A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CALDEIRA, Suzana Nunes
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: REGO, Isabel Estrela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6611
Resumo: ln the last decades parents, teachers and educators in general have been feeling an increasing concern about students disruptive behaviour in schools. Underlying these concerns are the growing number of students with disruptive behaviour, the severity of these behaviours, and their manifestation in ever younger pupils. This artic/e presents a descriptive and exploratory study designed to explore teachers' conceptions of classroom disruption. A set of situations containing classroom disruptive behaviours were created and /ater presented to teachers of grades seven to nine in schools of Ponta Delgada, Açores. We aimed at finding out which of these situations teachers considered more severe in terms of disruption, which factors they believed were more influentia/, and what kind of interventions they considered more appropriate to dea/ with those situations.
id PUC_CAMP-3_576337cdd962fa8c781d2d473151dc7e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6611
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR Contributos da psicologia para o estudo da indisciplina na sala de aulaIndisciplina em sala de aulacomportamento escolaravaliação do professorClassroom disruptive behaviorbehavior in schoolteacher's evaluationln the last decades parents, teachers and educators in general have been feeling an increasing concern about students disruptive behaviour in schools. Underlying these concerns are the growing number of students with disruptive behaviour, the severity of these behaviours, and their manifestation in ever younger pupils. This artic/e presents a descriptive and exploratory study designed to explore teachers' conceptions of classroom disruption. A set of situations containing classroom disruptive behaviours were created and /ater presented to teachers of grades seven to nine in schools of Ponta Delgada, Açores. We aimed at finding out which of these situations teachers considered more severe in terms of disruption, which factors they believed were more influentia/, and what kind of interventions they considered more appropriate to dea/ with those situations.As preocupações de professores, pais e educadores em geral relativamente ao comportamento escolar dos alunos têm-se acentuado consideravelmente nas últimas duas décadas. Algumas das razões em que assentam tais preocupações atêm-se ao aumento significativo do número de alunos que apresentam comportamento escolar desviante, à gravidade desses mesmos comportamentos e ao seu aparecimento em populações escolares cada vez mais jovens. Neste trabalho é apresentado um estudo que, numa perspectiva descritiva e exploratória, pretendeu conhecer a opinião de professores sobre os problemas de comportamento na sala de aula. Concebeu-se, a partir de um primeiro levantamento, algumas situações de desvio em classe, submetendo-as, depois, ao julgamento de professores do 3º ciclo de escolas secundárias de Ponta Delgada, Açores. Pretendeu-se, assim, conhecer as situações de desvio a que esses professores atribuíam maior gravidade, os factores que acreditavam constituir agentes facilitadores da indisciplina na sala de aula e os tipos de intervenções que consideravam mais eficazes na resolução dessas situações. Na opinião dos professores inquiridos: a) as situações mais graves são as que contêm um elemento de agressividade, especialmente se o mesmo é direccionado para o professor; b) a personalidade do aluno é a principal causa das situações de disrupção; c) a prevenção e a superação de situações de indisciplina na sala de aula passa, em primeiro lugar, por uma intervenção focalizada no aluno.Núcleo de Editoração - PUC-Campinas2001-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigosapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6611Psychological Studies; Vol. 18 No. 1 (2001): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; Vol. 18 Núm. 1 (2001): Estudos de Psicologia (Campinas)Estudos de Psicologia; v. 18 n. 1 (2001): Estudos de Psicologia (Campinas)1982-0275reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6611/4254Copyright (c) 2022 Suzana Nunes CALDEIRA, Isabel Estrela REGOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCALDEIRA, Suzana NunesREGO, Isabel Estrela 2024-04-30T14:44:39Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/6611Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudosPRIhttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2024-04-30T14:44:39Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR
Contributos da psicologia para o estudo da indisciplina na sala de aula
title A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR
spellingShingle A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR
CALDEIRA, Suzana Nunes
Indisciplina em sala de aula
comportamento escolar
avaliação do professor
Classroom disruptive behavior
behavior in school
teacher's evaluation
title_short A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR
title_full A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR
title_fullStr A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR
title_full_unstemmed A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR
title_sort A PSYCHOLOGICAL APPROACH TO THE UNDERSTANDING CLASSROOM DISRUPTIVE BEHAVIOR
author CALDEIRA, Suzana Nunes
author_facet CALDEIRA, Suzana Nunes
REGO, Isabel Estrela
author_role author
author2 REGO, Isabel Estrela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CALDEIRA, Suzana Nunes
REGO, Isabel Estrela
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina em sala de aula
comportamento escolar
avaliação do professor
Classroom disruptive behavior
behavior in school
teacher's evaluation
topic Indisciplina em sala de aula
comportamento escolar
avaliação do professor
Classroom disruptive behavior
behavior in school
teacher's evaluation
description ln the last decades parents, teachers and educators in general have been feeling an increasing concern about students disruptive behaviour in schools. Underlying these concerns are the growing number of students with disruptive behaviour, the severity of these behaviours, and their manifestation in ever younger pupils. This artic/e presents a descriptive and exploratory study designed to explore teachers' conceptions of classroom disruption. A set of situations containing classroom disruptive behaviours were created and /ater presented to teachers of grades seven to nine in schools of Ponta Delgada, Açores. We aimed at finding out which of these situations teachers considered more severe in terms of disruption, which factors they believed were more influentia/, and what kind of interventions they considered more appropriate to dea/ with those situations.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6611
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6611/4254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Suzana Nunes CALDEIRA, Isabel Estrela REGO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Suzana Nunes CALDEIRA, Isabel Estrela REGO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Psychological Studies; Vol. 18 No. 1 (2001): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; Vol. 18 Núm. 1 (2001): Estudos de Psicologia (Campinas)
Estudos de Psicologia; v. 18 n. 1 (2001): Estudos de Psicologia (Campinas)
1982-0275
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799126015286444032