Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wermeier, Cláucia Aline
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Facchini, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
Texto Completo: https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110
Resumo: Ao trabalhar com crianças de baixo rendimento escolar no PIBID, detectou-se que parte do grupo não reconhecia as diversas formas de segmentação da linguagem. Assim, optou-se por investigar a edificação da consciência fonológica, bem como possibilitar dez práticas de reflexão linguística a este grupo. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu alunos e docentes de uma escola pública da Encosta da Serra Gaúcha. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades metalinguísticas semanais foram muito benéficas para as crianças. No entanto, no questionário com questões de livre resposta, os professores não demonstraram ter o aprofundamento conceitual necessário para o desenvolvimento da consciência fonológica como conhecimento explícito.
id IVOTI-1_e45863ad4e0a95c5508111fdb2145dd7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/110
network_acronym_str IVOTI-1
network_name_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository_id_str
spelling Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetizaçãoAprendizagemLeituraEscritaConsciência fonológicaPIBIDEducaçãoAo trabalhar com crianças de baixo rendimento escolar no PIBID, detectou-se que parte do grupo não reconhecia as diversas formas de segmentação da linguagem. Assim, optou-se por investigar a edificação da consciência fonológica, bem como possibilitar dez práticas de reflexão linguística a este grupo. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu alunos e docentes de uma escola pública da Encosta da Serra Gaúcha. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades metalinguísticas semanais foram muito benéficas para as crianças. No entanto, no questionário com questões de livre resposta, os professores não demonstraram ter o aprofundamento conceitual necessário para o desenvolvimento da consciência fonológica como conhecimento explícito.Faculdade Instituto Ivoti2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/11010.55602/rlic.v4i2.127Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 2 (2016); 88-982525-57542318-5252reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)instname:Instituto Ivotiinstacron:IVOTIporhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110/112https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWermeier, Cláucia AlineFacchini, Luciana2024-06-06T20:51:10Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/110Revistahttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/PRIhttps://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/oaiailim.schwambach@institutoivoti.com.br2525-57542318-5252opendoar:2024-06-06T20:51:10Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivotifalse
dc.title.none.fl_str_mv Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização
title Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização
spellingShingle Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização
Wermeier, Cláucia Aline
Aprendizagem
Leitura
Escrita
Consciência fonológica
PIBID
Educação
title_short Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização
title_full Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização
title_fullStr Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização
title_full_unstemmed Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização
title_sort Consciência fonológica e atividades metalinguísticas: a produção de conhecimento na alfabetização
author Wermeier, Cláucia Aline
author_facet Wermeier, Cláucia Aline
Facchini, Luciana
author_role author
author2 Facchini, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wermeier, Cláucia Aline
Facchini, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Leitura
Escrita
Consciência fonológica
PIBID
Educação
topic Aprendizagem
Leitura
Escrita
Consciência fonológica
PIBID
Educação
description Ao trabalhar com crianças de baixo rendimento escolar no PIBID, detectou-se que parte do grupo não reconhecia as diversas formas de segmentação da linguagem. Assim, optou-se por investigar a edificação da consciência fonológica, bem como possibilitar dez práticas de reflexão linguística a este grupo. Para tanto, estruturou-se uma pesquisa qualitativa que envolveu alunos e docentes de uma escola pública da Encosta da Serra Gaúcha. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades metalinguísticas semanais foram muito benéficas para as crianças. No entanto, no questionário com questões de livre resposta, os professores não demonstraram ter o aprofundamento conceitual necessário para o desenvolvimento da consciência fonológica como conhecimento explícito.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110
10.55602/rlic.v4i2.127
url https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110
identifier_str_mv 10.55602/rlic.v4i2.127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ws2.institutoivoti.com.br/ojs/index.php/licenciaeacturas/article/view/110/112
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Instituto Ivoti
dc.source.none.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas; v. 4 n. 2 (2016); 88-98
2525-5754
2318-5252
reponame:Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
instname:Instituto Ivoti
instacron:IVOTI
instname_str Instituto Ivoti
instacron_str IVOTI
institution IVOTI
reponame_str Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
collection Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Acadêmica Licencia&acturas (Online) - Instituto Ivoti
repository.mail.fl_str_mv ailim.schwambach@institutoivoti.com.br
_version_ 1806551359159271424