O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: EGGERS, Aline Bertão
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de, BRANCO, Marina, MILANI, Rute Grossi
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4663
Resumo: A brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas.A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, e a formação de um cidadão crítico e reflexivo. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a importância da brincadeira no processo de socialização da criança em idade pré-escolar;para isso, primeiramente se fará uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil,em especial,para a socialização da criança,e em seguida buscar-se-á identificar os tipos de brincadeiras escolhidas pela criança em idade pré-escolar e analisar suas relações com a socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma amostra de 10 pais/responsáveis com filhos entre cinco e seis anos de idade,matriculados em um centro educacional infantil. Para a coleta de dados, utilizaremos um questionário composto por perguntas estruturadas e semi- estruturadas, dando aos participantes possibilidades de mostrar outras respostas que não constem das opções mencionadas. Será utilizada também planilha para observação do brincar da criança em situação natural, no âmbito escolar. A pesquisa empregará a abordagem qualitativa para a análise dos dados levantados. Após a autorização da Secretaria de Educação de Maringá, apresentaremos o projeto para a diretora de um centro educacional, buscando sua anuência e colaboração no sentido de selecionar alguns alunos para participação neste estudo. Através desta pesquisa, esperamos entender melhor sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, em especial para a socialização, bem como compreender qual é o espaço destinado ao brincar na vida das crianças, em meio ao contexto do século XXI.
id UNICESU -1_590da53bad40bb4ad4ed4635578fd6b7
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4663
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
spelling O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLARBrincarDesenvolvimentoPré-escolaSocializaçãoA brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas.A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, e a formação de um cidadão crítico e reflexivo. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a importância da brincadeira no processo de socialização da criança em idade pré-escolar;para isso, primeiramente se fará uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil,em especial,para a socialização da criança,e em seguida buscar-se-á identificar os tipos de brincadeiras escolhidas pela criança em idade pré-escolar e analisar suas relações com a socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma amostra de 10 pais/responsáveis com filhos entre cinco e seis anos de idade,matriculados em um centro educacional infantil. Para a coleta de dados, utilizaremos um questionário composto por perguntas estruturadas e semi- estruturadas, dando aos participantes possibilidades de mostrar outras respostas que não constem das opções mencionadas. Será utilizada também planilha para observação do brincar da criança em situação natural, no âmbito escolar. A pesquisa empregará a abordagem qualitativa para a análise dos dados levantados. Após a autorização da Secretaria de Educação de Maringá, apresentaremos o projeto para a diretora de um centro educacional, buscando sua anuência e colaboração no sentido de selecionar alguns alunos para participação neste estudo. Através desta pesquisa, esperamos entender melhor sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, em especial para a socialização, bem como compreender qual é o espaço destinado ao brincar na vida das crianças, em meio ao contexto do século XXI.UniCesumar2020-01-30T12:20:59Z2020-01-30T12:20:59Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4663otherEGGERS, Aline BertãoFARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes deBRANCO, MarinaMILANI, Rute Grossireponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringáinstacron:UniCesumarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-13T16:56:56Zhttp://rdu.unicesumar.edu.br/PRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestjoao.souza@unicesumar.edu.bropendoar:2020-06-13 16:57:11.862Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringáfalse
dc.title.none.fl_str_mv O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR
title O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR
spellingShingle O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR
EGGERS, Aline Bertão
Brincar
Desenvolvimento
Pré-escola
Socialização
title_short O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR
title_full O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR
title_fullStr O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR
title_full_unstemmed O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR
title_sort O BRINCAR E A SOCIALIZAÇÃO DA CRIANÇA EMIDADE PRÉ-ESCOLAR
author EGGERS, Aline Bertão
author_facet EGGERS, Aline Bertão
FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de
BRANCO, Marina
MILANI, Rute Grossi
author_role author
author2 FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de
BRANCO, Marina
MILANI, Rute Grossi
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv EGGERS, Aline Bertão
FARIA, Ana Caroline Miranda Fernandes de
BRANCO, Marina
MILANI, Rute Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Desenvolvimento
Pré-escola
Socialização
topic Brincar
Desenvolvimento
Pré-escola
Socialização
dc.description.none.fl_txt_mv A brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas.A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, e a formação de um cidadão crítico e reflexivo. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a importância da brincadeira no processo de socialização da criança em idade pré-escolar;para isso, primeiramente se fará uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil,em especial,para a socialização da criança,e em seguida buscar-se-á identificar os tipos de brincadeiras escolhidas pela criança em idade pré-escolar e analisar suas relações com a socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma amostra de 10 pais/responsáveis com filhos entre cinco e seis anos de idade,matriculados em um centro educacional infantil. Para a coleta de dados, utilizaremos um questionário composto por perguntas estruturadas e semi- estruturadas, dando aos participantes possibilidades de mostrar outras respostas que não constem das opções mencionadas. Será utilizada também planilha para observação do brincar da criança em situação natural, no âmbito escolar. A pesquisa empregará a abordagem qualitativa para a análise dos dados levantados. Após a autorização da Secretaria de Educação de Maringá, apresentaremos o projeto para a diretora de um centro educacional, buscando sua anuência e colaboração no sentido de selecionar alguns alunos para participação neste estudo. Através desta pesquisa, esperamos entender melhor sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, em especial para a socialização, bem como compreender qual é o espaço destinado ao brincar na vida das crianças, em meio ao contexto do século XXI.
description A brincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas.A brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, e a formação de um cidadão crítico e reflexivo. A presente pesquisa tem como objetivo estudar a importância da brincadeira no processo de socialização da criança em idade pré-escolar;para isso, primeiramente se fará uma pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do brincar no desenvolvimento infantil,em especial,para a socialização da criança,e em seguida buscar-se-á identificar os tipos de brincadeiras escolhidas pela criança em idade pré-escolar e analisar suas relações com a socialização. Trata-se de uma pesquisa de campo, com uma amostra de 10 pais/responsáveis com filhos entre cinco e seis anos de idade,matriculados em um centro educacional infantil. Para a coleta de dados, utilizaremos um questionário composto por perguntas estruturadas e semi- estruturadas, dando aos participantes possibilidades de mostrar outras respostas que não constem das opções mencionadas. Será utilizada também planilha para observação do brincar da criança em situação natural, no âmbito escolar. A pesquisa empregará a abordagem qualitativa para a análise dos dados levantados. Após a autorização da Secretaria de Educação de Maringá, apresentaremos o projeto para a diretora de um centro educacional, buscando sua anuência e colaboração no sentido de selecionar alguns alunos para participação neste estudo. Através desta pesquisa, esperamos entender melhor sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, em especial para a socialização, bem como compreender qual é o espaço destinado ao brincar na vida das crianças, em meio ao contexto do século XXI.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-01-30T12:20:59Z
2020-01-30T12:20:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4663
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/4663
dc.language.iso.fl_str_mv other
language_invalid_str_mv other
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
publisher.none.fl_str_mv UniCesumar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá
instacron:UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá
repository.mail.fl_str_mv joao.souza@unicesumar.edu.br
_version_ 1669948604093038592