Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Roberta Soares
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15453
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de leitura e escrita propostas por uma professora de língua portuguesa aos alunos do 2° ano do Ensino Médio e as influências de tais práticas na formação destes alunos, no que se refere ao domínio da leitura e da escrita nas diversas situações de uso. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: o que os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, têm a dizer sobre as práticas de leitura e escrita propostas nas aulas de língua portuguesa e de que maneira elas podem marcar as relações estabelecidas entre esses alunos e a leitura e escrita? Esta investigação se justifica, diante dos resultados insuficientes, no que se refere à competência dos usos da escrita e da leitura por alunos da educação básica, conforme estatísticas nacionais advindas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa, levou-se em conta o papel da escola no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo observações de dez aulas de língua portuguesa e entrevistas semi-estruturadas com dez alunos de duas salas do 2º ano do Ensino Médio e com a professora, que ministra as aulas em ambas as classes. A partir das falas dos alunos, foram criadas cinco categorias de análise, a fim de discutir a relação com a leitura, a relação com a escrita, as atividades pedagógicas realizadas em sala de aula, a influência da família e as expectativas dos alunos, constituindo o retrato de como os alunos veem a leitura, a escrita e o ensino e como percebem o aprendizado da disciplina de língua portuguesa em sala de aula e em suas vidas. As entrevistas confirmam que as práticas de leitura e escrita na vida dos jovens estão diretamente relacionadas com o uso das novas tecnologias. Da mesma forma, a influência da família e da escola nas relações estabelecidas entre os jovens e a leitura e a escrita é grande. Os dados apontaram também que os estudante entrevistados esperam aprender e consideram importante ter o domínio no uso da escrita e, para isso, valorizam as explicações da professora, mas desejam aulas mais dinâmicas, com uma diversidade de estratégias.
id PCAM_fdb460f22a93b752efa054fea48836f3
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15453
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Ribeiro, Roberta SoaresPontifícia Universidade Católica de CampinasTassoni, Elvira Cristina Martins2022-02-16T18:14:51Z2022-02-16T18:14:51Z2012-02-24http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154530815688201831070Este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de leitura e escrita propostas por uma professora de língua portuguesa aos alunos do 2° ano do Ensino Médio e as influências de tais práticas na formação destes alunos, no que se refere ao domínio da leitura e da escrita nas diversas situações de uso. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: o que os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, têm a dizer sobre as práticas de leitura e escrita propostas nas aulas de língua portuguesa e de que maneira elas podem marcar as relações estabelecidas entre esses alunos e a leitura e escrita? Esta investigação se justifica, diante dos resultados insuficientes, no que se refere à competência dos usos da escrita e da leitura por alunos da educação básica, conforme estatísticas nacionais advindas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa, levou-se em conta o papel da escola no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo observações de dez aulas de língua portuguesa e entrevistas semi-estruturadas com dez alunos de duas salas do 2º ano do Ensino Médio e com a professora, que ministra as aulas em ambas as classes. A partir das falas dos alunos, foram criadas cinco categorias de análise, a fim de discutir a relação com a leitura, a relação com a escrita, as atividades pedagógicas realizadas em sala de aula, a influência da família e as expectativas dos alunos, constituindo o retrato de como os alunos veem a leitura, a escrita e o ensino e como percebem o aprendizado da disciplina de língua portuguesa em sala de aula e em suas vidas. As entrevistas confirmam que as práticas de leitura e escrita na vida dos jovens estão diretamente relacionadas com o uso das novas tecnologias. Da mesma forma, a influência da família e da escola nas relações estabelecidas entre os jovens e a leitura e a escrita é grande. Os dados apontaram também que os estudante entrevistados esperam aprender e consideram importante ter o domínio no uso da escrita e, para isso, valorizam as explicações da professora, mas desejam aulas mais dinâmicas, com uma diversidade de estratégias.This paper aims to present the practices of reading and writing proposals for a teacher of Portuguese students of 2nd year of high school and the influences of such practices in the training of these students, as regards the field of reading and writing in different situations of use. Its research problem the following question: what the students of 2nd year of high school to a public school in the city of Piracicaba, São Paulo, have to say about the practices of reading and writing proposals in Portuguese language classes and how they can mark the relations between these students and the reading and writing? This investigation is justified, given the poor results, as regards the competence of the uses of writing and reading for students of basic education, according to national statistics coming from the National Institute of Educational Studies. To develop the research, took into account the role of schools in the teachinglearning the mother tongue. This is a qualitative study involving observations of ten Portuguese language classes and semi-structured interviews with ten students from two rooms in the 2nd year of high school and the teacher, who teaches classes in both classes. From the speech of students, were created five categories of analysis in order to discuss the relationship with reading, writing relationship with the educational activities undertaken in the classroom, the influence of family and the expectations of students, constituting the picture of how students see reading, writing and teaching and how they perceive the learning of Portuguese language discipline in the classroom and in their lives. The interviews confirm that the practices of reading and writing in young people's lives are directly related to the use of new technologies. Likewise, the influence of family and school in the relations established between young people and reading and writing is great. The data also showed that respondents expect students to learn and consider it important to have mastery in the use of writing and, therefore, value the teacher's explanations, but want more dynamic classes, with a variety of strategies.porPUC-Campinasatividades de leitura e escritaensino médiopráticas pedagógicasformação de professoresactivities of reading and writingschoolteaching practicesteacher trainingPráticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunosPedagogical practices in the portuguese classes in the 2nd year of high school from the perspective of studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7025380679558216Zan, Dirce Djanira Pacheco eMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade71805084181094377733644439876265CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Roberta_SR.pdfcchsa_ppgedu_me_Roberta_SR.pdfapplication/pdf665088http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15453/1/cchsa_ppgedu_me_Roberta_SR.pdf1277b62e3e97552c05fd1ada12902279MD51123456789/154532022-09-02 11:36:28.718oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Pedagogical practices in the portuguese classes in the 2nd year of high school from the perspective of students
title Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
spellingShingle Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
Ribeiro, Roberta Soares
atividades de leitura e escrita
ensino médio
práticas pedagógicas
formação de professores
activities of reading and writing
school
teaching practices
teacher training
title_short Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
title_full Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
title_fullStr Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
title_sort Práticas pedagógicas nas aulas de língua portuguesa no 2° ano do ensino médio na perspectiva dos alunos
author Ribeiro, Roberta Soares
author_facet Ribeiro, Roberta Soares
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Roberta Soares
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
contributor_str_mv Tassoni, Elvira Cristina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv atividades de leitura e escrita
ensino médio
práticas pedagógicas
formação de professores
activities of reading and writing
school
teaching practices
teacher training
topic atividades de leitura e escrita
ensino médio
práticas pedagógicas
formação de professores
activities of reading and writing
school
teaching practices
teacher training
description Este trabalho tem como objetivo apresentar as práticas de leitura e escrita propostas por uma professora de língua portuguesa aos alunos do 2° ano do Ensino Médio e as influências de tais práticas na formação destes alunos, no que se refere ao domínio da leitura e da escrita nas diversas situações de uso. Tem como problema de pesquisa a seguinte questão: o que os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, têm a dizer sobre as práticas de leitura e escrita propostas nas aulas de língua portuguesa e de que maneira elas podem marcar as relações estabelecidas entre esses alunos e a leitura e escrita? Esta investigação se justifica, diante dos resultados insuficientes, no que se refere à competência dos usos da escrita e da leitura por alunos da educação básica, conforme estatísticas nacionais advindas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Para o desenvolvimento da pesquisa, levou-se em conta o papel da escola no processo de ensino-aprendizagem da língua materna. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo observações de dez aulas de língua portuguesa e entrevistas semi-estruturadas com dez alunos de duas salas do 2º ano do Ensino Médio e com a professora, que ministra as aulas em ambas as classes. A partir das falas dos alunos, foram criadas cinco categorias de análise, a fim de discutir a relação com a leitura, a relação com a escrita, as atividades pedagógicas realizadas em sala de aula, a influência da família e as expectativas dos alunos, constituindo o retrato de como os alunos veem a leitura, a escrita e o ensino e como percebem o aprendizado da disciplina de língua portuguesa em sala de aula e em suas vidas. As entrevistas confirmam que as práticas de leitura e escrita na vida dos jovens estão diretamente relacionadas com o uso das novas tecnologias. Da mesma forma, a influência da família e da escola nas relações estabelecidas entre os jovens e a leitura e a escrita é grande. Os dados apontaram também que os estudante entrevistados esperam aprender e consideram importante ter o domínio no uso da escrita e, para isso, valorizam as explicações da professora, mas desejam aulas mais dinâmicas, com uma diversidade de estratégias.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15453
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 0815688201831070
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15453
identifier_str_mv 0815688201831070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15453/1/cchsa_ppgedu_me_Roberta_SR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1277b62e3e97552c05fd1ada12902279
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790721584300032