Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Clodoaldo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16249
Resumo: Ao longo do século XX a educação brasileira produziu experiências transformadoras com o propósito de fortalecer a formação social e coletiva do individuo, tanto no espaço tradicional da escola pública ampliando a vocação para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicoafetivas, filosóficas e participativas, enquanto práticas pedagógicas formais, como, na plena com-vivência em comunidade, incorporando o além-muro do edifício escolar, estabelecendo diálogos e conexões de processos de educação não formais com o território. Esta pesquisa pretende compreender essas experiências que se destacaram enquanto propostas de educação integral que, ao ampliar os horizontes e a dimensão do aprendizado possibilitaram novos processos para a formação em sociedade. Dada à dimensão que o objeto da pesquisa proporciona, a estrutura textual se deu de forma analítica, em referenciais teóricos, e foi dividida em três capítulos nos quais, se abordam o conceito de educação integral progressiva defendida por Anísio Teixeira, a partir da década de 30 com, O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, para a educação brasileira; Experiências Inovadoras de Espaços Educacionais e Sociedade e Educação no Século XXI. A pesquisa proporcionou uma ampliação do conhecimento conceitual e histórico dessas experiências, que, no campo do contemporâneo permite estabelecer conexões que demostram a importância do resgate e o aprofundamento dessa corrente de pensamento, na relação entre educação e cidade enquanto território educativo para que nessa relação esses espaços escolares democráticos, sejam apropriados pela comunidade enquanto locais que ofereçam acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, conhecimentos, aprendizado e convivências.
id PCAM_fe9a5feb4a31beba29fa74686570494d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16249
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Teixeira, ClodoaldoPontifícia Universidade Católica de CampinasSantos Junior, Wilson Ribeiro dos2022-02-17T16:06:12Z2022-02-17T16:06:12Z2019-02-28http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/162491237473990002993Ao longo do século XX a educação brasileira produziu experiências transformadoras com o propósito de fortalecer a formação social e coletiva do individuo, tanto no espaço tradicional da escola pública ampliando a vocação para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicoafetivas, filosóficas e participativas, enquanto práticas pedagógicas formais, como, na plena com-vivência em comunidade, incorporando o além-muro do edifício escolar, estabelecendo diálogos e conexões de processos de educação não formais com o território. Esta pesquisa pretende compreender essas experiências que se destacaram enquanto propostas de educação integral que, ao ampliar os horizontes e a dimensão do aprendizado possibilitaram novos processos para a formação em sociedade. Dada à dimensão que o objeto da pesquisa proporciona, a estrutura textual se deu de forma analítica, em referenciais teóricos, e foi dividida em três capítulos nos quais, se abordam o conceito de educação integral progressiva defendida por Anísio Teixeira, a partir da década de 30 com, O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, para a educação brasileira; Experiências Inovadoras de Espaços Educacionais e Sociedade e Educação no Século XXI. A pesquisa proporcionou uma ampliação do conhecimento conceitual e histórico dessas experiências, que, no campo do contemporâneo permite estabelecer conexões que demostram a importância do resgate e o aprofundamento dessa corrente de pensamento, na relação entre educação e cidade enquanto território educativo para que nessa relação esses espaços escolares democráticos, sejam apropriados pela comunidade enquanto locais que ofereçam acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, conhecimentos, aprendizado e convivências.Throughout the twentieth century Brazilian education has produced transformative experiences with the purpose of strengthening the social and collective formation of the individual, both in the traditional space of the public school, expanding the vocation for the development of cognitive, psychoaffective, philosophical and participatory skills as pedagogical practices formal education, such as, in full communal living, incorporating the beyond-wall of the school building, establishing dialogues and connections of non-formal education processes with the territory. This research intends to understand these experiences that stood out as integral education proposals that, by broadening the horizons and the learning dimension, enabled new processes for formation in society. Given the dimension that the object of the research provides, the textual structure took place analytically, in theoretical references, and was divided in three chapters in which the concept of progressive integral education defended by Anísio Teixeira, from the decade of 30 with, The Manifesto of the New Education Pioneers, for Brazilian education; Innovative Experiences in Educational Spaces and Society and Education in the 21st Century. The research provided an extension of the conceptual and historical knowledge of these experiences, which in the contemporary field allows us to establish connections that show the importance of the rescue and the deepening of this current of thought, in the relation between education and city as an educational territory so that in this relation these democratic places, be appropriated by the community as places that offer access to public equipment for leisure, culture, knowledge, learning and coexistence.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasEducação SocialTerritórios EducativosOcupação EscolarEducação Integral.Social EducationEducational TerritoriesSchool OccupationIntegral Education.Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2818200603054621Merlin, José RobertoLeonelli, Gisela Cunha Viana98317581165864000925768769790678CEATEC – Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de TecnologiasPrograma de Pós-Graduação em Urbanismo (até junho/2018)Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoORIGINALceatec_ppgurb_me_Clodoaldo_T.pdfceatec_ppgurb_me_Clodoaldo_T.pdfapplication/pdf2237014http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16249/1/ceatec_ppgurb_me_Clodoaldo_T.pdff37df95f94b30d4296b75fa414d95e21MD51123456789/162492023-05-03 14:56:15.059oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16249Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-03T17:56:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
title Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
spellingShingle Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
Teixeira, Clodoaldo
Educação Social
Territórios Educativos
Ocupação Escolar
Educação Integral.
Social Education
Educational Territories
School Occupation
Integral Education.
title_short Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
title_full Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
title_fullStr Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
title_full_unstemmed Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
title_sort Educação integral e o espaço escolar tradicional: um encontro possível entre o território educativo e a comunidade
author Teixeira, Clodoaldo
author_facet Teixeira, Clodoaldo
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Clodoaldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
contributor_str_mv Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Social
Territórios Educativos
Ocupação Escolar
Educação Integral.
Social Education
Educational Territories
School Occupation
Integral Education.
topic Educação Social
Territórios Educativos
Ocupação Escolar
Educação Integral.
Social Education
Educational Territories
School Occupation
Integral Education.
description Ao longo do século XX a educação brasileira produziu experiências transformadoras com o propósito de fortalecer a formação social e coletiva do individuo, tanto no espaço tradicional da escola pública ampliando a vocação para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicoafetivas, filosóficas e participativas, enquanto práticas pedagógicas formais, como, na plena com-vivência em comunidade, incorporando o além-muro do edifício escolar, estabelecendo diálogos e conexões de processos de educação não formais com o território. Esta pesquisa pretende compreender essas experiências que se destacaram enquanto propostas de educação integral que, ao ampliar os horizontes e a dimensão do aprendizado possibilitaram novos processos para a formação em sociedade. Dada à dimensão que o objeto da pesquisa proporciona, a estrutura textual se deu de forma analítica, em referenciais teóricos, e foi dividida em três capítulos nos quais, se abordam o conceito de educação integral progressiva defendida por Anísio Teixeira, a partir da década de 30 com, O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, para a educação brasileira; Experiências Inovadoras de Espaços Educacionais e Sociedade e Educação no Século XXI. A pesquisa proporcionou uma ampliação do conhecimento conceitual e histórico dessas experiências, que, no campo do contemporâneo permite estabelecer conexões que demostram a importância do resgate e o aprofundamento dessa corrente de pensamento, na relação entre educação e cidade enquanto território educativo para que nessa relação esses espaços escolares democráticos, sejam apropriados pela comunidade enquanto locais que ofereçam acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, conhecimentos, aprendizado e convivências.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-17T16:06:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-17T16:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16249
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 1237473990002993
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16249
identifier_str_mv 1237473990002993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16249/1/ceatec_ppgurb_me_Clodoaldo_T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f37df95f94b30d4296b75fa414d95e21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790720484343808