UMA PERSPECTIVA ARQUEOLÓGICA DAS PRÁTICAS DE ETERNIZAÇÃO DOS CORONÉIS DO RECÔNCAVO DA BAHIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira de Jesus, Taiane
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Habitus
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/13629
Resumo: As construções funerárias são reflexo do imaginário coletivo das diversas concepções sociais; por vezes, têm o objetivo de representar e atuar na construção e perpetuação da memória social do morto. Entender a morte como o aniquilamento do ser era (e ainda é) inaceitável para muitas sociedades, a humanidade encontrou na arte funerária o dispositivo para suprir sua necessidade de continuidade. A partir da secularização dos cemitérios no século XIX, foi conferida aos túmulos a atribuição de eternizar os mortos; sendo assim, cada estrutura funerária se tornou constituída e nutrida de artefatos materiais e imateriais que buscam desenvolver a memória coletiva e, por conseguinte, a imortalidade do ser. Este trabalho realizou um estudo arqueológico sobre as práticas de eternização por meio da arte cemiterial, tomando como objeto de estudo as sepulturas dos coronéis do século XIX e XX, presentes nos cemitérios municipais das cidades de Cachoeira, São Félix, Muritiba, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Nazaré, no Recôncavo Baiano. O trabalho foi desenvolvido por meio da abordagem da Arqueologia Histórica, mais precisamente da Arqueologia das práticas funerárias. A investigação se deu através de análises iconológica e iconográfica das sepulturas, juntamente com o histórico regional e biográfico dos coronéis. A partir da análise da arquitetura e dos atributos arquitetônicos dos jazigos, foram encontrados os vestígios necessários à investigação das práticas empregadas para a eternização dos coronéis, personagens da elite, de prestígio e de alta influência no cenário regional e nacional entre o período de 1889 a 1930. Os túmulos em são constituídos por diversas representações textuais e não textuais que buscam expressar os sentidos sobre a morte e a preservação da imagem social do morto, com destaque para a exposição da patente militar. Ao analisar tais estruturas, foi possível observar o panorama dos coronéis e sua atuação na região, como também as formas de dominação e adaptação desses homens no cenário mortuário. 
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