Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Monteiro,Camila Rondinelli Cobra, Velloso,Renata de Lima, Kim,Chong Ae, Carreiro,Luiz Renato Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pró-fono (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300010
Resumo: TEMA: a Síndrome de Williams-Beuren (SWB) é uma aneusomia segmentar devido à deleção de múltiplos genes no braço longo do cromossomo 7 (região 7q11-23) associada a alterações comportamentais e cognitivas. Para que a inclusão escolar dessas crianças seja eficaz são necessárias abordagens multidisciplinares que orientem professores e pais. OBJETIVO: descrever o perfil comportamental, cognitivo e de linguagem e identificar comportamentos autísticos em um grupo de crianças e adolescentes com SWB. MÉTODO: 10 crianças e adolescentes com diagnóstico clínico e/ou citogenético-molecular de SWB na faixa de 5 a 16 anos, e 10 crianças e adolescentes com desenvolvimento típico, pareados por sexo e idade. Instrumentos utilizados: Teste de Inteligência Não Verbal (Leiter-R); Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes - Child Behavior Checklist (CBCL/1½-5; CBCL/6-18); Exame de Linguagem (TIPITI) e o Autism Screening Questionaire (ASQ). RESULTADOS: o grupo com SWB demonstrou alterações comportamentais do tipo desatenção e problemas sociais em comparação com o grupo controle (GC). Na escala Leiter-R os escores de inteligência dos participantes com SWB foram abaixo da média para a idade (67,8 pontos) em comparação ao GC (101,2). O ASQ identificou um participante com comportamentos autísticos. O grupo com a síndrome apresentou defasagem na estruturação no nível morfossintático e elevado número de respostas ecolálicas nas provas do TIPITI, quando comparados ao GC. CONCLUSÃO: em função dos problemas comportamentais e cognitivos encontrados nos participantes com SWB confirma-se a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar focado na estimulação cognitiva e controle comportamental, devido à interferência destas características na escolarização.
id PFPEF-1_b5cc84244e912a6178f8facbd238c375
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-56872010000300010
network_acronym_str PFPEF-1
network_name_str Pró-fono (Online)
repository_id_str
spelling Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-BeurenSíndrome de WilliamsInteligênciaComportamentoLinguagemTEMA: a Síndrome de Williams-Beuren (SWB) é uma aneusomia segmentar devido à deleção de múltiplos genes no braço longo do cromossomo 7 (região 7q11-23) associada a alterações comportamentais e cognitivas. Para que a inclusão escolar dessas crianças seja eficaz são necessárias abordagens multidisciplinares que orientem professores e pais. OBJETIVO: descrever o perfil comportamental, cognitivo e de linguagem e identificar comportamentos autísticos em um grupo de crianças e adolescentes com SWB. MÉTODO: 10 crianças e adolescentes com diagnóstico clínico e/ou citogenético-molecular de SWB na faixa de 5 a 16 anos, e 10 crianças e adolescentes com desenvolvimento típico, pareados por sexo e idade. Instrumentos utilizados: Teste de Inteligência Não Verbal (Leiter-R); Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes - Child Behavior Checklist (CBCL/1½-5; CBCL/6-18); Exame de Linguagem (TIPITI) e o Autism Screening Questionaire (ASQ). RESULTADOS: o grupo com SWB demonstrou alterações comportamentais do tipo desatenção e problemas sociais em comparação com o grupo controle (GC). Na escala Leiter-R os escores de inteligência dos participantes com SWB foram abaixo da média para a idade (67,8 pontos) em comparação ao GC (101,2). O ASQ identificou um participante com comportamentos autísticos. O grupo com a síndrome apresentou defasagem na estruturação no nível morfossintático e elevado número de respostas ecolálicas nas provas do TIPITI, quando comparados ao GC. CONCLUSÃO: em função dos problemas comportamentais e cognitivos encontrados nos participantes com SWB confirma-se a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar focado na estimulação cognitiva e controle comportamental, devido à interferência destas características na escolarização.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300010Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.3 2010reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872010000300010info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Maria Cristina Triguero VelozMonteiro,Camila Rondinelli CobraVelloso,Renata de LimaKim,Chong AeCarreiro,Luiz Renato Rodriguespor2010-12-01T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872010000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2010-12-01T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren
title Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren
spellingShingle Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren
Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz
Síndrome de Williams
Inteligência
Comportamento
Linguagem
title_short Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren
title_full Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren
title_fullStr Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren
title_full_unstemmed Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren
title_sort Fenótipo comportamental e cognitivo de crianças e adolescentes com Síndrome de Williams-Beuren
author Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz
author_facet Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz
Monteiro,Camila Rondinelli Cobra
Velloso,Renata de Lima
Kim,Chong Ae
Carreiro,Luiz Renato Rodrigues
author_role author
author2 Monteiro,Camila Rondinelli Cobra
Velloso,Renata de Lima
Kim,Chong Ae
Carreiro,Luiz Renato Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Maria Cristina Triguero Veloz
Monteiro,Camila Rondinelli Cobra
Velloso,Renata de Lima
Kim,Chong Ae
Carreiro,Luiz Renato Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Williams
Inteligência
Comportamento
Linguagem
topic Síndrome de Williams
Inteligência
Comportamento
Linguagem
description TEMA: a Síndrome de Williams-Beuren (SWB) é uma aneusomia segmentar devido à deleção de múltiplos genes no braço longo do cromossomo 7 (região 7q11-23) associada a alterações comportamentais e cognitivas. Para que a inclusão escolar dessas crianças seja eficaz são necessárias abordagens multidisciplinares que orientem professores e pais. OBJETIVO: descrever o perfil comportamental, cognitivo e de linguagem e identificar comportamentos autísticos em um grupo de crianças e adolescentes com SWB. MÉTODO: 10 crianças e adolescentes com diagnóstico clínico e/ou citogenético-molecular de SWB na faixa de 5 a 16 anos, e 10 crianças e adolescentes com desenvolvimento típico, pareados por sexo e idade. Instrumentos utilizados: Teste de Inteligência Não Verbal (Leiter-R); Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes - Child Behavior Checklist (CBCL/1½-5; CBCL/6-18); Exame de Linguagem (TIPITI) e o Autism Screening Questionaire (ASQ). RESULTADOS: o grupo com SWB demonstrou alterações comportamentais do tipo desatenção e problemas sociais em comparação com o grupo controle (GC). Na escala Leiter-R os escores de inteligência dos participantes com SWB foram abaixo da média para a idade (67,8 pontos) em comparação ao GC (101,2). O ASQ identificou um participante com comportamentos autísticos. O grupo com a síndrome apresentou defasagem na estruturação no nível morfossintático e elevado número de respostas ecolálicas nas provas do TIPITI, quando comparados ao GC. CONCLUSÃO: em função dos problemas comportamentais e cognitivos encontrados nos participantes com SWB confirma-se a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar focado na estimulação cognitiva e controle comportamental, devido à interferência destas características na escolarização.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872010000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-56872010000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.22 n.3 2010
reponame:Pró-fono (Online)
instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron:PFPEF
instname_str Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
instacron_str PFPEF
institution PFPEF
reponame_str Pró-fono (Online)
collection Pró-fono (Online)
repository.name.fl_str_mv Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@profono.com.br
_version_ 1754821083645607936