Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pró-fono (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000100006 |
Resumo: | TEMA: habilidades pragmáticas em crianças. OBJETIVO: analisar o perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas, sem alterações de linguagem e verificar se há diferenças significantes nestas habilidades, considerando o nível sócio-econômico destas crianças. MÉTODO: participaram do estudo 30 crianças, entre 36 e 47 meses, pertencentes a escolas de educação infantil pública e privada, cuja população que freqüenta é de nível sócio-econômico baixo e médio/alto, respectivamente. Foi registrado, em fita VHS, 30 minutos de conversação semi-estruturada entre a criança e o avaliador, sendo transcritos e analisados 20 minutos. RESULTADOS: há maior ocorrência de turnos verbais em relação aos não verbais e ininteligíveis; turnos simples em relação aos expansivos, coerentes em relação aos incoerentes. Houve baixa ocorrência de turnos de iniciação de conversação. Na análise das funções comunicativas predominou a informativa, muito embora todas as outras (instrumental, heurística, nomeação, narrativa, protesto, interativa) tenham sido utilizadas por todas as crianças. Comparando-se o desempenho das crianças das instituições públicas e privadas, constataram-se diferenças estatisticamente significantes para a ocorrência dos turnos verbais, simples e expansivos, e uso da função narrativa, sendo que a maior ocorrência se deu nas amostras de linguagem das crianças da instituição privada. CONCLUSÃO: a análise do perfil das habilidades conversacionais das crianças revelou que elas mais respondem/mantém do que iniciam a conversação, todavia, seus turnos são verbais, em sua maioria, coerentes e simples. Quanto à funcionalidade, a função predominante é a informativa. Aspectos sóciolingúisticos podem interferir nas habilidades pragmáticas de crianças de diferentes níveis sócio-econômicos. |
id |
PFPEF-1_eca3591bf509cad9d4eedb92197c1bf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-56872007000100006 |
network_acronym_str |
PFPEF-1 |
network_name_str |
Pró-fono (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normaisAvaliação de LinguagemDesenvolvimento da LinguagemPragmáticaHabilidades ConversacionaisFunções ComunicativasTEMA: habilidades pragmáticas em crianças. OBJETIVO: analisar o perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas, sem alterações de linguagem e verificar se há diferenças significantes nestas habilidades, considerando o nível sócio-econômico destas crianças. MÉTODO: participaram do estudo 30 crianças, entre 36 e 47 meses, pertencentes a escolas de educação infantil pública e privada, cuja população que freqüenta é de nível sócio-econômico baixo e médio/alto, respectivamente. Foi registrado, em fita VHS, 30 minutos de conversação semi-estruturada entre a criança e o avaliador, sendo transcritos e analisados 20 minutos. RESULTADOS: há maior ocorrência de turnos verbais em relação aos não verbais e ininteligíveis; turnos simples em relação aos expansivos, coerentes em relação aos incoerentes. Houve baixa ocorrência de turnos de iniciação de conversação. Na análise das funções comunicativas predominou a informativa, muito embora todas as outras (instrumental, heurística, nomeação, narrativa, protesto, interativa) tenham sido utilizadas por todas as crianças. Comparando-se o desempenho das crianças das instituições públicas e privadas, constataram-se diferenças estatisticamente significantes para a ocorrência dos turnos verbais, simples e expansivos, e uso da função narrativa, sendo que a maior ocorrência se deu nas amostras de linguagem das crianças da instituição privada. CONCLUSÃO: a análise do perfil das habilidades conversacionais das crianças revelou que elas mais respondem/mantém do que iniciam a conversação, todavia, seus turnos são verbais, em sua maioria, coerentes e simples. Quanto à funcionalidade, a função predominante é a informativa. Aspectos sóciolingúisticos podem interferir nas habilidades pragmáticas de crianças de diferentes níveis sócio-econômicos.Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda.2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000100006Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.19 n.1 2007reponame:Pró-fono (Online)instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)instacron:PFPEF10.1590/S0104-56872007000100006info:eu-repo/semantics/openAccessHage,Simone Rocha de VasconcellosResegue,Marta MariaViveiros,Daniele Cristina Sedano dePacheco,Elaine Florentinopor2007-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S0104-56872007000100006Revistahttps://www.scielo.br/j/pfono/PRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista@profono.com.br1809-399X0104-5687opendoar:2007-05-18T00:00Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais |
title |
Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais |
spellingShingle |
Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais Hage,Simone Rocha de Vasconcellos Avaliação de Linguagem Desenvolvimento da Linguagem Pragmática Habilidades Conversacionais Funções Comunicativas |
title_short |
Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais |
title_full |
Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais |
title_fullStr |
Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais |
title_full_unstemmed |
Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais |
title_sort |
Análise do perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas normais |
author |
Hage,Simone Rocha de Vasconcellos |
author_facet |
Hage,Simone Rocha de Vasconcellos Resegue,Marta Maria Viveiros,Daniele Cristina Sedano de Pacheco,Elaine Florentino |
author_role |
author |
author2 |
Resegue,Marta Maria Viveiros,Daniele Cristina Sedano de Pacheco,Elaine Florentino |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hage,Simone Rocha de Vasconcellos Resegue,Marta Maria Viveiros,Daniele Cristina Sedano de Pacheco,Elaine Florentino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de Linguagem Desenvolvimento da Linguagem Pragmática Habilidades Conversacionais Funções Comunicativas |
topic |
Avaliação de Linguagem Desenvolvimento da Linguagem Pragmática Habilidades Conversacionais Funções Comunicativas |
description |
TEMA: habilidades pragmáticas em crianças. OBJETIVO: analisar o perfil das habilidades pragmáticas em crianças pequenas, sem alterações de linguagem e verificar se há diferenças significantes nestas habilidades, considerando o nível sócio-econômico destas crianças. MÉTODO: participaram do estudo 30 crianças, entre 36 e 47 meses, pertencentes a escolas de educação infantil pública e privada, cuja população que freqüenta é de nível sócio-econômico baixo e médio/alto, respectivamente. Foi registrado, em fita VHS, 30 minutos de conversação semi-estruturada entre a criança e o avaliador, sendo transcritos e analisados 20 minutos. RESULTADOS: há maior ocorrência de turnos verbais em relação aos não verbais e ininteligíveis; turnos simples em relação aos expansivos, coerentes em relação aos incoerentes. Houve baixa ocorrência de turnos de iniciação de conversação. Na análise das funções comunicativas predominou a informativa, muito embora todas as outras (instrumental, heurística, nomeação, narrativa, protesto, interativa) tenham sido utilizadas por todas as crianças. Comparando-se o desempenho das crianças das instituições públicas e privadas, constataram-se diferenças estatisticamente significantes para a ocorrência dos turnos verbais, simples e expansivos, e uso da função narrativa, sendo que a maior ocorrência se deu nas amostras de linguagem das crianças da instituição privada. CONCLUSÃO: a análise do perfil das habilidades conversacionais das crianças revelou que elas mais respondem/mantém do que iniciam a conversação, todavia, seus turnos são verbais, em sua maioria, coerentes e simples. Quanto à funcionalidade, a função predominante é a informativa. Aspectos sóciolingúisticos podem interferir nas habilidades pragmáticas de crianças de diferentes níveis sócio-econômicos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-56872007000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-56872007000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pró-Fono Revista de Atualização Científica v.19 n.1 2007 reponame:Pró-fono (Online) instname:Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF) instacron:PFPEF |
instname_str |
Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF) |
instacron_str |
PFPEF |
institution |
PFPEF |
reponame_str |
Pró-fono (Online) |
collection |
Pró-fono (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pró-fono (Online) - Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda (PFPEF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@profono.com.br |
_version_ |
1754821082767949824 |