Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Mariana Fernandes
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soares, Jorge Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Habitus
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862
Resumo: Resumo: o objetivo do estudo foi analisar e comparar símbolos presentes nos anúncios de alimentos e bebidas veiculados nas revistas Seleções do Readerâ??s Digest (1944-1948) e Claudia (2004-2008), delimitados pela presença da figura corporal feminina. A comida é um grande mediador das relações humanas e pode apresentar representações diferenciadas em cada momento histórico. Por meio desta pesquisa, observou-se que os símbolos identificados demonstram que a mulher era e ainda é a responsável pela alimentação da família, pela organização e realização das refeições, assumindo múltiplos papéis sociais, sendo assim alvo de muitas campanhas publicitárias. O produto/embalagem foi o símbolo que a publicidade mais utilizou para estabelecer a comunicação entre o produto e o consumidor nos dois períodos analisados. Deste modo, as imagens disseminadas pela publicidade são parte da cultura da sociedade e são recebidas e trabalhadas reflexivamente. Palavras-chave: Alimentação. Comida. Anúncios. Mulher.
id PUC-GO-1_3c2e09e222a2be158a38a588302d2247
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/2862
network_acronym_str PUC-GO-1
network_name_str Habitus
repository_id_str
spelling Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolosResumo: o objetivo do estudo foi analisar e comparar símbolos presentes nos anúncios de alimentos e bebidas veiculados nas revistas Seleções do Readerâ??s Digest (1944-1948) e Claudia (2004-2008), delimitados pela presença da figura corporal feminina. A comida é um grande mediador das relações humanas e pode apresentar representações diferenciadas em cada momento histórico. Por meio desta pesquisa, observou-se que os símbolos identificados demonstram que a mulher era e ainda é a responsável pela alimentação da família, pela organização e realização das refeições, assumindo múltiplos papéis sociais, sendo assim alvo de muitas campanhas publicitárias. O produto/embalagem foi o símbolo que a publicidade mais utilizou para estabelecer a comunicação entre o produto e o consumidor nos dois períodos analisados. Deste modo, as imagens disseminadas pela publicidade são parte da cultura da sociedade e são recebidas e trabalhadas reflexivamente. Palavras-chave: Alimentação. Comida. Anúncios. Mulher.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2013-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862Revista Habitus - Journal of the Goiano Institute of Prehistory and Anthropology; Vol. 11 No. 2 (2013): Food Stories and Cultures II; 159-170Revista Habitus - Revista del Instituto Goiano de Prehistoria y Antropología; Vol. 11 Núm. 2 (2013): Histórias e Culturas Alimentares II; 159-170Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 11 n. 2 (2013): Histórias e Culturas Alimentares II; 159-1701983-779810.18224/hab.v11.2.2013reponame:Habitusinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC-GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862/1750Costa, Mariana FernandesSoares, Jorge Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-29T18:56:08Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/2862Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/indexPRIhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/oaihabitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com1983-77981678-6475opendoar:2024-02-29T18:56:08Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
title Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
spellingShingle Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
Costa, Mariana Fernandes
title_short Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
title_full Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
title_fullStr Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
title_full_unstemmed Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
title_sort Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
author Costa, Mariana Fernandes
author_facet Costa, Mariana Fernandes
Soares, Jorge Coelho
author_role author
author2 Soares, Jorge Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Mariana Fernandes
Soares, Jorge Coelho
description Resumo: o objetivo do estudo foi analisar e comparar símbolos presentes nos anúncios de alimentos e bebidas veiculados nas revistas Seleções do Readerâ??s Digest (1944-1948) e Claudia (2004-2008), delimitados pela presença da figura corporal feminina. A comida é um grande mediador das relações humanas e pode apresentar representações diferenciadas em cada momento histórico. Por meio desta pesquisa, observou-se que os símbolos identificados demonstram que a mulher era e ainda é a responsável pela alimentação da família, pela organização e realização das refeições, assumindo múltiplos papéis sociais, sendo assim alvo de muitas campanhas publicitárias. O produto/embalagem foi o símbolo que a publicidade mais utilizou para estabelecer a comunicação entre o produto e o consumidor nos dois períodos analisados. Deste modo, as imagens disseminadas pela publicidade são parte da cultura da sociedade e são recebidas e trabalhadas reflexivamente. Palavras-chave: Alimentação. Comida. Anúncios. Mulher.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862/1750
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Habitus - Journal of the Goiano Institute of Prehistory and Anthropology; Vol. 11 No. 2 (2013): Food Stories and Cultures II; 159-170
Revista Habitus - Revista del Instituto Goiano de Prehistoria y Antropología; Vol. 11 Núm. 2 (2013): Histórias e Culturas Alimentares II; 159-170
Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 11 n. 2 (2013): Histórias e Culturas Alimentares II; 159-170
1983-7798
10.18224/hab.v11.2.2013
reponame:Habitus
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC-GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC-GO
institution PUC-GO
reponame_str Habitus
collection Habitus
repository.name.fl_str_mv Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv habitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com
_version_ 1798329548231671808