University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Diniz, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Margarida Almeida, Ana, Cordeiro Furtado, Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Transinformação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5936
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que procura diagnosticar práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. A pesquisa visa elucidar aspectos relativos ao papel de um campus acessível na inclusão de usuários com necessidades especiais. Os resultados foram coletados por meio de um questionário online aplicado a oitenta e sete diretores de bibliotecas (cinquenta e quatro brasileiros e trinta e três portugueses). Foram coletadas cinquenta respostas válidas (vinte e oito brasileiras e vinte e duas portuguesas). Os resultados permitiram identifi car problemas de acessibilidade, nomeadamente no que diz respeito ao acesso ao campus e à falta de equipes de bibliotecários com habilidades específi cas para auxiliar esses usuários. Concluímos que muitas dessas bibliotecas estão integradas em campi sem infra-estrutura acessível e, portanto, que não são capazes de promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Os respondentes afirmam que estão conscientes de suas limitações e fraquezas quando enfrentam esse desafio. Por isso, mostram abertura para mudar suas práticas e atitudes em relação a um novo cenário futuro no qual eles possam construir soluções para se melhorar a acessibilidade e a inclusão nessas bibliotecas.
id PUC_CAMP-4_b3d0913e9989714c71d34a58bd92b6f5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5936
network_acronym_str PUC_CAMP-4
network_name_str Transinformação (Online)
repository_id_str
spelling University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needsO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que procura diagnosticar práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. A pesquisa visa elucidar aspectos relativos ao papel de um campus acessível na inclusão de usuários com necessidades especiais. Os resultados foram coletados por meio de um questionário online aplicado a oitenta e sete diretores de bibliotecas (cinquenta e quatro brasileiros e trinta e três portugueses). Foram coletadas cinquenta respostas válidas (vinte e oito brasileiras e vinte e duas portuguesas). Os resultados permitiram identifi car problemas de acessibilidade, nomeadamente no que diz respeito ao acesso ao campus e à falta de equipes de bibliotecários com habilidades específi cas para auxiliar esses usuários. Concluímos que muitas dessas bibliotecas estão integradas em campi sem infra-estrutura acessível e, portanto, que não são capazes de promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Os respondentes afirmam que estão conscientes de suas limitações e fraquezas quando enfrentam esse desafio. Por isso, mostram abertura para mudar suas práticas e atitudes em relação a um novo cenário futuro no qual eles possam construir soluções para se melhorar a acessibilidade e a inclusão nessas bibliotecas.The purpose of this paper is to present preliminary results of an ongoing research that seeks to diagnose inclusive practices in Brazilian and Portuguese university libraries, particularly in what concerns to the role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs. The results were collected through an online questionnaire applied to 87 library directors (54 Brazilian and 33 Portuguese). Fifty valid answers were collected (28 Brazilian and 22 Portuguese).The results allowed to identify accessibility issues, namely in what regards to the access to the campus and to the lack of teams of librarians with specifi c skills to aid and assist these users. We conclude that many of these libraries are integrated in campuses without accessible infrastructure, and therefore, are not able to promote the inclusion of the students with special needs. Respondents say they are aware of their limitations and weaknesses when facing this challenge and show openness to change their practices and attitudes towards a new future scenario in which they could build solutions to improve the accessibility and inclusion in these librariesNúcleo de Editoração - PUC-Campinas2019-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleArtículo revisado por paresAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5936Transinformação; Vol. 31 (2019)Transinformação; Vol. 31 (2019)Transinformação; v. 31 (2019)2318-08890103-3786reponame:Transinformação (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPporhttps://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5936/3668Copyright (c) 2022 Transinformaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Diniz, Isabel Cristina Margarida Almeida, Ana Cordeiro Furtado, Cassia 2024-04-02T12:06:40Zoai:ojs.periodicos.puc-campinas.edu.br:article/5936Revistahttp://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/indexPRIhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br2318-08890103-3786opendoar:2024-04-02T12:06:40Transinformação (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs
title University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs
spellingShingle University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs
dos Santos Diniz, Isabel Cristina
title_short University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs
title_full University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs
title_fullStr University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs
title_full_unstemmed University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs
title_sort University libraries: The role of an accessible campus on the inclusion of users with special needs
author dos Santos Diniz, Isabel Cristina
author_facet dos Santos Diniz, Isabel Cristina
Margarida Almeida, Ana
Cordeiro Furtado, Cassia
author_role author
author2 Margarida Almeida, Ana
Cordeiro Furtado, Cassia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Diniz, Isabel Cristina
Margarida Almeida, Ana
Cordeiro Furtado, Cassia
description O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa em andamento que procura diagnosticar práticas inclusivas em bibliotecas universitárias brasileiras e portuguesas. A pesquisa visa elucidar aspectos relativos ao papel de um campus acessível na inclusão de usuários com necessidades especiais. Os resultados foram coletados por meio de um questionário online aplicado a oitenta e sete diretores de bibliotecas (cinquenta e quatro brasileiros e trinta e três portugueses). Foram coletadas cinquenta respostas válidas (vinte e oito brasileiras e vinte e duas portuguesas). Os resultados permitiram identifi car problemas de acessibilidade, nomeadamente no que diz respeito ao acesso ao campus e à falta de equipes de bibliotecários com habilidades específi cas para auxiliar esses usuários. Concluímos que muitas dessas bibliotecas estão integradas em campi sem infra-estrutura acessível e, portanto, que não são capazes de promover a inclusão de estudantes com necessidades especiais. Os respondentes afirmam que estão conscientes de suas limitações e fraquezas quando enfrentam esse desafio. Por isso, mostram abertura para mudar suas práticas e atitudes em relação a um novo cenário futuro no qual eles possam construir soluções para se melhorar a acessibilidade e a inclusão nessas bibliotecas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Artículo revisado por pares
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5936
url https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/5936/3668
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Transinformação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Transinformação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Editoração - PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Transinformação; Vol. 31 (2019)
Transinformação; Vol. 31 (2019)
Transinformação; v. 31 (2019)
2318-0889
0103-3786
reponame:Transinformação (Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Transinformação (Online)
collection Transinformação (Online)
repository.name.fl_str_mv Transinformação (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.nucleodeeditoracao@puc-campinas.edu.br
_version_ 1799125984463552512