EDUCAÇÃO INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE TERRITÓRIO EDUCATIVO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Clodoaldo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos Junior, Wilson Ribeiro dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Arquitetura e Urbanismo (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/19909
Resumo:   Ao longo do século XX a educação brasileira produziu experiências transformadoras com o propósito de fortalecer a formação social e coletiva do individuo, tanto no espaço tradicional da escola pública, ampliando a vocação para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, psicoafetivas, filosóficas e participativas, enquanto práticas pedagógicas formais, como, na plena convivência em comunidade, incorporando a integração além-muro do edifício escolar, estabelecendo diálogos e conexões de processos de educação não formais com o território. Esse artigo, recorte da pesquisa de mestrado recém-concluída, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tem por objetivo discutir os conceitos de educação integral a partir da corrente de pensamento progressiva como principio de formação do individuo a partir da dinâmica da realidade social do território, reconhecendo sua capacidade experimental para as ações educadoras, de forma a ampliar os horizontes e a dimensão para a formação em sociedade e apresentar a experiência do Centro Integrado de Educação Pública – CEUs na cidade de São Paulo devido a sua importância conceitual que aproxima e agrupa as mais recentes e atuais metodologias de integração educacional e território educativo, com foco na formação integral da sociedade permitindo que se estabeleça uma relação entre a cidade, o espaço da escola pública e o território educativo. Para isso, o método utilizado foi a revisão bibliográfica baseada no estudo de casos. A pesquisa buscou uma ampliação do conhecimento conceitual e histórico dessas experiências, que, no campo do contemporâneo, permite estabelecer conexões que demostram a importância do resgate e o aprofundamento dessa corrente de pensamento, na relação entre educação e cidade enquanto território educativo.
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