O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues,Angela Ferreira
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Motti,Telma Flores Genaro, Palamin,Maria Estela Guadagnucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estudos de Psicologia (Campinas)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2008000100004
Resumo: Este artigo é resultado de um estudo que analisou a interação e o brincar entre 20 mães e seus filhos com deficiência auditiva, de graus severo e/ou profundo, com idades entre três e seis anos, em rotina de atendimento no Centro de Distúrbio da Audição, Linguagem e Visão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. As mães foram entrevistadas e as respostas, analisadas quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostraram que a interação com a mãe durante o brincar favorece o desenvolvimento de habilidades sociais para a adequação da criança ao seu meio social, e que as mães carecem de orientações, a fim de que esse espaço seja utilizado mais eficientemente para o aprendizado.
id PUC_CAMP-3_683f6f4068ec5d85854f9f5bb7d70e6a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-166X2008000100004
network_acronym_str PUC_CAMP-3
network_name_str Estudos de Psicologia (Campinas)
repository_id_str
spelling O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinteBrincarCriançaPerda auditivaSocializaçãoEste artigo é resultado de um estudo que analisou a interação e o brincar entre 20 mães e seus filhos com deficiência auditiva, de graus severo e/ou profundo, com idades entre três e seis anos, em rotina de atendimento no Centro de Distúrbio da Audição, Linguagem e Visão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. As mães foram entrevistadas e as respostas, analisadas quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostraram que a interação com a mãe durante o brincar favorece o desenvolvimento de habilidades sociais para a adequação da criança ao seu meio social, e que as mães carecem de orientações, a fim de que esse espaço seja utilizado mais eficientemente para o aprendizado.Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2008000100004Estudos de Psicologia (Campinas) v.25 n.1 2008reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP10.1590/S0103-166X2008000100004info:eu-repo/semantics/openAccessDomingues,Angela FerreiraMotti,Telma Flores GenaroPalamin,Maria Estela Guadagnuccipor2008-04-11T00:00:00Zoai:scielo:S0103-166X2008000100004Revistahttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudoshttps://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/estudos/oaisbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br1982-02750103-166Xopendoar:2008-04-11T00:00Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte
title O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte
spellingShingle O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte
Domingues,Angela Ferreira
Brincar
Criança
Perda auditiva
Socialização
title_short O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte
title_full O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte
title_fullStr O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte
title_full_unstemmed O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte
title_sort O brincar e as habilidades sociais na interação da criança com deficiência auditiva e mãe ouvinte
author Domingues,Angela Ferreira
author_facet Domingues,Angela Ferreira
Motti,Telma Flores Genaro
Palamin,Maria Estela Guadagnucci
author_role author
author2 Motti,Telma Flores Genaro
Palamin,Maria Estela Guadagnucci
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues,Angela Ferreira
Motti,Telma Flores Genaro
Palamin,Maria Estela Guadagnucci
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Criança
Perda auditiva
Socialização
topic Brincar
Criança
Perda auditiva
Socialização
description Este artigo é resultado de um estudo que analisou a interação e o brincar entre 20 mães e seus filhos com deficiência auditiva, de graus severo e/ou profundo, com idades entre três e seis anos, em rotina de atendimento no Centro de Distúrbio da Audição, Linguagem e Visão do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. As mães foram entrevistadas e as respostas, analisadas quantitativa e qualitativamente. Os resultados mostraram que a interação com a mãe durante o brincar favorece o desenvolvimento de habilidades sociais para a adequação da criança ao seu meio social, e que as mães carecem de orientações, a fim de que esse espaço seja utilizado mais eficientemente para o aprendizado.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2008000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2008000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-166X2008000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) v.25 n.1 2008
reponame:Estudos de Psicologia (Campinas)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Estudos de Psicologia (Campinas)
collection Estudos de Psicologia (Campinas)
repository.name.fl_str_mv Estudos de Psicologia (Campinas) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.ne_estpsi@puc-campinas.edu.br||estudosdepsicologia@puc-campinas.edu.br||psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br
_version_ 1752128722050220032