O Impresso em Tempos de Jornalismo na Rede: o posicionamento de O Popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Guimarães
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Noêmia Félix da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Panorama
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/panorama/article/view/3417
Resumo: RESUMO: Seis veículos impressos deixaram de circular em 2012. Por outro lado, a audiência dos jornais na internet cresceu. Estima-se haver mais de 100 milhões de pessoas que só fazem a leitura de notícias pela web. O jornalismo, conforme Marcondes (2002), vive sua quarta época, caracterizada pela informação eletrônica e interativa. Para Salaverría e Negredo (2008) as transformações desencadeiam a construção de uma nova cultura jornalística, marcada pela união de instrumentos, tecnologias, espaços, métodos de trabalho e linguagens. Em Sant??Anna (2008) é possível mensurar como essas transformações impactaram três dos principais jornais diários brasileiros. Este trabalho, por sua vez, apresenta os reflexos do on-line nas páginas impressas de O Popular, jornal de Goiânia (GO) que completa 75 anos em 2013. A metodologia utilizada se baseou na análise de conteúdo conjugada com a técnica da entrevista. Concluiu-se que a versão on-line do veículo pesquisado influencia na publicação do impresso, inclusive transformando a rotina da redação. O principal produto da empresa, no entanto, continua a ser o jornal no papel. PALAVRAS-CHAVE: jornalismo, jornalismo on-line, jornalismo impresso, O Popular
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