Representação de professores sobre alunos indisciplinados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gilmara Oliveira da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7230
Resumo: O tema deste trabalho é indisciplina na escola, considerada uma das dificuldades que os professores enfrentam desde os primórdios escolares até os dias atuais. Tem como objetivo geral analisar a representação de professores sobre a indisciplina de alunos em sala de aula. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Tiba, Parrat-Dayan, La Taille, Aquino e Antunes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória que tem como instrumento de coleta de dados um questionário com dez questões relativas ao perfil dos sujeitos e seis questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é composta por cinco professoras de três escolas públicas da cidade de Cajazeiras - Paraíba que lecionam nos Ensinos Fundamental I e Fundamental II. Os critérios de inclusão foi está em atividade e ser maior de 18 anos. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, com a construção de categorias. Os resultados mostram que os sujeitos compreendem a indisciplina na sala de aula como um problema ligado à falta de limites e regras que se originam na família, também, como obstáculo para os processos de ensino e de aprendizagem e que o diálogo com os discentes indisciplinados é algo difícil. A indisciplina é um problema presente no cotidiano escolar desses educadores, os quais enfrentam dificuldades para controlar as atitudes de indisciplina dos alunos rebeldes. Cabe aos educadores buscar procedimentos didáticos para tentar solucionar, parcial ou integralmente, a indisciplina em sala de aula, envolvendo todos os protagonistas que fazem parte da escola: pais, gestores escolares, docentes e os próprios alunos.
id UFCG_8d37b6aa338d77424d8e6574153f4c6b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/7230
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.http://lattes.cnpq.br/3908692085613288FERNANDES, Juliane S.CUNHA, Ane Cristine Hermínio.SILVA, Gilmara Oliveira da.O tema deste trabalho é indisciplina na escola, considerada uma das dificuldades que os professores enfrentam desde os primórdios escolares até os dias atuais. Tem como objetivo geral analisar a representação de professores sobre a indisciplina de alunos em sala de aula. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Tiba, Parrat-Dayan, La Taille, Aquino e Antunes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória que tem como instrumento de coleta de dados um questionário com dez questões relativas ao perfil dos sujeitos e seis questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é composta por cinco professoras de três escolas públicas da cidade de Cajazeiras - Paraíba que lecionam nos Ensinos Fundamental I e Fundamental II. Os critérios de inclusão foi está em atividade e ser maior de 18 anos. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, com a construção de categorias. Os resultados mostram que os sujeitos compreendem a indisciplina na sala de aula como um problema ligado à falta de limites e regras que se originam na família, também, como obstáculo para os processos de ensino e de aprendizagem e que o diálogo com os discentes indisciplinados é algo difícil. A indisciplina é um problema presente no cotidiano escolar desses educadores, os quais enfrentam dificuldades para controlar as atitudes de indisciplina dos alunos rebeldes. Cabe aos educadores buscar procedimentos didáticos para tentar solucionar, parcial ou integralmente, a indisciplina em sala de aula, envolvendo todos os protagonistas que fazem parte da escola: pais, gestores escolares, docentes e os próprios alunos.The theme of this work is indiscipline in schools, considered one of the difficulties that teachers face from school beginnings to the present day. It has the general objective to analyze the representation of teachers on the indiscipline of students in the classroom. The theoretical framework is based on authors such as Tiba, Parrat- Dayan, La Taille, Aquino and Antunes. This is a qualitative research, exploratory whose data collection instrument a questionnaire with ten questions regarding the profile of the subjects and six open issues related to the research objectives. The sample consists of five teachers from three public schools in Cajazeiras - Paraíba who teach in Teaching Primary I and Fundamental II. The inclusion criteria was is in operation and be 18 years. For data analysis was used the content analysis technique, with the construction of categories. The results show that the subjects understand the indiscipline in the classroom as a problem related to lack of limits and rules that originate in the family, too, as an obstacle to the teaching and learning processes and dialogue with unruly students is difficult. The indiscipline is a problem present in everyday school life of these educators, who are struggling to control the undisciplined attitudes rebel students. It is up to educators seeking didactic procedures to try to resolve, partially or fully, indiscipline in the classroom, involving all the actors who are part of the school: parents, school administrators, teachers and students themselves.Submitted by Izabela Santos (sizabela392@gmail.com) on 2019-09-24T15:59:12Z No. of bitstreams: 1 GILMARA OLIVEIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2016.pdf: 1825986 bytes, checksum: 8d35828145b20f2cbd02f90edcaa569c (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-24T15:59:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GILMARA OLIVEIRA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.2016.pdf: 1825986 bytes, checksum: 8d35828145b20f2cbd02f90edcaa569c (MD5) Previous issue date: 2016-09-29Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPEducação.Indisciplina na escolaAlunos - comportamentoSala de aulaRelação aluno-professorIndiscipline at schoolStudents - BehaviorClassroomStudent-teacher relationshipRepresentação de professores sobre alunos indisciplinados.Representation of teachers about undisciplined students.2016-09-292019-09-24T15:59:12Z2019-09-242019-09-24T15:59:12Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7230SILVA, Gilmara Oliveira da. Representação de professores sobre alunos indisciplinados. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALGILMARA OLIVEIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfGILMARA OLIVEIRA DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfapplication/pdf1361602http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/7230/1/GILMARA+OLIVEIRA+DA+SILVA.+MONOGRAFIA+PEDAGOGIA.+CFP+2016.pdf291d8025597d28186aa1540226430bd2MD51riufcg/72302023-06-12 09:05:55.879oai:localhost:riufcg/7230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-28T14:00:38.123313Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representação de professores sobre alunos indisciplinados.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Representation of teachers about undisciplined students.
title Representação de professores sobre alunos indisciplinados.
spellingShingle Representação de professores sobre alunos indisciplinados.
SILVA, Gilmara Oliveira da.
Educação.
Indisciplina na escola
Alunos - comportamento
Sala de aula
Relação aluno-professor
Indiscipline at school
Students - Behavior
Classroom
Student-teacher relationship
title_short Representação de professores sobre alunos indisciplinados.
title_full Representação de professores sobre alunos indisciplinados.
title_fullStr Representação de professores sobre alunos indisciplinados.
title_full_unstemmed Representação de professores sobre alunos indisciplinados.
title_sort Representação de professores sobre alunos indisciplinados.
author SILVA, Gilmara Oliveira da.
author_facet SILVA, Gilmara Oliveira da.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3908692085613288
dc.contributor.referee1.fl_str_mv FERNANDES, Juliane S.
dc.contributor.referee2.fl_str_mv CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gilmara Oliveira da.
contributor_str_mv NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
FERNANDES, Juliane S.
CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação.
topic Educação.
Indisciplina na escola
Alunos - comportamento
Sala de aula
Relação aluno-professor
Indiscipline at school
Students - Behavior
Classroom
Student-teacher relationship
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina na escola
Alunos - comportamento
Sala de aula
Relação aluno-professor
Indiscipline at school
Students - Behavior
Classroom
Student-teacher relationship
description O tema deste trabalho é indisciplina na escola, considerada uma das dificuldades que os professores enfrentam desde os primórdios escolares até os dias atuais. Tem como objetivo geral analisar a representação de professores sobre a indisciplina de alunos em sala de aula. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Tiba, Parrat-Dayan, La Taille, Aquino e Antunes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória que tem como instrumento de coleta de dados um questionário com dez questões relativas ao perfil dos sujeitos e seis questões abertas relacionadas aos objetivos da pesquisa. A amostra é composta por cinco professoras de três escolas públicas da cidade de Cajazeiras - Paraíba que lecionam nos Ensinos Fundamental I e Fundamental II. Os critérios de inclusão foi está em atividade e ser maior de 18 anos. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, com a construção de categorias. Os resultados mostram que os sujeitos compreendem a indisciplina na sala de aula como um problema ligado à falta de limites e regras que se originam na família, também, como obstáculo para os processos de ensino e de aprendizagem e que o diálogo com os discentes indisciplinados é algo difícil. A indisciplina é um problema presente no cotidiano escolar desses educadores, os quais enfrentam dificuldades para controlar as atitudes de indisciplina dos alunos rebeldes. Cabe aos educadores buscar procedimentos didáticos para tentar solucionar, parcial ou integralmente, a indisciplina em sala de aula, envolvendo todos os protagonistas que fazem parte da escola: pais, gestores escolares, docentes e os próprios alunos.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-24T15:59:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-24
2019-09-24T15:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7230
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gilmara Oliveira da. Representação de professores sobre alunos indisciplinados. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7230
identifier_str_mv SILVA, Gilmara Oliveira da. Representação de professores sobre alunos indisciplinados. 2016. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Formação de Professores - CFP
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/7230/1/GILMARA+OLIVEIRA+DA+SILVA.+MONOGRAFIA+PEDAGOGIA.+CFP+2016.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 291d8025597d28186aa1540226430bd2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803131425397932032