Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Cristianni Antunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: South American Sciences
Texto Completo: https://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/165
Resumo: As escolas apresentam diversas estratégias de ensino e aprendizagem e uma delas é o seminário. Por isso, o foco temático deste estudo é apresentar o seminário como uma estratégia de ensino ativa que pode ser utilizada a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi refletir no seminário como estratégia didática formativa para os estudantes/indivíduos e para isso, o entendimento de teóricos acerca do uso do seminário, uns com defesas do seminário como desenvolvimento cognitivo, enquanto outros lhe veem como mais uma preparação para o mundo do trabalho. Seja como for, o debate de ideias é interessante para ver o quão plural é o uso dessa metodologia. Trata-se de um trabalho teórico, com um viés no relato de experiência em que minha experiência docente foi invocada na intercessão desta metodologia para o desenvolvimento de várias áreas cognitivas e sociais dos indivíduos. Desta forma, conclui-se que é essencial a utilização do seminário, com orientação e supervisão a partir do sexto ano.
id PROS_466e93ceb71110ec29c098b50f046288
oai_identifier_str oai:ojs2.southamericansciences.com.br:article/165
network_acronym_str PROS
network_name_str South American Sciences
repository_id_str
spelling Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino FundamentalSeminar as a pedagogical practice from the sixth year of elementary schoolSeminario como práctica pedagógica a partir del sexto año de primariaEducação básica Educação pública Estratégia didáticaPreposição como resultadoBasic educationPublic education Didactic strategyPreposition as a resultA Educación básicaEducacion publicaEstrategia didácticaPreposición como resultadoAs escolas apresentam diversas estratégias de ensino e aprendizagem e uma delas é o seminário. Por isso, o foco temático deste estudo é apresentar o seminário como uma estratégia de ensino ativa que pode ser utilizada a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi refletir no seminário como estratégia didática formativa para os estudantes/indivíduos e para isso, o entendimento de teóricos acerca do uso do seminário, uns com defesas do seminário como desenvolvimento cognitivo, enquanto outros lhe veem como mais uma preparação para o mundo do trabalho. Seja como for, o debate de ideias é interessante para ver o quão plural é o uso dessa metodologia. Trata-se de um trabalho teórico, com um viés no relato de experiência em que minha experiência docente foi invocada na intercessão desta metodologia para o desenvolvimento de várias áreas cognitivas e sociais dos indivíduos. Desta forma, conclui-se que é essencial a utilização do seminário, com orientação e supervisão a partir do sexto ano. 2   1   Schools have different teaching and learning strategies and one of them is the seminar. Therefore, the thematic focus of this study is to present the seminar as an active teaching strategy that can be used from the sixth year of elementary school onwards. The objective was to reflect on the seminar as a didactic formative strategy for students/individuals and, for this, the understanding of theorists about the use of the seminar, some with defenses of the seminar as cognitive development, while others see it as another preparation for the world of work. In any case, the debate of ideas is interesting to see how plural the use of this methodology is. This is a theoretical work, with a bias in the report of experience where my teaching experience was invoked in the intercession of this methodology for the development of various cognitive and social areas of individuals. Thus, it is concluded that it is essential to use the seminar, with guidance and supervision from the sixth year onwards 2   Las escuelas tienen diferentes estrategias de enseñanza y aprendizaje y una de ellas es el seminario. Por lo tanto, el enfoque temático de este estudio es presentar el seminario como una estrategia de enseñanza activa que puede ser utilizada a partir del sexto año de la escuela primaria en adelante. El objetivo fue reflexionar sobre el seminario como una estrategia didáctica formativa para estudiantes / individuos y, para ello, la comprensión de los teóricos sobre el uso del seminario, algunos con las defensas del seminario como desarrollo cognitivo, mientras que otros lo ven como una preparación más. para el mundo del trabajo. En cualquier caso, el debate de ideas es interesante para ver cuán plural es el uso de esta metodología. Se trata de un trabajo teórico, con un sesgo en el relato de experiencia donde mi experiencia docente fue invocada en la intercesión de esta metodología para el desarrollo de diversas áreas cognitivas y sociales de los individuos. Así, se concluye que es fundamental la utilización del seminario, con orientación y supervisión a partir del sexto año en adelante. SAS2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/16510.52755/sas.v2i2.165South American Sciences; Vol. 2 Núm. 2 (2021): South American Sciences ; e21165South American Sciences; v. 2 n. 2 (2021): South American Sciences ; e211652675-722210.52755/sas.v2i2reponame:South American Sciencesinstname:Instituto Prosinstacron:PROSporhttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/165/165Copyright (c) 2021 Cristianni Antunes Lealhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Cristianni Antunes 2021-12-20T06:52:30Zoai:ojs2.southamericansciences.com.br:article/165Revistahttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sasPRIhttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/oaisoares-agro@hotmail.com || atenaconsultoriac@gmail.com2675-72222675-7222opendoar:2021-12-20T06:52:30South American Sciences - Instituto Prosfalse
dc.title.none.fl_str_mv Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental
Seminar as a pedagogical practice from the sixth year of elementary school
Seminario como práctica pedagógica a partir del sexto año de primaria
title Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental
spellingShingle Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental
Leal, Cristianni Antunes
Educação básica
Educação pública
Estratégia didática
Preposição como resultado
Basic education
Public education
Didactic strategy
Preposition as a result
A Educación básica
Educacion publica
Estrategia didáctica
Preposición como resultado
title_short Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental
title_full Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental
title_fullStr Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental
title_sort Seminário como uma prática pedagógica a partir do sexto ano do Ensino Fundamental
author Leal, Cristianni Antunes
author_facet Leal, Cristianni Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Cristianni Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica
Educação pública
Estratégia didática
Preposição como resultado
Basic education
Public education
Didactic strategy
Preposition as a result
A Educación básica
Educacion publica
Estrategia didáctica
Preposición como resultado
topic Educação básica
Educação pública
Estratégia didática
Preposição como resultado
Basic education
Public education
Didactic strategy
Preposition as a result
A Educación básica
Educacion publica
Estrategia didáctica
Preposición como resultado
description As escolas apresentam diversas estratégias de ensino e aprendizagem e uma delas é o seminário. Por isso, o foco temático deste estudo é apresentar o seminário como uma estratégia de ensino ativa que pode ser utilizada a partir do sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi refletir no seminário como estratégia didática formativa para os estudantes/indivíduos e para isso, o entendimento de teóricos acerca do uso do seminário, uns com defesas do seminário como desenvolvimento cognitivo, enquanto outros lhe veem como mais uma preparação para o mundo do trabalho. Seja como for, o debate de ideias é interessante para ver o quão plural é o uso dessa metodologia. Trata-se de um trabalho teórico, com um viés no relato de experiência em que minha experiência docente foi invocada na intercessão desta metodologia para o desenvolvimento de várias áreas cognitivas e sociais dos indivíduos. Desta forma, conclui-se que é essencial a utilização do seminário, com orientação e supervisão a partir do sexto ano.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/165
10.52755/sas.v2i2.165
url https://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/165
identifier_str_mv 10.52755/sas.v2i2.165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/165/165
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cristianni Antunes Leal
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cristianni Antunes Leal
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SAS
publisher.none.fl_str_mv SAS
dc.source.none.fl_str_mv South American Sciences; Vol. 2 Núm. 2 (2021): South American Sciences ; e21165
South American Sciences; v. 2 n. 2 (2021): South American Sciences ; e21165
2675-7222
10.52755/sas.v2i2
reponame:South American Sciences
instname:Instituto Pros
instacron:PROS
instname_str Instituto Pros
instacron_str PROS
institution PROS
reponame_str South American Sciences
collection South American Sciences
repository.name.fl_str_mv South American Sciences - Instituto Pros
repository.mail.fl_str_mv soares-agro@hotmail.com || atenaconsultoriac@gmail.com
_version_ 1808858544802365440