Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Habitus |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862 |
Resumo: | Resumo: o objetivo do estudo foi analisar e comparar sÃmbolos presentes nos anúncios de alimentos e bebidas veiculados nas revistas Seleções do Readerâ??s Digest (1944-1948) e Claudia (2004-2008), delimitados pela presença da figura corporal feminina. A comida é um grande mediador das relações humanas e pode apresentar representações diferenciadas em cada momento histórico. Por meio desta pesquisa, observou-se que os sÃmbolos identificados demonstram que a mulher era e ainda é a responsável pela alimentação da famÃlia, pela organização e realização das refeições, assumindo múltiplos papéis sociais, sendo assim alvo de muitas campanhas publicitárias. O produto/embalagem foi o sÃmbolo que a publicidade mais utilizou para estabelecer a comunicação entre o produto e o consumidor nos dois perÃodos analisados. Deste modo, as imagens disseminadas pela publicidade são parte da cultura da sociedade e são recebidas e trabalhadas reflexivamente. Palavras-chave: Alimentação. Comida. Anúncios. Mulher. |
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Alimentação em Anúncios Publicitários: uma análise de símbolosResumo: o objetivo do estudo foi analisar e comparar sÃmbolos presentes nos anúncios de alimentos e bebidas veiculados nas revistas Seleções do Readerâ??s Digest (1944-1948) e Claudia (2004-2008), delimitados pela presença da figura corporal feminina. A comida é um grande mediador das relações humanas e pode apresentar representações diferenciadas em cada momento histórico. Por meio desta pesquisa, observou-se que os sÃmbolos identificados demonstram que a mulher era e ainda é a responsável pela alimentação da famÃlia, pela organização e realização das refeições, assumindo múltiplos papéis sociais, sendo assim alvo de muitas campanhas publicitárias. O produto/embalagem foi o sÃmbolo que a publicidade mais utilizou para estabelecer a comunicação entre o produto e o consumidor nos dois perÃodos analisados. Deste modo, as imagens disseminadas pela publicidade são parte da cultura da sociedade e são recebidas e trabalhadas reflexivamente. Palavras-chave: Alimentação. Comida. Anúncios. Mulher.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2013-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862Revista Habitus - Journal of the Goiano Institute of Prehistory and Anthropology; Vol. 11 No. 2 (2013): Food Stories and Cultures II; 159-170Revista Habitus - Revista del Instituto Goiano de Prehistoria y Antropología; Vol. 11 Núm. 2 (2013): Histórias e Culturas Alimentares II; 159-170Revista Habitus - Revista do Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia; v. 11 n. 2 (2013): Histórias e Culturas Alimentares II; 159-1701983-779810.18224/hab.v11.2.2013reponame:Habitusinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC-GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/article/view/2862/1750Costa, Mariana FernandesSoares, Jorge Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-29T18:56:08Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/2862Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/indexPRIhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/habitus/oaihabitus@pucgoias.edu.br||sibeli@pucgoias.edu.br|| felixpadua@gmail.com1983-77981678-6475opendoar:2024-02-29T18:56:08Habitus - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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