Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Cristianni Antunes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Meirelles, Rosane Moreira Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: South American Sciences
Texto Completo: https://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/174
Resumo: A formação inicial dos professores passa pelo estágio supervisionado obrigatório no ambiente escolar, e para que isso ocorra, um agente é necessário para receber e compartilhar experiências com os licenciandos na educação básica, o professor-monitor. Este estudo versa sobre tal profissional a fim de ouvir estes personagens importantes na formação de educadores. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e percepções de professores-monitores que exercem atividade profissional na rede da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com cinco professores que responderam a questões sobre o estágio docente e sobre os licenciandos. Os dados foram analisados por meio da interpretação de suas escritas e debatidas com o referencial teórico sobre professores-monitores. Os resultados mostraram que o estágio docente não contempla uma eficaz formação e precisa de um melhor acompanhamento dos professores acadêmicos e pelas instituições.
id PROS_5a7655dc827822ad5107089a9da83d4f
oai_identifier_str oai:ojs2.southamericansciences.com.br:article/174
network_acronym_str PROS
network_name_str South American Sciences
repository_id_str
spelling Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?Supervising teacher: who are they and what do they have to tell us?Profesores-monitores: ¿quiénes son y qué tienen que decirnos?DCN to initial formationEducationTeaching internshipInitial FormationSupervising teacherDCN para la formación inicialEducaciónPrácticas docentesFormación inicialProfesor-monitorDCN para a formação inicialEducaçãoEstágio docenteFormação inicialProfessor-monitorA formação inicial dos professores passa pelo estágio supervisionado obrigatório no ambiente escolar, e para que isso ocorra, um agente é necessário para receber e compartilhar experiências com os licenciandos na educação básica, o professor-monitor. Este estudo versa sobre tal profissional a fim de ouvir estes personagens importantes na formação de educadores. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e percepções de professores-monitores que exercem atividade profissional na rede da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com cinco professores que responderam a questões sobre o estágio docente e sobre os licenciandos. Os dados foram analisados por meio da interpretação de suas escritas e debatidas com o referencial teórico sobre professores-monitores. Os resultados mostraram que o estágio docente não contempla uma eficaz formação e precisa de um melhor acompanhamento dos professores acadêmicos e pelas instituições.The initial formation of teachers goes through the mandatory supervised internship in the school environment, and for this to occur, an agent is needed to receive and share experiences with undergraduates in basic education, the teacher-monitor. This study is about such a professional, and in order to listen to these important characters in the training of educators, the aim of this study was to discuss opinions and perceptions of teacher-monitors who exercise professional activity in the teaching network of the State Department of Education of Rio de January. It is a descriptive research, carried out with five professors Who answered questions about the teaching internship and about the undergraduates. Data were analyzed through the interpretation of their writings, therefore narratives and the results have showed that the teaching internship does not include an effective training and needs better monitoring of academic teachers and training institutions according to the participants.La formación inicial de los docentes pasa por la pasantía obligatoria supervisada en el ámbito escolar, y para que esto ocurra es necesario un agente de recepción y de intercambio de experiencias con los estudiantes de grado en educación básica, el docente-monitor. Este estudio se ocupa de tal profesional con el fin de escuchar a estos personajes importantes en la formación de los educadores. En ese contexto, el objetivo de este estudio fue analizar las opiniones y percepciones de docentes-monitores que ejercen actividad profesional en la red de la Secretaría de Estado de Educación de Río de Janeiro. Se trata de una investigación descriptiva, realizada con cinco profesores que respondieron preguntas sobre la pasantía docente y los estudiantes de pregrado. Los datos fueron analizados a través de la interpretación de sus escritos y discutidos con el referente teórico sobre los docentes-monitores. Los resultados mostraron que la pasantía docente no incluye una formación efectiva y necesita un mejor seguimiento por parte de los docentes académicos y las instituciones de formación.SAS2022-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/17410.52755/sas.v3i1.174South American Sciences; Vol. 3 Núm. 1 (2022): South American Sciences; e22174South American Sciences; v. 3 n. 1 (2022): South American Sciences; e221742675-722210.52755/sas.v3i1reponame:South American Sciencesinstname:Instituto Prosinstacron:PROSporhttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/174/178Copyright (c) 2022 Cristianni Antunes Leal, Rosane Moreira Silva de Meirelleshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Cristianni Antunes de Meirelles, Rosane Moreira Silva2022-09-12T11:29:07Zoai:ojs2.southamericansciences.com.br:article/174Revistahttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sasPRIhttps://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/oaisoares-agro@hotmail.com || atenaconsultoriac@gmail.com2675-72222675-7222opendoar:2022-09-12T11:29:07South American Sciences - Instituto Prosfalse
dc.title.none.fl_str_mv Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
Supervising teacher: who are they and what do they have to tell us?
Profesores-monitores: ¿quiénes son y qué tienen que decirnos?
title Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
spellingShingle Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
Leal, Cristianni Antunes
DCN to initial formation
Education
Teaching internship
Initial Formation
Supervising teacher
DCN para la formación inicial
Educación
Prácticas docentes
Formación inicial
Profesor-monitor
DCN para a formação inicial
Educação
Estágio docente
Formação inicial
Professor-monitor
title_short Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
title_full Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
title_fullStr Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
title_full_unstemmed Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
title_sort Professores-monitores: quem são e o que têm a nos dizer?
author Leal, Cristianni Antunes
author_facet Leal, Cristianni Antunes
de Meirelles, Rosane Moreira Silva
author_role author
author2 de Meirelles, Rosane Moreira Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Cristianni Antunes
de Meirelles, Rosane Moreira Silva
dc.subject.por.fl_str_mv DCN to initial formation
Education
Teaching internship
Initial Formation
Supervising teacher
DCN para la formación inicial
Educación
Prácticas docentes
Formación inicial
Profesor-monitor
DCN para a formação inicial
Educação
Estágio docente
Formação inicial
Professor-monitor
topic DCN to initial formation
Education
Teaching internship
Initial Formation
Supervising teacher
DCN para la formación inicial
Educación
Prácticas docentes
Formación inicial
Profesor-monitor
DCN para a formação inicial
Educação
Estágio docente
Formação inicial
Professor-monitor
description A formação inicial dos professores passa pelo estágio supervisionado obrigatório no ambiente escolar, e para que isso ocorra, um agente é necessário para receber e compartilhar experiências com os licenciandos na educação básica, o professor-monitor. Este estudo versa sobre tal profissional a fim de ouvir estes personagens importantes na formação de educadores. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar as opiniões e percepções de professores-monitores que exercem atividade profissional na rede da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa descritiva, realizada com cinco professores que responderam a questões sobre o estágio docente e sobre os licenciandos. Os dados foram analisados por meio da interpretação de suas escritas e debatidas com o referencial teórico sobre professores-monitores. Os resultados mostraram que o estágio docente não contempla uma eficaz formação e precisa de um melhor acompanhamento dos professores acadêmicos e pelas instituições.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/174
10.52755/sas.v3i1.174
url https://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/174
identifier_str_mv 10.52755/sas.v3i1.174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.southamericansciences.com.br/index.php/sas/article/view/174/178
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Cristianni Antunes Leal, Rosane Moreira Silva de Meirelles
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Cristianni Antunes Leal, Rosane Moreira Silva de Meirelles
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv SAS
publisher.none.fl_str_mv SAS
dc.source.none.fl_str_mv South American Sciences; Vol. 3 Núm. 1 (2022): South American Sciences; e22174
South American Sciences; v. 3 n. 1 (2022): South American Sciences; e22174
2675-7222
10.52755/sas.v3i1
reponame:South American Sciences
instname:Instituto Pros
instacron:PROS
instname_str Instituto Pros
instacron_str PROS
institution PROS
reponame_str South American Sciences
collection South American Sciences
repository.name.fl_str_mv South American Sciences - Instituto Pros
repository.mail.fl_str_mv soares-agro@hotmail.com || atenaconsultoriac@gmail.com
_version_ 1808858544817045504