a população do Maranhão. Foi realizada em cinco etapas, com objetivos específicos. O primeiro estudo buscou evidências de validade com base na estrutura interna e determinação da precisão por meio da consistência interna: participaram 363 estudantes, de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições de ensino públicas e privadas de São Luís/Maranhão e de comunidades quilombolas do interior do estado, os quais responderam ao TCF-AA. A análise fatorial confirmatória não se mostrou adequada, tendo sido realizada análise fatorial exploratória, por meio da qual foi encontrada uma estrutura fatorial de quatro fatores como esperado, porém, a forma como as características criativas foram agrupadas se diferenciou da encontrada na amostra geral do TCF-AA. A precisão por meio da consistência interna indicou valores adequados (pontuação total: ω=0,817). O segundo estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável externa medindo o mesmo construto: participaram 91 estudantes de Ensino Médio, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e ao teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance. Foram reveladas associações de magnitude próxima a r = 0,50, confirmando a validade concorrente entre as medidas. O terceiro estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável externa medindo construto relacionado: participaram 97 estudantes universitários, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e Matrizes Progressivas Avançadas de Raven. Foram encontradas correlações positivas, porém fracas, tal como esperado, entre as pontuações totais dos testes (r = 0,240; p = 0,018). O quarto estudo investigou influência de variáveis sociodemográficas no desempenho criativo: participaram 285 estudantes de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA. Constataram-se influência significativa do nível de escolaridade e tipo de escola e ausência de influência do sexo no desempenho criativo. O quinto estudo investigou influência da cultura quilombola na criatividade: participaram 149 estudantes, de ambos os sexos, do Ensino Médio de escolas públicas, respondendo ao TCF-AA. Não foram encontradas diferenças significativas entre o grupo quilombola e os demais participantes. Os estudos indicaram resultados satisfatórios no que diz respeito às evidências de validade e precisão do TCF-AA em amostra do Maranhão.Creativity should be assessed in a variety of contexts to stimulate its development. In this study, evidence of validity of the Figural Creativity Test Adolescent and Adult Version - TCF-AA was investigated among the population of the State of Maranhão. The study was conducted in five stages that corresponded to specific objectives. Study 1) evidence of validity based on the internal structure and determining precision through internal consistency: In the interior of the state, 363 students, both sexes, from high school and college institutions, as well as public and private institutions, took part in the TCF-AA survey. As expected, a factorial structure of four factors was found, however, the way that the creative characteristics were grouped differed from that found in the general TCF-AA sample. A measure of precision through internal consistency indicated that the values were considered sufficient (total score: ω=0.817). Study 2) Evidence of validity based on a relation between the TCF-AA and Torrance Thinking Creatively with Figures: 91 high school students, both sexes, from public and private institutions in São Luis completed both tests. Concurrent validity was confirmed by associations close to r = 0.50. Study 3) Validity based on the relationship with an external variable measuring a related construct: 97 students from public and private institutions in Sao Luis participated and completed the TCF-AA and Raven's Advanced Progressive Matrices. Positive correlations were found between total test scores (r = 0.240; p = 0.018); Study 4) Influence of sociodemographic variables on creative performance: 285 high school and college students, both sexes, from public and private institutions in São Luís responded to the TCF-AA. Educational level and type of school have a significant impact on creativity performance, according to the results. Gender was not a significant variable; Study 5) Influence of quilombola culture on creative performance: 149 students, both sexes, from public high school responded to the TCF-AA. There were no significant differences between the quilombola group and the other participants in the study. The study indicated satisfactory results in terms of the evidence of validity and precision of the TCF-AA in a sample from Maranhão.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Nakano, Tatiana de CássiaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Carvalho, Tatiana Oliveira de2024-04-22T12:26:23Z2024-04-22T12:26:23Z2024-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/172720523928792962022porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-04-22T12:26:24Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17272Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-04-22T12:26:24Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão
Figural creativity test, adolescent and adult version: psychometric studies with the population of the state of Maranhão
title Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão
spellingShingle Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão
Carvalho, Tatiana Oliveira de
avaliação psicológica
criatividade
validação de teste
psychological assessment
creativity
test validation
title_short Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão
title_full Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão
title_fullStr Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão
title_full_unstemmed Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão
title_sort Teste de criatividade figural versão adolescentes e adultos: estudos psicométricos com a população do estado do Maranhão
author Carvalho, Tatiana Oliveira de
author_facet Carvalho, Tatiana Oliveira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nakano, Tatiana de Cássia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Tatiana Oliveira de
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação psicológica
criatividade
validação de teste
psychological assessment
creativity
test validation
topic avaliação psicológica
criatividade
validação de teste
psychological assessment
creativity
test validation
description Avaliar a criatividade é relevante para estimular seu desenvolvimento em diversos contextos. A pesquisa objetivou investigar qualidades psicométricas do Teste de Criatividade Figural Versão Adolescentes e Adultos - TCF-AA junto a população do Maranhão. Foi realizada em cinco etapas, com objetivos específicos. O primeiro estudo buscou evidências de validade com base na estrutura interna e determinação da precisão por meio da consistência interna: participaram 363 estudantes, de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições de ensino públicas e privadas de São Luís/Maranhão e de comunidades quilombolas do interior do estado, os quais responderam ao TCF-AA. A análise fatorial confirmatória não se mostrou adequada, tendo sido realizada análise fatorial exploratória, por meio da qual foi encontrada uma estrutura fatorial de quatro fatores como esperado, porém, a forma como as características criativas foram agrupadas se diferenciou da encontrada na amostra geral do TCF-AA. A precisão por meio da consistência interna indicou valores adequados (pontuação total: ω=0,817). O segundo estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável externa medindo o mesmo construto: participaram 91 estudantes de Ensino Médio, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e ao teste Pensando Criativamente com Figuras de Torrance. Foram reveladas associações de magnitude próxima a r = 0,50, confirmando a validade concorrente entre as medidas. O terceiro estudo buscou evidências de validade com base na relação com variável externa medindo construto relacionado: participaram 97 estudantes universitários, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA e Matrizes Progressivas Avançadas de Raven. Foram encontradas correlações positivas, porém fracas, tal como esperado, entre as pontuações totais dos testes (r = 0,240; p = 0,018). O quarto estudo investigou influência de variáveis sociodemográficas no desempenho criativo: participaram 285 estudantes de Ensino Médio e Superior, de ambos os sexos, de instituições públicas e privadas de São Luís, os quais responderam ao TCF-AA. Constataram-se influência significativa do nível de escolaridade e tipo de escola e ausência de influência do sexo no desempenho criativo. O quinto estudo investigou influência da cultura quilombola na criatividade: participaram 149 estudantes, de ambos os sexos, do Ensino Médio de escolas públicas, respondendo ao TCF-AA. Não foram encontradas diferenças significativas entre o grupo quilombola e os demais participantes. Os estudos indicaram resultados satisfatórios no que diz respeito às evidências de validade e precisão do TCF-AA em amostra do Maranhão.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-22T12:26:23Z
2024-04-22T12:26:23Z
2024-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17272
0523928792962022
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17272
identifier_str_mv 0523928792962022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415790992523264