Internato médico: desafios da avaliação da aprendizagem em serviço
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15354 |
Resumo: | Tendo como cenário o Internato Médico da PUC-Campinas nos anos de 2006 e 2007, demos voz aos atores principais do processo ensino aprendizagem alunos e professores a fim de buscarmos elementos que nos permitissem a elaboração de um diagnóstico embasados em um referencial teórico sobre qual seria a função da avaliação no processo de aprendizagem em serviço. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sujeitos parceiros da pesquisa e posterior realização da análise dos dados, utilizando categorias da Análise do Discurso, à luz da bibliografia que dá suporte teórico à mesma. A questão fundamental que norteou este trabalho foi: será que a avaliação do Internato Médico na PUC-Campinas que é um período do curso que guarda características peculiares e tão diversas dos demais, uma vez que se caracteriza pelo aprendizado em serviço é ainda praticada de modo a privilegiar o domínio cognitivo, isto é, a verificação de conhecimentos teóricos em detrimento dos demais domínios: afetivo e psicomotor? Dessa indagação advêm os seguintes objetivos específicos: procurar apontar quais seriam as dificuldades do professor-médico do Internato da PUC-Campinas na elaboração e aplicação de um processo avaliativo formativo, includente e dialógico; identificar dentre os alunos e professores do Internato Médico da PUC-Campinas qual a concepção que e ambos têm de avaliação (haveria influência da prática avaliativa sobre o aprendizado do aluno?) e finalmente, diagnosticar quais seriam as diferenças e semelhanças entre a avaliação praticada nos períodos iniciais do curso e no Internato. Analisamos os discursos de professores e alunos entrevistados, valendo-nos da Análise do Discurso e elaborando eixos temáticos de análise, a fim de darmos voz aos sujeitos do processo avaliativo, e com isso, identificarmos suas concepções de avaliação. Por fim, nas considerações finais apresentamos contribuições para a construção de um processo avaliativo mais inclusivo, dialógico e compromissado com a formação do cidadão médico. |
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Baffa, Andréa MendesPontifícia Universidade Católica de CampinasBalzan, Newton Cesar2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2008-02-20http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153549685859399012112Tendo como cenário o Internato Médico da PUC-Campinas nos anos de 2006 e 2007, demos voz aos atores principais do processo ensino aprendizagem alunos e professores a fim de buscarmos elementos que nos permitissem a elaboração de um diagnóstico embasados em um referencial teórico sobre qual seria a função da avaliação no processo de aprendizagem em serviço. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sujeitos parceiros da pesquisa e posterior realização da análise dos dados, utilizando categorias da Análise do Discurso, à luz da bibliografia que dá suporte teórico à mesma. A questão fundamental que norteou este trabalho foi: será que a avaliação do Internato Médico na PUC-Campinas que é um período do curso que guarda características peculiares e tão diversas dos demais, uma vez que se caracteriza pelo aprendizado em serviço é ainda praticada de modo a privilegiar o domínio cognitivo, isto é, a verificação de conhecimentos teóricos em detrimento dos demais domínios: afetivo e psicomotor? Dessa indagação advêm os seguintes objetivos específicos: procurar apontar quais seriam as dificuldades do professor-médico do Internato da PUC-Campinas na elaboração e aplicação de um processo avaliativo formativo, includente e dialógico; identificar dentre os alunos e professores do Internato Médico da PUC-Campinas qual a concepção que e ambos têm de avaliação (haveria influência da prática avaliativa sobre o aprendizado do aluno?) e finalmente, diagnosticar quais seriam as diferenças e semelhanças entre a avaliação praticada nos períodos iniciais do curso e no Internato. Analisamos os discursos de professores e alunos entrevistados, valendo-nos da Análise do Discurso e elaborando eixos temáticos de análise, a fim de darmos voz aos sujeitos do processo avaliativo, e com isso, identificarmos suas concepções de avaliação. Por fim, nas considerações finais apresentamos contribuições para a construção de um processo avaliativo mais inclusivo, dialógico e compromissado com a formação do cidadão médico.This work studies the Medical Internship of PUC Campinas from 2006 to 2007 by letting the principal individuals involved in its process of teaching/learning students and teachers speak out. Based on a theoretical reference about what could be the function of grading in the process of in-service learning, its purpose is to discover those elements that could be diagnosed. The study employs a qualitative approach involving semi-structured interviews with subject-partners. Afterwards, the data is analyzed using Discourse Analysis in the light of the bibliography that provides the theoretical support for the same The fundamental question orienting this work was: could it be that grading in Medical Internship at PUC Campinas a period of the course that has such peculiar and diverse characteristics compared to the others since it is in-service learning is still practiced favoring cognitive dominion, i.e., verification of technical knowledge in detriment to the rest of dominions like the emotional and psychomotor? From this indagation the following specific objectives are arrived at: to see what are the difficulties of the teacher-doctor of Internship at PUC Campinas in elaborating and applying a formative grading process that is inclusive and dialogic; to identify what concept the students and teachers have about grading (does the grading process influence the learning of the student?); and finally, to diagnose what are be the differences and similarities between the grading practiced in the beginning periods of the course and in Internship. We analyze the discourse of the teachers and students interviewed, using Discourse Analysis and elaborating thematic lines of analysis in order to let the subjects talk about the grading process for us to identify their concepts of grading. In the final considerations we present contributions for constructing a grading process that is more inclusive and dialogic, committed to forming the citizen-doctor.porPUC-Campinasinternato médicoavaliação da aprendizagemeducação superiorcurso de medicinamedical interngradinghigher educationmedicineInternato médico: desafios da avaliação da aprendizagem em serviçoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6995142158435943Brenelli, Sigisfredo LuísTeixeira, Maria Aparecida Barone45370702942099509697478862141248CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Andrea_MB.pdfcchsa_ppgedu_me_Andrea_MB.pdfapplication/pdf602932http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15354/1/cchsa_ppgedu_me_Andrea_MB.pdfac4a958b57f27e62b6e0fb8f599858c4MD51123456789/153542022-10-27 12:38:40.427oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:38:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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