O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Panorama (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417 |
Resumo: | RESUMO: Seis veÃculos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notÃcias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para SalaverrÃa e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalÃstica, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Santâ??Anna (2008) é possÃvel mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veÃculo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O Popular |
id |
PUC-GO-2_5b4682a90c8dafb4da1a9c7a2caf8621 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3417 |
network_acronym_str |
PUC-GO-2 |
network_name_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O PopularRESUMO: Seis veÃculos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notÃcias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para SalaverrÃa e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalÃstica, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Santâ??Anna (2008) é possÃvel mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veÃculo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O PopularEditora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2022-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/341710.18224/pan.v3i1.3417Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 3 No. 1 (2013); 39-50Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 39-50Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 3 n. 1 (2013); 39-502237-108710.18224/pan.v3i1reponame:Panorama (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417/199510.18224/pan.v3i1.3417.g1995Silva, Carla GuimarãesSilva, Noêmia Félix dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-22T15:06:22Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/3417Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/indexPUBhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/oai||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com2237-10872236-1685opendoar:2022-06-22T15:06:22Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular |
title |
O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular |
spellingShingle |
O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular Silva, Carla Guimarães |
title_short |
O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular |
title_full |
O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular |
title_fullStr |
O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular |
title_full_unstemmed |
O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular |
title_sort |
O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular |
author |
Silva, Carla Guimarães |
author_facet |
Silva, Carla Guimarães Silva, Noêmia Félix da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Noêmia Félix da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carla Guimarães Silva, Noêmia Félix da |
description |
RESUMO: Seis veÃculos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notÃcias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para SalaverrÃa e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalÃstica, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Santâ??Anna (2008) é possÃvel mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veÃculo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O Popular |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417 10.18224/pan.v3i1.3417 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417 |
identifier_str_mv |
10.18224/pan.v3i1.3417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417/1995 10.18224/pan.v3i1.3417.g1995 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Panorama - Social Communication Magazine; Vol. 3 No. 1 (2013); 39-50 Revista Panorama - Revista de Comunicación Social; Vol. 3 Núm. 1 (2013); 39-50 Revista Panorama - Revista de Comunicação Social; v. 3 n. 1 (2013); 39-50 2237-1087 10.18224/pan.v3i1 reponame:Panorama (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Panorama (Goiânia. Online) |
collection |
Panorama (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Panorama (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||panorama@pucgoias.edu.br|| lucajor@gmail.com |
_version_ |
1798321075303481344 |