Práticas de ensino e o desenvolvimento do senso numérico em crianças do 1º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolucci, Marina de Souza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15568
Resumo: A pesquisa surgiu a partir de inquietações resultantes das vivências da professorapesquisadora em sala de aula e dos estudos realizados no GEProMAI – Grupo de Estudos: Professores Matematizando nos Anos Iniciais. As questões norteadoras da pesquisa foram: como crianças de um 1º ano do Ensino Fundamental, ao serem instigadas a ampliar o senso numérico, significam propostas pedagógicas envolvendo números? De que maneira as mediações realizadas pela professora-pesquisadora afetam esse desenvolvimento? De tais questões emanaram o objetivo geral da pesquisa: analisar, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, os avanços no desenvolvimento do senso numérico nas crianças, a partir da proposta de práticas relacionadas ao tema e das mediações da professora que atendessem aos diferentes conhecimentos presentes nesse grupo. Como objetivos específicos, destacamos: (i) pesquisar e elencar práticas que contribuam para o desenvolvimento do senso numérico, com ênfase no cálculo mental; (ii) analisar os indícios do avanço na aprendizagem do senso numérico nas crianças de uma turma de 1º ano, observando suas estratégias e caminhos percorridos nesse processo; (iii) analisar as mediações realizadas pela professorapesquisadora, observando quais foram as contribuições e limitações destas. A partir de nosso referencial teórico, entendemos senso numérico como uma forma pessoal e personalizada de lidar com os números e as operações, e seu desenvolvimento é perceptível pela maneira como cada um estabelece relações numéricas e estratégias de cálculo, principalmente o mental. O levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) revelou uma lacuna nos estudos do senso numérico no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida em um 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campinas, turma na qual a pesquisadora atuou como docente no ano letivo de 2019. A metodologia da pesquisa adotada foi qualitativa, de natureza interventiva, caracterizada como pesquisa da própria prática. Para as análises a pesquisadora transcreveu as vídeo-gravações de cinco atividades realizadas com toda a classe, nos horários regulares de aulas, analisando duas delas: desafio das bolinhas e forma dez. As transcrições possibilitaram a escrita de narrativas, também importantes recursos para a análise. Destacamos que as duas propostas investigadas se revelaram importantes práticas que podem colaborar para o estabelecimento de relações numéricas, contribuindo para o desenvolvimento do senso numérico. No entanto, vale enfatizar que tais propostas por si só não bastam para trazer avanços para os alunos, mediações de qualidade do professor são fundamentais. A escolha da pesquisa da própria prática, de natureza interventiva, trouxe benefícios: colocou ações pedagógicas da professorapesquisadora em foco de análise, permitindo que pudesse refletir nos seus erros e acertos, e pensar sobre o tipo de mediação necessária para auxiliar no desenvolvimento do senso numérico das crianças dessa turma. Para uma mediação de qualidade, é fundamental que o professor perceba as múltiplas estratégias realizadas pelas crianças e oportunize trocas entre elas. Nos dois jogos analisados, podemos perceber desde estratégias mais simples como a contagem utilizando os dedos das mãos, até relações numéricas mais elaboradas, nas quais o aluno fez ligações entre diferentes somas, por exemplo. Com isso vale destacar que nem todas as mediações precisam partir do professor. Mas ele deve criar um ambiente no qual a turma se sinta à vontade para expor suas ideias, tendo o incentivo do professor para que formulem e explicitem seus pensamentos, contribuindo com todo o grupo.
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De tais questões emanaram o objetivo geral da pesquisa: analisar, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, os avanços no desenvolvimento do senso numérico nas crianças, a partir da proposta de práticas relacionadas ao tema e das mediações da professora que atendessem aos diferentes conhecimentos presentes nesse grupo. Como objetivos específicos, destacamos: (i) pesquisar e elencar práticas que contribuam para o desenvolvimento do senso numérico, com ênfase no cálculo mental; (ii) analisar os indícios do avanço na aprendizagem do senso numérico nas crianças de uma turma de 1º ano, observando suas estratégias e caminhos percorridos nesse processo; (iii) analisar as mediações realizadas pela professorapesquisadora, observando quais foram as contribuições e limitações destas. A partir de nosso referencial teórico, entendemos senso numérico como uma forma pessoal e personalizada de lidar com os números e as operações, e seu desenvolvimento é perceptível pela maneira como cada um estabelece relações numéricas e estratégias de cálculo, principalmente o mental. O levantamento bibliográfico realizado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) revelou uma lacuna nos estudos do senso numérico no Brasil. A pesquisa foi desenvolvida em um 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Campinas, turma na qual a pesquisadora atuou como docente no ano letivo de 2019. A metodologia da pesquisa adotada foi qualitativa, de natureza interventiva, caracterizada como pesquisa da própria prática. Para as análises a pesquisadora transcreveu as vídeo-gravações de cinco atividades realizadas com toda a classe, nos horários regulares de aulas, analisando duas delas: desafio das bolinhas e forma dez. As transcrições possibilitaram a escrita de narrativas, também importantes recursos para a análise. Destacamos que as duas propostas investigadas se revelaram importantes práticas que podem colaborar para o estabelecimento de relações numéricas, contribuindo para o desenvolvimento do senso numérico. No entanto, vale enfatizar que tais propostas por si só não bastam para trazer avanços para os alunos, mediações de qualidade do professor são fundamentais. A escolha da pesquisa da própria prática, de natureza interventiva, trouxe benefícios: colocou ações pedagógicas da professorapesquisadora em foco de análise, permitindo que pudesse refletir nos seus erros e acertos, e pensar sobre o tipo de mediação necessária para auxiliar no desenvolvimento do senso numérico das crianças dessa turma. Para uma mediação de qualidade, é fundamental que o professor perceba as múltiplas estratégias realizadas pelas crianças e oportunize trocas entre elas. Nos dois jogos analisados, podemos perceber desde estratégias mais simples como a contagem utilizando os dedos das mãos, até relações numéricas mais elaboradas, nas quais o aluno fez ligações entre diferentes somas, por exemplo. Com isso vale destacar que nem todas as mediações precisam partir do professor. Mas ele deve criar um ambiente no qual a turma se sinta à vontade para expor suas ideias, tendo o incentivo do professor para que formulem e explicitem seus pensamentos, contribuindo com todo o grupo.The idea for this research was originated in the uneasiness caused in the researcher teacher by classroom experiences and the studies carried out in the GEProMAI – Study Group: Teachers Mathematizing in Early Years. The guiding questions of the research were: how do Elementary School 1st grade children, when instigated to broaden their number sense, signify pedagogical proposals involving numbers? How do the measurements made by the researcher teacher affect such development? From these questionings, came the general objective of the research: analyze, in an Elementary School 1st grade class, the advances in the development of the children's number sense based on the proposed practices related to the subject and the teacher's mediations to meet the different levels of knowledge in the group. The specific objectives are: (i) research and list the practices that contribute with the development of the number sense, with emphasis on mental calculation; (ii) analyze any indications of learning advances in number sense in the 1st grade children, by observing their strategies and learning paths throughout the process; (iii) analyze the measurements made by the researcher teacher and observe their contributions and limitations. Based on the theoretical reference, we understand number sense as a personal and personalized way to handle numbers and operations; and its development can be noticed by how each individual builds numerical relations and calculation strategies, especially mental ones. The bibliographical research in the Digital Library of Theses and Dissertations (in Portuguese: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD) evidenced some gaps in the study of number sense in Brazil. The research was carried out in an Elementary School 1st grade class in a municipal school of Campinas, where the researcher worked as teacher during the school year of 2019. The research methodology was qualitative, interventive and characterized as self-study. The researcher has transcribed the recordings of five activities carried out with the whole class during regular school hours and analyzed two of them: the ball challenge and the form-ten game. The transcriptions provide the narratives in writing and are important resources for analysis. We highlight that the two investigated activities proved to be important practices that can collaborate with the establishment of numerical relations, contributing with the development of number sense. However, it is important to state that the activities by themselves are not enough; the teacher's fine mediations are key to help students advance. Choosing the self-study, interventive research has brought benefits: the pedagogical practices of the teacher were on the spotlight, and it allowed her to reflect on her mistakes and hits, and think about the type of mediation needed to support the development of number sense by the children in her class. A fine mediation requires the teacher to realize the multiple strategies used by the children and allow them to exchange their experiences. In the two analyzed activities, we can notice simple strategies – such as finger-counting – as well as more elaborated numerical relations, when the student connects different additions, for example. And that shows that not all mediations need to come from the teacher. Nonetheless, the teacher should create an environment where the group feels free to expose ideas and is encouraged by the teacher to formulate and externalize their thoughts and contribute with each other.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno AndradePontifícia Universidade Católica de CampinasBortolucci, Marina de Souza2022-02-16T18:17:01Z2022-02-16T18:17:01Z2020-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155683099178375074317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-09-18T11:52:14Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15568Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-09-18T11:52:14Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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