Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico: desenvolver o sentido de números

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontainhas, Sandra Margarida Canhoto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17665
Resumo: O presente relatório de estágio refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desenvolvida no Centro Infantil Irene Lisboa e na Escola dos Canaviais, pela aluna Sandra Margarida Canhoto Fontainhas, tomando como foco específico a exploração da Matemática na infância, enquanto área fundamental da educação. O trabalho foi desenvolvido ao longo de dois semestres, nas duas valências, Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivos principais compreender, analisar e refletir de que forma as crianças de Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em contexto educativo, desenvolvem o seu sentido de número, em diversos aspetos, ao vivenciarem experiências de aprendizagem baseadas em tarefas de natureza problemática num ambiente estimulante, rico e significativo, com o apoio de materiais adequados, e com ênfase na comunicação e discussão de ideias matemáticas. De forma a atingir os objetivos da investigação, formulei as seguintes questões que orientaram o estudo: a) As crianças revelaram algum desenvolvimento em relação ao sentido de número? b) Quais os fatores que influenciam o desenvolvimento do sentido de número? c) Qual o papel do educador/professor no desenvolvimento do sentido de número? O relatório inclui uma abordagem teórica que incide sobre a exploração da Matemática na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, nomeadamente sobre o desenvolvimento do sentido do número nas crianças, permitindo fundamentar a proposta e as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio. Com base nas observações realizadas e no relatório, conclui-se que o educador e o professor de 1º ciclo devem proporcionar aos alunos atividades e tarefas diversificadas com recurso a diversos materiais de forma a facilitar a aprendizagem destes; Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education Development of number sense ABSTRACT: This internship report refers to the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, developed at the Centro Infantil Irene Lisboa and the Escola dos Canaviais, by the student Sandra Margarida Canhoto Fontainhas. The specific focus was the exploration of mathematics in childhood, as a key area in education. The study took place both in the kindergarten institutions and in the 1st cycle of Basic Education school. The main objective was to understand, to analyze and to reflect on how children develop number sense when they experience learning situations based on problematic tasks performed in rich and stimulating contexts, supported by adequate materials, and valuing the mathematical communication and discussion of mathematical ideas. To achieve the research objectives and guide the study, I formulate the follow questions: a) Did the children reveal any development about number sense? b) What affect the development of number sense? c) What is the educator/teacher role in the development of number sense? The report includes a theoretical approach that focuses on the exploration of mathematics in preschool education and in the 1st cycle, mainly on the development of number sense in children, with the aim of supporting the proposal and the tasks developed throughout the training. After the observations and the report itself, it was possible to conclude that the role of both the educator and the teacher should provide different tasks and activities to the students, using different materials to help them learning.
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