Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Vanessa de Oliveira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Andrade,Claudia Regina Furquim de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000100002
Resumo: TEMA: a fluência de fala varia de indivíduo para indivíduo, fluente ou gago, dependendo de diversos fatores. Estudos que investigam a influência da idade nos padrões de fluência foram identificados, mas em grupos etários isolados. Estudos sobre a variação da fluência da fala ao longo da vida não foram localizados. OBJETIVO: verificar o perfil evolutivo da fluência da fala. MÉTODO: foram analisadas amostras de fala de 594 participantes fluentes, de ambos os gêneros com idades entre 2:0 e 99:11 anos, falantes do Português Brasileiro, agrupado em: pré-escolares, escolares, adolescência inicial, adolescência final, adultos e idosos. As amostras de fala foram analisadas a partir das variáveis do Perfil da Fluência da Fala e comparadas quanto a: tipologia das rupturas (disfluências comuns e gagas), velocidade de fala (em palavras e sílabas por minuto) e freqüência das rupturas (porcentagem de descontinuidade de fala). RESULTADOS: ao longo das idades não houve diferença estatisticamente significante para os índices de ruptura (disfluências comuns e gagas e porcentagem de descontinuidade de fala), embora tenham sido identificadas algumas variações isoladas. Já para velocidade de fala observa-se diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: a maturação do sistema neurolingüístico para a fluência, no que se refere às rupturas, parece se estabelecer já nos primeiros anos de vida e tendem a se manter inalteradas ao longo da vida. Os índices de velocidade de fala sofrem diferentes idades, indicando aquisição, desenvolvimento, estabilização e degeneração dos padrões.
id PFPEF-1_749bbcc6a881c4254d1f6eab84e71711
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872008000100002
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiroFalaMedida de Produção de FalaCrescimento e DesenvolvimentoEnvelhecimentoTEMA: a fluência de fala varia de indivíduo para indivíduo, fluente ou gago, dependendo de diversos fatores. Estudos que investigam a influência da idade nos padrões de fluência foram identificados, mas em grupos etários isolados. Estudos sobre a variação da fluência da fala ao longo da vida não foram localizados. OBJETIVO: verificar o perfil evolutivo da fluência da fala. MÉTODO: foram analisadas amostras de fala de 594 participantes fluentes, de ambos os gêneros com idades entre 2:0 e 99:11 anos, falantes do Português Brasileiro, agrupado em: pré-escolares, escolares, adolescência inicial, adolescência final, adultos e idosos. As amostras de fala foram analisadas a partir das variáveis do Perfil da Fluência da Fala e comparadas quanto a: tipologia das rupturas (disfluências comuns e gagas), velocidade de fala (em palavras e sílabas por minuto) e freqüência das rupturas (porcentagem de descontinuidade de fala). RESULTADOS: ao longo das idades não houve diferença estatisticamente significante para os índices de ruptura (disfluências comuns e gagas e porcentagem de descontinuidade de fala), embora tenham sido identificadas algumas variações isoladas. Já para velocidade de fala observa-se diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: a maturação do sistema neurolingüístico para a fluência, no que se refere às rupturas, parece se estabelecer já nos primeiros anos de vida e tendem a se manter inalteradas ao longo da vida. Os índices de velocidade de fala sofrem diferentes idades, indicando aquisição, desenvolvimento, estabilização e degeneração dos padrões.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000100002Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.20 n.1 2008reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872008000100002info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Vanessa de OliveiraAndrade,Claudia Regina Furquim depor2008-04-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872008000100002Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2008-04-07T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro
title Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro
spellingShingle Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro
Martins,Vanessa de Oliveira
Fala
Medida de Produção de Fala
Crescimento e Desenvolvimento
Envelhecimento
title_short Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro
title_full Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro
title_fullStr Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro
title_full_unstemmed Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro
title_sort Perfil evolutivo da fluência da fala de falantes do português brasileiro
author Martins,Vanessa de Oliveira
author_facet Martins,Vanessa de Oliveira
Andrade,Claudia Regina Furquim de
author_role author
author2 Andrade,Claudia Regina Furquim de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Vanessa de Oliveira
Andrade,Claudia Regina Furquim de
dc.subject.por.fl_str_mv Fala
Medida de Produção de Fala
Crescimento e Desenvolvimento
Envelhecimento
topic Fala
Medida de Produção de Fala
Crescimento e Desenvolvimento
Envelhecimento
description TEMA: a fluência de fala varia de indivíduo para indivíduo, fluente ou gago, dependendo de diversos fatores. Estudos que investigam a influência da idade nos padrões de fluência foram identificados, mas em grupos etários isolados. Estudos sobre a variação da fluência da fala ao longo da vida não foram localizados. OBJETIVO: verificar o perfil evolutivo da fluência da fala. MÉTODO: foram analisadas amostras de fala de 594 participantes fluentes, de ambos os gêneros com idades entre 2:0 e 99:11 anos, falantes do Português Brasileiro, agrupado em: pré-escolares, escolares, adolescência inicial, adolescência final, adultos e idosos. As amostras de fala foram analisadas a partir das variáveis do Perfil da Fluência da Fala e comparadas quanto a: tipologia das rupturas (disfluências comuns e gagas), velocidade de fala (em palavras e sílabas por minuto) e freqüência das rupturas (porcentagem de descontinuidade de fala). RESULTADOS: ao longo das idades não houve diferença estatisticamente significante para os índices de ruptura (disfluências comuns e gagas e porcentagem de descontinuidade de fala), embora tenham sido identificadas algumas variações isoladas. Já para velocidade de fala observa-se diferença estatisticamente significante entre os grupos. CONCLUSÃO: a maturação do sistema neurolingüístico para a fluência, no que se refere às rupturas, parece se estabelecer já nos primeiros anos de vida e tendem a se manter inalteradas ao longo da vida. Os índices de velocidade de fala sofrem diferentes idades, indicando aquisição, desenvolvimento, estabilização e degeneração dos padrões.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000100002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872008000100002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872008000100002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.20 n.1 2008
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821083137048576